Selecione o dia...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dilma quer ministérios com monitoramento eletrônico de gastos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220529.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da República, Dilma Rousseff, disse ontem (23/04/12), na abertura da primeira reunião ministerial este ano, que cada ministério terá até junho para apresentar um modelo de monitoramento eletrônico, em tempo real, no qual todos os gastos e transações de cada pasta possam ser vistos e cobrados na hora pelo governo. A ideia é aumentar a transparência e evitar fraudes em convênios.

Prêmio Frederico de Menezes Veiga abre indicações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já estão abertas as indicações (on line) para 34ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga . Realizado em parceria com a revista Globo Rural, tem como tema "A agricultura na economia de emissão de baixo carbono". As indicações podem ser feitas por meio da página eletrônica do prêmio na internet no endereço www.premiofmv.com.br. As indicações serão recebidas até o dia 11 de março de 2012.

Escola de Capacitação em Confinamento da Assocon começa em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220527.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Pelo terceiro ano consecutivo, a partir de fevereiro de 2012, a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) vai realizar uma série de cursos em sua Escola de Capacitação em Confinamento de conteúdo técnico-profissionalizante atualizado sobre o manejo, a aplicação de vacinas, o uso de estratégias nutricionais entre outras práticas que envolvem um sistema de confinamento.

Alheia ao clima, agricultura segue despreparada para alimentar a todos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220525.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com participação brasileira, estudo publicado na revista Science mostra que a agricultura, cada vez mais impactada por mudanças climáticas, ainda ignora sustentabilidade e segurança alimentar. Na região Sul do Brasil, celeiro agrícola do país, o regime de chuvas não é mais o mesmo das últimas décadas. Santa Catarina, por exemplo, viveu sete anos de estiagem nos últimos dez anos - embora os cientistas ainda não possam afirmar categoricamente se a alteração foi causada por mudanças no clima.

Proposta equipara incidência de PIS e Cofins para ovinos, caprinos e bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220532.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2596/11, de autoria do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), que estende às carnes e derivados de animais ovinos e caprinos o regime de incidência da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) previsto para os mesmos produtos de bovinos. Pela Lei 12.058/09, carne e derivados de bois, quando vendidos por particulares ou cooperativas, não pagam a contribuição, que somente será cobrada na venda no varejo.

Anvisa quer proibir uso de dois agrotóxicos que fazem mal à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220530.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer proibir o uso de dois agrotóxicos no país. A agência abriu ontem (23/01/12) consulta pública propondo banir o parationa metílica e o forato do mercado brasileiro.

Empaer implanta experimento inédito com a cultura da mandioca em Acorizal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220528.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para avaliar o desempenho da cultura da mandioca, difundir técnicas que permitam a expansão e o aumento da produtividade, pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) estão implantando experimentos inéditos com a utilização da bactéria Azospirillum fixadora de nitrogênio e consórcio com leguminosas. A pesquisa será realizada no Campo Experimental da Empresa, no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá/MT). O plantio da mandioca acontece no final de janeiro.

Mercado internacional da borracha ocasiona queda nos preços no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220526.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mercado brasileiro de borracha natural começou 2012 em baixa. O preço do quilo do coágulo deve fechar o mês de janeiro ao redor de R$ 2,90, com tendência de queda em fevereiro. O momento ruim é reflexo do declínio dos preços internacionais do produto. Heiko Rossmann, diretor da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), explica que o problema da dívida na zona do Euro trouxe preocupação sobre a saúde da economia dos principais mercados consumidores, sobretudo na Europa. "A sensação de crise hoje é generalizada, resultando em menor consumo e, consequentemente, menor demanda pela matéria-prima", afirma.

FMVZ/USP oferece curso de Odontologia Veterinária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220524.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para a seleção do Curso de Odontologia Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), que terá início em maio de 2012. O curso será ministrado em um final de semana ao mês, com 22 horas semanais. Às sextas-feiras, a aula acontece das 15 às 21 horas, enquanto aos sábados e aos domingos será das 9 às 18 horas.

Pesquisa da Esalq avalia cadeia produtiva do biodisel feito do sebo bovino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220523.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, aponta as variáveis que podem aumentar a eficiência da cadeia do biodiesel que utiliza sebo bovino como matéria-prima, indicando a integração vertical como regime de governança mais adequado para o setor. O trabalho do economista Gabriel Levy mostra que a produção de biocombustível com sebo apresenta problemas na aquisição da matéria-prima, pela falta de coordenação na cadeia produtiva entre frigoríficos, graxarias e usinas de biodiesel.

Pesquisar este blog