Selecione o dia...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Brasil quer aumentar exportações do agronegócio para a China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220742.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Novos frigoríficos brasileiros serão habilitados a exportar carne bovina, suína e de aves para a China. A ampliação do comércio bilateral foi anunciada pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e Zhi Shuping, da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena, da China. O anúncio ocorreu durante a 2ª Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), realizada em Brasília, ontem, 13 de fevereiro de 2012. O Vice-Presidente da República, Michel Temer, chefiou a delegação brasileira, e o Vice-Primeiro Ministro da China, Wang Qishan, a delegação chinesa.

Epagri e Basf lançam cultivar de arroz irrigado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220743.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Basf fazem o lançamento da nova variedade de arroz irrigado - cultivar SCS117CL - no dia 16 de fevereiro de 2012, às 9h30, na Estação Experimental de Itajaí para agricultores, produtores de sementes e de grãos, técnicos e lideranças rurais.

Líderes do agronegócio sugerem que governo brasileiro leve propostas concretas e factíveis para a Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220738.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo brasileiro deveria levar para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro em junho de 2012, uma proposta simples, objetiva e com a qual todos do mundo concordariam: uma agenda mundial voltada para a segurança alimentar e energética com sustentabilidade que resulte, por exemplo, no compromisso de acabar com a fome de 200 milhões de pessoas no mundo em 10 anos.

Concurso público da Udesc irá contratar 75 professores efetivos em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220735.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abretas para o concurso público que irá contratar 75 professores efetivos para atuar em 11 centros da universidade a partir de 2012. As inscrições vão até 7 de março e devem ser feitos diretamente no Centro que oferta a vaga ou via Sedex. "O concurso servirá para atender a demanda de cursos novos, renovar o quadro de professores e para dar suporte aos cursos de pós-graduação", afirma a pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makowiecky.

Frutas e cachaça de Minas Gerais fazem sucesso em feira internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220741.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores e exportadores mineiros estiveram em Berlim, na Alemanha, promovendo as frutas da região do Jaíba e cachaça de Minas Gerais durante a Fruit Logistica 2012, principal feira do setor de frutas, verduras e legumes e porta de entrada para todo o mercado europeu. A feira aconteceu entre os dias 8 e 10 de fevereiro.

Tese constata que imprensa "construiu" epidemia de febre amarela em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220740.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No verão 2007/2008, notícias veiculadas na grande imprensa davam conta de que o Brasil vivia o risco iminente de uma epidemia de febre amarela. Mas, uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o discurso das reportagens e artigos publicados foi equivocado. "O país vivia uma epizootia, que caracteriza a manifestação contagiosa da doença em animais, e não uma epidemia", aponta a jornalista Cláudia Malinverni, tratando o ocorrido como uma epidemia midiática.

Documento base da Rio+20 precisa levar em conta limites do planeta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220739.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o primeiro esboço da declaração final da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável - RIO+20 -, que será realizada no Brasil em junho de 2012. O documento, no entanto, deveria destacar de forma mais clara e objetiva o princípio de que há um limite natural para o planeta -- um conceito central para o desenvolvimento sustentável. A opinião é de Carlos Alfredo Joly, titular do Departamento de Políticas e Programas Temáticos (DEPPT), a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do programa Biota-Fapesp.

Com mercado aquecido, rosas estimulam a economia do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220737.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dotada de muita simbologia, a rosa é uma das flores mais procuradas para as mais diversas celebrações: presentes de aniversário, dias das mães, dia dos namorados e festas de final de ano etc. Entretanto, as rosas conquistaram também espaço fora de época, contribuindo para fortalecer a economia do país.

Esalq oferece curso de Logística Agroindustrial em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220736.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, realizará a oitava edição do Curso de Difusão: Gestão da Logística Agroindustrial, entre os dias 3 e 24 de março de 2012, das 8 às 17 horas, na sede do da ESALQ-Log (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba/SP).

Pesquisa conclui que clima tropical de altitude altera cultivo de bananas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220734.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa da engenheira agrônoma Andrea Ribeiro Domingues, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, buscou aperfeiçoar o entendimento sobre o desenvolvimento fisiológico da bananeira tipo Nanicão em clima tropical de altitude (Cwa), que tem como características estações bem definidas, inverno frio e seco e verão quente e chuvoso. A bananeira, por ser uma planta típica de clima tropical, no clima Cwa é considerada marginal para seu cultivo em escala produtiva, devido à possibilidade de ocorrência de geadas, o que pode causar riscos à produção.

Pesquisar este blog