Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ministra da Agricultura da Rússia confirma que virá ao Brasil em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220521.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O encontro tão esperado com a ministra da agricultura da Rússia aconteceu na tarde do dia 21 de forma amistosa. Ao abrir a reunião, o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro destacou pontos importantes para ambos os lados, como a importação de trigo e o embargo às carnes brasileiras. Mendes foi direto ao principal assunto e pediu pelos estados que ainda permanecem com as exportações de carnes embargadas, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Franceses confirmam Morro do Chapéu para produção de vinhos finos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220520.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Morro do Chapéu, na Bahia, reúne características para se tornar um grande polo de produção de uvas clonadas, com potencial para elaboração de vinhos finos. As condições de inverno e primavera da região permitem a obtenção de material vegetal e mudas de alta qualidade, o que vem atraindo o interesse de empresários franceses e brasileiros que querem expandir a viticultura no Nordeste. Dez variedades da fruta estão sendo avaliadas, com a finalidade de identificar as que melhor se adaptam ao clima da Chapada Diamantina, bem como as que resultam num melhor vinho.

Livro e site resgatam a história da divulgação científica brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220519.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A versão digital do livro Um gesto ameno para acordar o país - A ciência no Jornal do Commercio (1958-1962) já está disponível no site www.museudavida.fiocruz.br. A obra de 74 páginas relembra a história da seção dominical de ciência do jornal carioca, criada em 1958. De sua equipe, participou o então estudante Leopoldo de Meis, hoje cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vale disputa prêmio de pior empresa do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220515.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma das maiores transnacionais brasileiras, a mineradora Vale, presente em 38 países nas Américas, África e Ásia, pode receber, no final de janeiro, um dos principais prêmios internacionais da vergonha corporativa. Escolhida entre dezenas de candidatas, a Vale está entre as seis finalistas do Public Eye Award 2012, que concede anualmente o título de pior empresa do mundo a uma corporação, eleita em concurso internacional por voto popular, durante o Fórum Econômico Mundial na cidade suíça de Davos. Do quinto lugar na primeira semana de votação do premio, lançado em 5 de janeiro de 2012, a Vale assumiu a liderança pela primeira vez na tarde do dia 20. Clique aqui para acompanhar a votação (em inglês).

Produtores paranaenses de soja aumentam exportações por Paranaguá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220522.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores paranaenses de soja ampliaram significativamente em 2011 a o volume de exportações pelo Porto de Paranaguá. Das 7 milhões de toneladas do grão produzidas e exportadas pelo Estado, 5,3 milhões saíram pelo terminal paranaense - o que equivale a 76% do total. Em 2010, apenas 68% das 6,2 milhões de toneladas exportadas foram embarcadas em Paranaguá - ou seja, 4,2 milhões de toneladas. Com isso, o terminal paranaense exportou no ano passado um milhão de toneladas a mais de soja produzida no Paraná.

A importância do livro para a educação e o desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220518.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No final de 2011, quando as agências internacionais noticiaram que a economia brasileira já era a sexta do mundo, ultrapassando a da Inglaterra, num primeiro momento houve euforia. A seguir, analistas nacionais e internacionais ponderaram que ainda falta muito para o país chegar ao nível de qualidade de vida e infraestrutura existentes nas nações mais desenvolvidas.

Prêmio Agente Jovem de Cultura selecionará 500 boas práticas culturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220517.htm
[ POLITICA # CONCURSOS ] Os jovens de 15 a 29 anos que já desenvolveram atividades culturais de mobilização e valorização da cidadania poderão ter seu trabalho reconhecido nacionalmente. O Prêmio Agente Jovem de Cultura: diálogos e ações interculturais 2011 selecionará 500 práticas com esse perfil em todo o país. Os vencedores receberão a quantia de R$ 9 mil para investir em suas ações. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2012. O concurso é desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Cultura (MinC), da Saúde e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. A ação conjunta entre as pastas garantiu o repasse de R$ 5 milhões.

Pesquisa cria método para controle de planta invasora da Mata Atlântica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220516.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, uma pesquisa definiu métodos mecânicos efetivos de controle do lírio do brejo (Hedychium coronarium), uma planta exótica invasora de áreas de vegetação nativa da Mata Atlântica. O estudo realizado pela bióloga Luísa Almeida Maciel foi desenvolvido em duas fases - remoção da espécie invasora seguida de acompanhamento da vegetação após a remoção do lírio do brejo. Nessa segunda etapa observou-se a recuperação da vegetação exótica após sua retirada, bem como da vegetação nativa em resposta à saída da planta invasora.

Projeto propõe aposentadoria maior do que o mínimo para trabalhador rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220514.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2540/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que concede ao trabalhador rural o direito de optar por uma contribuição maior para se aposentar com benefício superior ao salário mínimo. A medida beneficiará os contribuintes individuais que explorem atividade agropecuária e trabalhadores rurais eventuais, avulsos ou segurados especiais, de acordo com as regras estabelecidas pela Lei 8213/91.

Bandes abre concurso público para engenheiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220513.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou, no dia 20 de janeiro de 2012, no Diário Oficial do Estado, o resumo do edital do concurso para Engenheiros. O edital completo pode ser conferido no site do Bandes - www.bandes.com.br - e na página da organizadora, que será a Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração - www.cetroconcursos.org.br.

Pesquisar este blog