Selecione o dia...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pesquisa revela que agronegócio acredita que 2012 será melhor que 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220600.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A 1ª Sondagem de Expectativas para o Agronegócio, divulgada ontem (30/01/12) pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), aponta otimismo do setor para o ano de 2012: 67% dos entrevistados acham que o ano será melhor do que 2011. A pesquisa foi feita há cerca de dez dias com uma amostra de 100 pessoas ligadas à cadeia do agronegócio, sendo 55% produtores, 25% consultores e 20% fornecedores de insumos e distribuidores.

Região da Serra da Mantiqueira de MG produz o melhor café natural do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220599.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O melhor café natural da safra 2011 do Brasil é produzido na Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. Trata-se do lote do produtor Luiz Flávio Pereira de Castro, proprietário do Sítio Colinas, em Carmo de Minas (MG), que obteve 91,656 pontos (em uma escala de 0 a 100) no primeiro Cup of Excellence - Natural Late Harvest. O concurso inédito, destinado aos cafés naturais, foi realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Subcomissão da Câmara quer dar voz política à cadeia produtiva do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220597.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dar voz à cadeia produtiva do leite com uma política nacional para o setor. Esta é a principal proposta para 2012 da subcomissão criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.

Embrapa Suínos e Aves ajuda a formatar centro de referência em biogás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220595.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi uma das dez instituições de pesquisa do Brasil e do exterior que se reuniram no final do mês de janeiro de 2012 no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu (PR), para formatar o Centro Internacional de Energias Renováveis - com ênfase em Biogás (CIER-Biogás). O centro será lançado durante a cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio 20, que acontece em junho deste ano no Rio de Janeiro.

Embrapa lançará laboratório virtual na Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220603.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará em 2012 uma nova sede do Laboratório Virtual no Exterior (Labex), localizada na Alemanha. O novo centro será uma filial do Labex Europa, com sede na França. A Embrapa possui também filiais do Labex na Inglaterra, Estados Unidos, Panamá, Venezuela, Gana, Moçambique, Mali e Senegal.

Inscrição de trabalhos no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária encerra-se dia 10 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220602.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Foi prorrogado para o dia 10 de fevereiro de 2012, o prazo para inscrição de trabalhos no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que acontece dias 25 e 26 de abril, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, como parte da programação da edição 2012 da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil).

Produtores de aves apostam em aumento da produção este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220601.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A avicultura nacional deve experimentar, em 2012, um crescimento moderado, em torno de 2%, tanto na produção quanto na exportação, em função da crise internacional. A avaliação foi feita ontem (30/01/12), na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro, pelo presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubrabef), que congrega os produtores e exportadores de aves do país, Francisco Turra.

Proposta de estatal nacional de extensão rural seguirá para Planalto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220598.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A subcomissão do leite, criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, vai pedir à presidente Dilma Rousseff a criação de uma empresa brasileira de extensão rural, com o objetivo de formar produtores rurais e capacitá-los para utilizar pesquisas e tecnologias de ponta em suas propriedades.

Congresso Nacional inicia o ano legislativo no dia 2 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220596.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal) inicia o ano legislativo no dia 2 de fevereiro, em sessão solene às 16 horas, no Plenário da Câmara. A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, vai trazer a mensagem do Poder Executivo de 2012 para ser lida durante a sessão.

Canal Rural exibe reportagens sobre alternativas para enfrentar a seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Rural Notícias, telejornal noturno do Canal Rural, apresenta a partir do dia 30 de janeiro de 2012, uma série de reportagens especiais gravadas em diversas cidades do Sertão Nordestino. A série Convivendo com a seca mostra a história de produtores rurais do semiárido nordestino que buscaram alternativas desde as mais comuns às mais inusitadas, e que através delas conseguem melhor qualidade de vida, além de driblar os percalços causados pela seca na região, que tem um precipitação de menos de 500 mm ao ano, em determinados lugares.

Pesquisar este blog