Selecione o dia...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Copom reduz taxa básica de juros para 10,5% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220481.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela quarta vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual. Por unanimidade, os juros básicos da economia passaram de 11% para 10,5% ao ano, sem viés - sem possibilidade de revisão da taxa até a próxima reunião, no início de março.

Sites aderem a protestos contra projetos de lei de restrição à internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220483.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dois projetos de Lei contra a Pirataria Online (Sopa, na sigla em inglês - Stop Online Piracy Act), em discussão no Congresso dos Estados Unidos e, se aprovados, podem ter consequências para os internautas, foram motivos de protestos ontem (18/01/12) na rede mundial de computadores (internet). Contra as restrições da Sopa, centenas de blogs e sites brasileiros foram retirados da rede, no chamado "blecaute".

Novas regras para a agroindústria caseira rural beneficiam pequenos produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220479.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agroindústrias rurais de pequeno porte podem sair da informalidade e ampliar o mercado para suas produções, com a regulamentação da Lei 19.476/11, que trata da habilitação sanitária específica para estes empreendimentos. O objetivo do Estado com as novas regras é melhorar a renda do agricultor familiar, sem abrir mão da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Antes, as leis em vigor no país dificultavam a habilitação das pequenas agroindústrias. Aproximadamente 45 mil produtores, que se dedicam à atividade serão beneficiados com a nova legislação.

Programa Soja Livre inicia giro técnico no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220474.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi dada a largada para o primeiro giro técnico do Programa Soja Livre no Paraná. Os coordenadores do programa estiverem no dia 17 de janeiro de 2012 na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, em Londrina (PR), onde puderam acompanhar o desenvolvimento das cultivares de soja convencional a campo.

Ministério da Agricultura institui Sala de Antecipação de crises

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220480.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), criou recentemente a Sala de Antecipação, uma espécie de centro de monitoramento de eventos com impacto na agricultura. A sala tem a participação de diferentes setores, do cooperativismo, até entidades sindicais e representantes de governos estaduais.

Famílias gastam mais que o governo com saúde, indica IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220482.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Embora os gastos do governo com bens e serviços de saúde tenham aumentado em ritmo mais intenso entre 2007 e 2009, as famílias continuam contabilizando despesas mais elevadas nesse setor. Entre os dois anos, as famílias brasileiras responderam, em média, por mais da metade (56,3%) desses gastos, o que representou cerca de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o período. Já os gastos da administração pública aumentaram sua participação no PIB de 3,5% para 3,8% entre os dois anos.

Valec garante investimentos para ferrovias em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220478.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Eduardo Sabóia Castelo Branco, anunciou a retomada das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) em reunião com o governador de Mato Grosso Silval Barbosa. O encontro aconteceu na tarde de ontem (18/01/12), em Brasília (DF). Castelo Branco afirmou que em fevereiro deste ano será aberto o edital para a contratação do projeto executivo da Fico.

Fruticultura cresce no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220477.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ano de 2011 foi positivo para a fruticultura do Estado, a atividade vem ganhando força como opção para quem precisa diversificar a produção agrícola e gerar nova fonte de renda no campo. O investimento feito pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) neste setor, em 2011, foi de R$ 1,2 milhão.

Professor é reconhecido por pioneirismo no uso do plástico na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220476.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Jairo Augusto Campos de Araújo, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus de Jaboticabal, foi homenageado pelo Comitê Brasileiro de Plástico na Agricultura (Cobapla) durante o XIII Congresso Iberoamericano de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura, realizado em novembro de 2011, em Campinas (SP).

Workshop discutirá possíveis ameaças sanitárias para o Brasil.

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220475.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A comercialização e o uso na alimentação humana da carne representam dois contextos de grande relevância para o Brasil. De um lado está o perfil e prática de uma complexa cadeia produtiva que tem pela frente a difícil tarefa de atender a crescente demanda mundial pelo produto. Do outro, a necessidade básica, o alimento diário, que não deixa de representar um indicativo de melhora na condição econômica da população.

Pesquisar este blog