Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Acidez na água dos oceanos ameaça 30% das espécies, mostra pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220823.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, indica que os oceanos do planeta estão ficando cada vez mais ácidos. No ritmo atual, segundo os cientistas, cerca de 30% das espécies marinhas podem ser extintas até o fim do século. De acordo com a pesquisa, a água do mar está ficando mais ácida devido ao dióxido de carbono.

Organismo precisa de adaptação para fim do horário de verão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220820.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O horário de verão 2011/2012 acaba no dia 26 de fevereiro, mas quem tem mais dificuldade em se adaptar à mudança deve começar a preparar o organismo com antecedência, antecipando o horário de dormir cerca de dez minutos a cada dia. A orientação é do coordenador do serviço de neurologia do Hospital Anchieta, Ricardo de Campos. "Ao invés de esperar o dia da virada do horário, o interessante é que a cada dia fosse dormindo dez minutos mais cedo, até estar dormindo uma hora mais cedo, e o corpo não vai padecer".

Brasil pode atingir meta de desmatamento ainda em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220817.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil deve atingir seu compromisso de reduzir em 80% o desmatamento no país ainda em 2012, oito anos antes do prazo estipulado, disse no dia 20 de fevereiro de 2012, em Londres, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

Cientistas querem engarrafar energia solar e turbinar fotossíntese das plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220816.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cientistas apresentaram uma série de avanços na área da fotossíntese artificial durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), que terminou no dia 20 de fevereiro de 2012 na cidade de Vancouver, no Canadá. Além das folhas artificiais, o interesse agora está centrando-se em uma corajosa tentativa de "otimização da fotossíntese".

Brasil terá participação marcante no 6º Fórum Mundial da Água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220824.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O colegiado denominado Seção Brasil do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) reuniu-se, no dia 14 de fevereiro, para apresentação da planta baixa do Pavilhão Brasil do 6º Fórum Mundial da Água. O encontro mundial, maior evento global sobre a temática, acontecerá de 12 a 17 de março de 2012 na cidade de Marselha, França. Os organizadores esperam a participação de mais de 20 mil pessoas de 140 países em busca de soluções para os principais desafios que envolvem o tema, uma das prioridades da agenda internacional. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) faz parte do WWC e é uma das 22 instituições membro da Seção Brasil, que conta com outras 20 organizações convidadas, o que coloca o Brasil na condição de quinto país em termos de representação nacional junto ao Conselho.

Segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dominam debates do G20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220822.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes dos ministérios das Relações Exteriores do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo) se reuniram no dia 19 de fevereiro de 2012 em Los Cabos, na fronteira do México com os Estados Unidos. A reunião "informal" foi convocada para discutir as alterações climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. A conferência Rio+20 também foi um dos temas dos debates. A China e a Rússia, no entanto, não enviaram representantes.

Médico alerta sobre gripe A (H1N1), que ainda registra casos no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220821.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Igor Bastos, disse no dia 20 de fevereiro de 2012 que a população brasileira está "se esquecendo" da influenza A (H1N1) e alertou que o país ainda registra casos, inclusive graves, da doença. Em entrevista ao programa Revista Brasil, ele lembrou que as doenças respiratórias atingem a população de maneira frequente, sobretudo no inverno, quando há maior aglomeração em ambientes fechados. "Mas isso não quer dizer que no verão não possamos ter casos. É menor o índice, mas, mesmo assim, pode acontecer", ressaltou.

Cultivo protegido requer conhecimento técnico para garantir boa produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220819.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O cultivo protegido é uma alternativa viável ao produtor que deseja assegurar a produção de variedades em qualquer época do ano, independente das condições climáticas. Contudo, não basta proteger os cultivos com telados, resguardando-os de chuvas intensas e frequentes, se as condições reproduzidas no ambiente do cultivo protegido não forem ideais em termos de solo, adubação e irrigação.

Uso de microrganismos em Agroenergia será tema de simpósio na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220818.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia: da prospecção aos bioprocessos é o título do evento que a Embrapa Agroenergia promove, nos dias 11 e 12 de abril de 2012, em Brasília (DF). A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Eliseu Alves, da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e Sociedade Brasileira de Micologia (SBMy).

Competição internacional nos mercados de açúcar e etanol estarão na Sugar 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220815.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Um dos destaques da 8ª edição do Sugar & Ethanol Brazil serão as apresentações sobre o cenário internacional de açúcar e etanol, cada vez mais competitivo. O evento mostrará as perspectivas de produção de açúcar e etanol na Índia, Tailândia e Bangladesh, e o impacto da produção destes países no mercado global. A Conferência promovida pela F. O. Licht e pela IBC Brasil acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de março de 2012.

Pesquisar este blog