Selecione o dia...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Empresa paulista de controle biológico é eleita uma das mais inovadoras do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220851.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma empresa localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, está entre as 50 companhias mais inovadoras do mundo de acordo com o ranking da revista norte-americana de tecnologia Fast Company. Trata-se da BUG Agentes Biológicos, start up fundada por estudantes de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e que teve apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Senadora brasileira defende na Europa versão ruralista do código florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220854.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, esteve na Europa no final do mês de fevereiro de 2012 para divulgar a versão dos produtores brasileiros sobre temas que fazem o mundo olhar com desconfiança para o país: desmatamento na Amazônia, expansão da fronteira agrícola e novo Código Florestal.

Soluções para a cafeicultura brasileira em debate no 13º Agrocafé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220848.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Estoques mundiais em baixa, preços em alta, clima favorável, mas, agricultor brasileiro descapitalizado para aproveitar o bom momento da cafeicultura e fazer o que mais sabe: produzir os melhores cafés do mundo. Equacionar estas variáveis é um dos desafios que mobilizam cafeicultores de todo o Brasil, governos e players diversos a debater e pensar soluções no 13º Simpósio Nacional do Agronegócio Café - Agrocafé, que acontece de 12 e 13 de março de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador.

O exotismo das frutas da Mata Atlântica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220839.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Você conhece grumixama? Já comeu geleia de uvaia? Para a grande maioria, provavelmente a resposta será "não". Mas no que depender de Marcio Schittini, das empresas Tiferet, e Paulo Lima, da Estilo Gourmand, essas frutas da Mata Atlântica, hoje ainda consideradas exóticas, se tornarão mais conhecidas do consumidor. Para isso, eles estão fazendo um mapeamento de frutas nativas no estado do Rio, para identificar quais são e em que regiões elas crescem abundantes ou têm potencial para atender demanda comercial.

Governo lança plano para a expansão da oferta de cana para produção de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220852.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal elaborou o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro para os próximos quatro anos para expandir a oferta de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol. As ações foram desenvolvidas tendo como princípio o atendimento de um nível de mistura de etanol anidro à gasolina, na proporção de 25%, e a participação do etanol hidratado na frota de veículos leves, entre 50% e 55%. As fontes dos recursos alocados para o plano são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), poupança rural, entre outras.

Curso internacional na Unesp aborda fisiologia e produção de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220838.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) promovem, de 24 a 26 de abril de 2012, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP), o Curso Internacional de Semente: fisiologia e produção.

Imazon detecta 33 quilômetros quadrados desmatados na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220853.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Amazônia perdeu pelo menos 33 quilômetros quadrados (km²) de floresta em janeiro, segundo dados divulgados ontem (24/02/12) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz um monitoramento, paralelo ao do governo, do desmatamento da região. O número pode estar subestimado porque, no período, 88% da floresta estava encoberta por nuvens, o que impede a visualização da área pelos satélites.

Computadores "All in One" ganham incentivos fiscais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220850.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de computadores do tipo All in One, que reúnem a Unidade Central de Processamento (CPU) e o monitor em uma só unidade, já pode ser feita no Brasil com os incentivos tributários previstos pela Lei de Informática. Para isso, a empresa deve comprovar, entre outros itens, o cumprimento do Processo Produtivo Básico (PPB) que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de fevereiro de 2012 pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Monsanto lança três variedades de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220849.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Resultado do programa de pesquisa voltado exclusivamente para as necessidades das usinas, a Monsanto, por meio da marca CanaVialis, está oferecendo ao mercado três novas variedades de cana-de-açúcar. Vigor e riqueza, produtividade e brotação de soqueira, e colheitabilidade e perfilhamento são algumas das características dos produtos.

Pesquisa desenvolvida na Fepagro aponta bactérias em aves

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220847.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um estudo feito no Laboratório de Saúde das Aves no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Eldorado do Sul, apontou a existência de bactérias em aves da ordem dos psitacídeos, como o papagaio charão e a arara canindé. O trabalho de mestrado da veterinária Isadora Mainieri de Oliveira Côrrea, aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mostrou que esses animais podem ser reservatórios de bactérias patogênicas para aves e transmissíveis ao homem.

Pesquisar este blog