Selecione o dia...

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Presidente do STF decide manter prisão de José Rainha, ex-líder do MST

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220463.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) José Rainha Junior e mais dois integrantes do movimento vão continuar presos, de acordo com decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. Ele negou pedido de soltura formulado contra decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve Rainha preso.

Aplicativo para a celular é nova arma contra a dengue em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220461.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de levar ao cidadão informações mais rápidas sobre a dengue e possibilitar que as denúncias sobre focos e casos da doença cheguem ao poder público com menos burocracia e de forma direta, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) adotou uma nova ferramenta digital, disponível para smartphones - o ContraDengue -, aplicativo que visa transformar o cidadão comum em agente contra a doença.

Bebedouro inteligente para abelhas melhora produção de mel em 50%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220458.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma nova tecnologia pode ajudar a desenvolver ainda mais a apicultura no Maranhão. Trata-se do bebedouro inteligente, um sistema que impede a contaminação da água consumida pelas abelhas e evita o desperdício pela evaporação e pela aproximação de outros animais. Idealizada pelo consultor do Sebrae no Maranhão Euler Tenório e pelo apicultor Rolf Benkert, do povoado Cajueiro, no município de Maracaçumé, a invenção foi destaque no II Congresso Nordestinho de Apicultura e Meliponicultura, realizados recentemente em Teresina. A inovação atraiu centenas de apicultores e técnicos participantes dos eventos.

Expocafé 2012 já tem 50% dos estandes vendidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220456.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A comercialização de estandes para a 15ª edição da Expocafé, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), teve início no dia 12 de dezembro de 2011 e, de acordo com as informações dos organizadores, apenas neste primeiro mês, metade área de exposição já foi vendida. "Para a edição de 2012 aumentamos em 30% a área de estandes e o retorno dos expositores tem sido bastante positivo, além do espaço já comercializado temos um grande número de pré-reservas e de áreas em negociação", afirma o relações públicas Antônio Augusto Braighi, integrante da Comissão de Organização e Comercialização.

Associação de magistrados defende apuração minuciosa de denúncias de irregularidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220460.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) defendeu ontem (16/01/12) a apuração minuciosa das denúncias de irregularidades em movimentações financeiras atípicas feitas em 2002 no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Essas movimentações foram objeto de relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, encaminhado à Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

Programa Estadual reforça o cultivo do trigo em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220457.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Incentivar a cultura do trigo em Minas Gerais, aproveitando o potencial agrícola das regiões do Cerrado, e reduzir a dependência que o país tem das importações, atualmente em torno de 60% do trigo consumido. Este foco vem norteando as ações do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Trigo (Comtrigo). Para a safra 2011/2012, a previsão é de uma produção em Minas de 90,1 mil toneladas de trigo. Um crescimento de 5,7% em relação ao ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a safra brasileira, deve registrar uma queda de 1,6%.

Ultrassonografia é utilizada para melhorar a eficiência reprodutiva de bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220454.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico que oferece um grande avanço para a eficiência da pecuária. Com sua utilização no campo é possível realizar um exame ginecológico mais detalhado, o diagnóstico de gestação precoce e de patologias no útero e ovários, dentre outros, o que demonstra o potencial desta técnica, que além de não ser invasiva, fornece resultados precisos e em tempo real.

PEC cria piso nacional para funcionários das áreas de sanidade animal e vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220462.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição 97/11, do deputado Zé Silva (PDT-MG), que cria pisos salariais unificados nacionalmente para funcionários das entidades públicas que atuam na sanidade animal e vegetal. Pela proposta, a lei que regulamentar esses pisos para cargos de níveis médio e superior também vai instituir um fundo contábil para esse fim.

Criação de abelhas gera renda em Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220459.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em Itueta (MG), no Vale do Rio Doce, a 450 km de Belo Horizonte, vive Suely Almeida dos Santos Pieper, de 39 anos, mãe de dois filhos. Ela poderá trabalhar um dia por semana sem sair de casa e contar com uma renda de R$ 1 mil a mais por mês, sem abandonar suas atividades. Administrará o próprio negócio, além de receber gratuitamente todo o equipamento necessário à produção, mais assistência técnica, cursos e consultoria especializada.

Resultados em tecnologias marcam 12 anos da Embrapa Café em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220455.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Embrapa Café foi criada para coordenar o Programa de Pesquisa em Café, do Consórcio Pesquisa Café, arranjo voltado para pesquisa e desenvolvimento sustentável da cafeicultura brasileira. Tanto na gestão do Programa quanto na realização de pesquisas próprias, a Embrapa Café completou 12 anos em 2011 demonstrando, com resultados, a importância de sua atuação para o agronegócio café. Fazer o levantamento de pesquisas, eventos, publicações e tantas outras ações da Unidade no ano passado nos mostra que os bons resultados conquistados preparam o caminho para mais crescimento em 2012. Confira algumas das ações abaixo.

Pesquisar este blog