Selecione o dia...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Milhares protestam contra acordo antipirataria nas ruas da Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220751.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Milhares de pessoas protestaram contra o ACTA, tratado internacional que pretende fortalecer a legislação de direitos autorais mundo afora. Opositores temem restrições de liberdade e aumento da vigilância na internet. A propriedade intelectual deve ser protegida. Com isso concordam tanto os defensores quanto os opositores do Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, na sigla em inglês), mas a questão de como protegê-la divide a Europa. Milhares de pessoas foram às ruas no dia 11 de fevereiro de 2012 para protestar contra o acordo internacional antipirataria.

Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220752.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tramita na Câmara dos Deputados projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro. A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência - entre quatro dias e dois anos - e forma detalhada de remuneração.

Renda agrícola de Minas Gerais em 2012 deverá crescer acima da média nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220747.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A primeira estimativa sobre o Valor Bruto da Produção (VBP) de 2012 em todo o país mostra que Minas Gerais deverá manter o crescimento acima da média nacional. De acordo com os números divulgados ontem (14/02/12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o VPB do Estado deverá aumentar 17,3% em relação ao ano passado, enquanto o crescimento nacional deve ficar em 2,7%. O VBP correspondente à renda dentro da propriedade e considera as 20 principais culturas agrícolas do Brasil.

Projeto busca melhorar a qualidade da carne de cordeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220744.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dois dos grandes problemas enfrentados pela cadeia produtiva de ovinocultura são a falta de qualidade da carne e a sazonalidade na produção de cordeiros. Desde o dia 19 de janeiro de 2012, foi iniciado o projeto Sistemas de alimentação de cordeiros para a produção de carne de qualidade no outono: redução da sazonalidade de produção associado à sustentabilidade ambiental e econômica, numa parceria entre a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

CNJ aposenta desembargador do Tribunal de Justiça do Rio por irregularidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220753.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desembargador Roberto Wider, ex-corregedor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), foi aposentado compulsoriamente ontem (14/02/12) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por 12 votos a 2, os conselheiros entenderam que ele cometeu irregularidades ao beneficiar pessoas próximas. Wider ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leilão para serviços de celular de quarta geração será em maio, afirma ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220750.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou ontem (14/02/12) que o leilão para os serviços de telefonia móvel de quarta geração - 4G - está previsto para maio, e que o edital deve sair em abril. "Os editais serão publicados em abril e o leilão deverá acontecer em maio. Nossa expectativa é de que a internet 4G deva ser implementada em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2014", acrescentou o ministro.

"Neste momento, só pensamos em reduzir impostos", diz Mantega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220749.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o governo estude medidas para elevar o Imposto de Renda sobre aplicações financeiras. Reportagem publicada na edição de ontem (14/02/12) do jornal O Estado de S. Paulo informa que "o governo prepara mudanças na tributação do Imposto de Renda sobre as aplicações de renda fixa, como fundos de investimentos e CDBs [certificados de depósitos bancários]". De acordo com o diário paulista, o objetivo do governo seria desestimular, por meio da elevação de impostos, "as aplicações que acompanham o sobe e desce da taxa básica de juros, a Selic".

Portos brasileiros movimentam 886 milhões de toneladas em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220748.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os portos públicos e terminais privativos do país registraram crescimento de 6,4% no ano passado na comparação com 2010. Foram 886 milhões de toneladas de cargas, contra 833 milhões no ano anterior. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou relatório sobre a produtividade em 2011 e também um balanço sobre os últimos dez anos. De 2002 a 2011, a alta na movimentação de cargas foi de 67,5%.

Epamig lança novas cultivares de arroz para cultivo em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220746.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no dia 1º de março de 2012 dia de campo de arroz na Fazenda Experimental de Lambari, no Sul de Minas. Durante o evento serão apresentadas duas novas cultivares de arroz, desenvolvidas por pesquisadores da Epamig, em parceria com outras instituições de pesquisa, para cultivo no estado de Minas Gerais. Os participantes conhecerão em dinâmica de campo as características dessas novas cultivares para cultivo em terras altas e várzeas.

Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220745.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As inscrições ao mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) podem ser efetuadas até o dia 29 de fevereiro de 2012. O programa está sediado no campus de Alta floresta e tem duração de até 24 meses. O Edital completo e os anexos podem ser acessados em: www.unemat.br/prppg/ppgbioagro.

Pesquisar este blog