Selecione o dia...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Especialistas mantêm moratória à divulgação de estudos da gripe aviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220814.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Especialistas em saúde pública reunidos em Genebra, na Suíça, não chegaram a um acordo quanto a se polêmicas pesquisas sobre o vírus H5N1 (da gripe aviária) devem ser publicadas. Uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu, no dia 17 de fevereiro de 2012, que mais discussões são necessárias e ordenou uma moratória de prazo indefinido sobre as pesquisas, alegando que sua publicação nos periódicos Science e Nature poderia dar ensinamentos a bioterroristas que queiram causar uma pandemia global.

Dinheiro do petróleo ajuda a financiar Fundo Clima brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220813.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Criado por lei em 2009, fundo começa a operar com R$ 200 milhões para empréstimos. Dinheiro vai financiar projetos que cortem emissões de gases do efeito estufa, ajudem mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Comércio justo ajuda cafeicultores mineiros a vender mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220811.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores José Astrogildo e Gislaine Oliveira plantam café no município de Patrocínio, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Antes de 2010, é provável que nenhum estrangeiro tenha pisado nos 13 hectares da propriedade do casal. Mas, de lá para cá, americanos, portugueses e pessoas de várias nacionalidades têm visitado o local.

Embrapa realiza VII Dinapec em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220808.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] É chegada a hora. Entre os dias 14 a 16 de março de 2012, nos campos experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), unidade Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), ocorre a 7ª edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec 2012. Nesta edição, o grande destaque é o Plano Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Ministro inaugura acervo genético na Embrapa Uva e Vinho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220812.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, inaugurou, no dia 17 de fevereiro de 2012, as instalações do maior acervo de material genético da América Latina, o Banco Ativo de Germoplasma de Uva (BAG-Uva). O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, estava presente no evento que aconteceu na Embrapa Uva e Vinho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Bento Gonçalves (RS). Mais de 150 pessoas prestigiaram a ocasião que também representou o lançamento do CD Cadastro vitícola georreferenciado: uso na caracterização vitícola e desenvolvimento da IG Monte Belo.

Brasil terá novo porto em Belém para exportar soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220810.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As autoridades portuárias do Brasil estão estudando a construção de um novo porto na região do Amazonas que passaria a ser a principal porta de saída da soja produzida no país, noticiou no dia 18 de fevereiro de 2012 o jornal Folha de São Paulo. O porto do Outeiro, que será construído perto de Belém (PA), a maior cidade da região amazónica do Brasil, terá uma capacidade inicial de 18 milhões de toneladas por ano, superando a capacidade de 16,8 milhões de toneladas do porto de Santos e de 14,8 milhões de toneladas do porto de Paranaguá.

Simpósio sobre destoxificação pinhão-manso e mamona tem data alterada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220809.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento de Tortas de Pinhão-manso e Mamona será realizado nos dias 3 e 4 de julho DE 2012, e não mais em março. O local permanece o mesmo: Embrapa Estudos e Capacitação (Cecat), em Brasília (DF). Também continua confirmada a participação do diretor da área de produção animal da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Harinder Makkar. O Simpósio é promovido pela Embrapa Agroenergia, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pronaf Sustentável: MDA divulga Chamada Pública de Ater para o Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220807.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lança Chamada Pública no valor de R$ 2,6 milhões para selecionar entidade executora de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) em sete municípios paranaenses, dentro do âmbito do Pronaf Sustentável. A execução da seleção é de responsabilidade da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do MDA. Acesse aqui o documento.

Dia de campo da Epamig destaca tecnologias para cultura da oliveira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220806.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no dia 2 de março de 2012, a partir das 8 horas, na Fazenda Experimental de Maria da Fé (Sul de Minas), o dia de campo A Cultura da Oliveira: Aspectos Culturais e Tecnologias para o processamento. O evento, composto por palestras e dinâmicas de campo, vai apresentar um panorama da olivicultura em Minas Gerais e abordar temas como plantio, tratos culturais e métodos para a obtenção de azeitona e azeite de ótima qualidade.

Aprobio defende mais qualidade e segurança na produção do biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220805.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A diretoria da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) participou no dia 16 de fevereiro de 2012 da audiência pública sobre novas especificações do produto, na sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro. O conselheiro da entidade, Alexandre Pereira, afirmou que os produtores aceitam uma nova regulamentação, desde que ela se aplique a todos os segmentos da cadeia produtiva.

Pesquisar este blog