Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtividade agrícola do Brasil cresce mais do que a mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220549.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe e apresenta índices de crescimento acima da média mundial, segundo estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2011. Os dados da OCDE mostram também que junto com o Brasil, China, África do Sul e países do Leste Europeu são os que apresentam as maiores taxas de crescimento da produtividade.

Fórum Econômico Mundial de Davos começa com críticas ao capitalismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220552.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Representantes de vários países desenvolvidos e em desenvolvimento estão reunidos desde ontem (25/01/12) em Davos, na Suíça, no 42º Fórum Econômico Mundial. O objetivo é debater os novos modelos econômicos e as medidas que devem ser adotadas para evitar o agravamento da crise econômica mundial. Internamente, entre os integrantes do fórum, há severas críticas ao chamado modelo atual do capitalismo. O Brasil está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Novo ministro quer fortalecer os institutos de pesquisa e a inovação nas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220544.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou ao tomar posse no dia 24 de janeiro de 2012 que sua meta é fazer com que o setor privado passe a investir em ciência e tecnologia. "As empresas brasileiras não inovam, não investem, e não são competitivas", disse. Ele citou a Empresa Brasileira de Pesquisas Industriais (Embrapi), que terá gestão compartilhada entre o setor público e o privado, como um novo modelo de gestão para o país.

Ministério do Desenvolvimento Agrário lança livros no Fórum Social Temático

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220543.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) marcará presença no Fórum Social Temático 2012 (FST), que acontece dos dias 24 a 29 de janeiro de 2012, em Porto Alegre, com o lançamento de dois livros. As obras, patrocinadas pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), do MDA, discutem temas que, de maneiras diferentes, estão relacionados à população que vive no campo. As duas publicações estão disponíveis para download no site do NEAD.

Geração de empregos em 2011 ficou abaixo da meta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220551.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil fechou o ano de 2011 com um saldo de empregos bem abaixo das primeiras projeções do governo, que eram de 3 milhões de novos postos de trabalho. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram criados 1,94 milhão de postos de trabalho no ano passado, resultado 23% menor do que em 2010.

Consumidores pagarão menos por chamadas de telefone fixo para celular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220550.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de fevereiro de 2012, os consumidores pagarão menos pelas chamadas telefônicas de fixo para móvel. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu que o valor das tarifas dessas chamadas será reduzido. Em média, a redução líquida no próximo mês será de 10% sobre os valores pagos pelos consumidores.

IMA exigirá cadastro de estabelecimento de equídeos em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220548.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informa que a partir do dia 1º de maio de 2012, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para o trânsito de equídeos só será permitida para propriedades e produtores cadastrados no IMA. A partir dessa data, os médicos veterinários habilitados para emissão de GTA de equídeos, bem como os servidores do Instituto exigirão dos proprietários dos animais a apresentação do "Cartão Sanitário do Produtor" no ato da emissão do documento.

Embrapa lança Calendário dos Solos Brasileiros 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220547.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), a exemplo do que fez em 2011, lança o calendário de parede Solos do Brasil 2012. Essa iniciativa foi elaborada quando o centro de pesquisa iniciou a organização do seu vasto arquivo de fotos - mais de trinta anos de história do estudo do solo - com a intenção de organizar um banco de imagens. Como exemplo, utilizou-se o calendário dos solos africano, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O calendário pode ser baixado pela internet. Veja no final da matéria.

IAC realiza Curso de Pagamento por Serviços Ambientais em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220546.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Boa parte da água que abastece a Grande São Paulo é produzida no município mineiro de Extrema, através do rio Jaguarí que desemboca no Sistema Cantareira. Trata-se do maior sistema de abastecimento de água da América do Sul e fonte de 50% da água que chega a nove milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo.

Mercadante propõe controle de qualidade nas faculdades privadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220545.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aloizio Mercadante endossou os programas do governo federal e propôs novas metas para o ensino básico, num longo discurso de posse no Ministério de Educação (MEC). O anúncio foi feito no dia 24 de janeiro de 2012, em Brasília (DF), durante a transmissão do cargo, feita por Fernando Haddad. Entre as medidas, estão o aumento da jornada escolar, ampliação do número de creches, acompanhamento pedagógico dos alunos e uma prova nacional para contratação de professores.

Pesquisar este blog