Selecione o dia...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Brasil lidera expansão mundial dos transgênicos pelo terceiro ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220674.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil alcançou a marca recorde de 30,3 milhões de hectares (ha) plantados com culturas geneticamente modificadas (GM) ou transgênicas em 2011. Com esse resultado, divulgado ontem (07/02/12) pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, da sigla em inglês), o Brasil amplia sua produção e consolida a segunda posição no ranking mundial de países que adotam a biotecnologia em suas lavouras, atrás penas dos Estados Unidos (com 69,0 milhões de ha).

Pesquisa indica que 3,8 milhões de jovens estão fora da escola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220681.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo feito pelo movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado ontem (07/02/12).

Agroindústria brasileira registra queda de 2,3% em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220680.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agroindústria brasileira teve queda de 2,3% em 2011, na comparação com o ano anterior. A redução foi mais acentuada do que a registrada pela indústria geral no ano passado (0,3%). O dado foi divulgado ontem (07/02/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento agrícola teve retração de 1,6% e a pecuária teve uma queda de 0,6% no ano passado.

Soja mais saborosa chega ao mercado mineiro em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220676.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Acaba de chegar ao mercado mineiro a Soja de Minas Nutry Soy que é semelhante ao feijão carioquinha no aspecto e na forma de preparo. A cultivar BRSMG 800A foi desenvolvida através do Programa de Melhoramento Genético da Soja para Alimentação Humana desenvolvido pela a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), juntamente com Embrapa e Fundação Triângulo, desde 2004, com o objetivo de desenvolver cultivares de soja especiais para alimentação humana, com sabor mais suave, semente de maior tamanho e elevado teor de proteína.

Segunda chamada do ProUni já está disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220683.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) liberou os resultados da segunda chamada do Programa Universidades para Todos (ProUni). Os participantes podem consultar a lista dos pré-aprovados na página do programa na internet. Os selecionados terão até o dia 15 de fevereiro de 2012 para apresentar a documentação às instituições para as quais foram aprovados.

Fontelles volta ao MAPA para comandar política de produção de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220682.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] José Gerardo Fontelles será o novo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele assume no lugar de Manoel Bertone, que, segundo o ministério, pediu exoneração do cargo. A secretaria cuida da produção de cana-de-açúcar, fundamental na política brasileira de etanol.

Agricultura deve inovar mais para enfrentar os atuais desafios do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220679.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova revolução agrícola, baseada no uso de tecnologias de ponta para satisfazer a crescente necessidade de alimentos, requer um marco institucional clara que estabeleça a posição nacional sobre o uso das biotecnologias, e vincule a agricultores e cientistas para o desenvolvimento de melhores técnicas de produção.

Funed lança Atlas do Café que orienta análises de qualidade do produto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220678.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de café, comerciantes, representantes do sindicato da categoria, autoridades sanitárias e técnicos de laboratórios que realizam análise de qualidade do café consumido no país estarão reunidos na tarde de hoje (08/02/12), para lançamento do Atlas do Café, elaborado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), referência na análise de qualidade do café, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estudo aponta que degelo do Ártico pode ser a causa do frio na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220677.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Afinal, que aquecimento global é esse que resulta em dezenas de centímetros de neve amontoada em cidades que não viam nada parecido há mais de 20 anos? Perguntas como essa vêm surgindo na imprensa europeia nos últimos dias e são responsáveis por acalorados debates. As respostas para elas podem estar em um novo estudo apresentado por cientistas alemães que aponta que todo esse frio é na realidade um sintoma das mudanças climáticas que estão se tornando cada vez mais visíveis na vida das pessoas.

Livro mostra a importância da alimentação nas escolas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220675.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Instituto Tortuga que desenvolve ações de responsabilidade social, acaba de lançar um livro para distribuição gratuita junto a escolas municipais e estaduais de ensino fundamental. O livro, intitulado O Segredo Que Virou Notícia, é rico em ilustrações e atividades que abordam a importância da alimentação adequada e equilibrada para a saúde e nutrição dos seres humanos e dos animais. Além disso, também contribuirá para que as crianças identifiquem as espécies animais e os alimentos que oferecem.

Pesquisar este blog