Selecione o dia...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cientistas alertam para os problemas que ainda permanecem no Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220885.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) entregam ontem (27/02/12) ao relator da proposta do novo Código Florestal, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), um documento que aponta os pontos que ainda precisam e podem ser alterados pelos parlamentares antes de o projeto ser votado pela Câmara dos Deputados e ir a sansão ou veto presidencial.

Seminário discute impactos negativos do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220882.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar Ambientalista (FPA) e o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável realizam hoje (28/02/12) o seminário Código Florestal: o Que Diz a Ciência. O evento reunirá pesquisadores e cientistas para discutir os impactos negativos da proposta do novo Código Florestal. O projeto que altera o Código Florestal (PL 1876/99) foi aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado. Como o Senado Federal modificou o texto aprovado pelos deputados, o texto será votado novamente pela Câmara neste ano.

Brasil faz primeiro teste de 4G em 450 MHz para áreas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220880.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil vai poder levar banda larga 4G, baseado em Long Term Evolution (LTE), para áreas rurais, utilizando a nova frequência de 450 MHz, a ser leiloada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em maio próximo. A entrega do serviço de quarta geração em regiões remotas do País com essa faixa será possível por meio de uma tecnologia nacional, considerada inédita no mercado mundial, apresentada no dia 24 de fevereiro de 2012.

Uso eficiente de fertilizantes é tema de simpósio nos dias 27 e 28 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220869.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O II Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes será realizado nos dias 27 e 28 de março de 2012, em Maringá, no Paraná. Segundo os especialistas, com a elevação dos preços dos insumos, aumento do custo de produção, da pressão social pela produção com responsabilidade ambiental, é cada vez mais necessário saber utilizar adequadamente os insumos agrícolas. No evento, produtores e equipe terão contato com informações sobre as boas práticas na área e abordagem do manejo adequado da matéria orgânica visando à sustentabilidade dos sistemas de produção.

Governo prorroga permanência da Força Nacional em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220884.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Justiça autorizou, por mais 90 dias, a permanência de homens da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul, em apoio ao trabalho da Polícia Federal (PF) em terras indígenas no estado. Assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a portaria que autoriza a prorrogação está na edição ontem (27/02/12) do Diário Oficial da União (DOU).

G20 apoia medidas de austeridade na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220883.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após dois dias de reuniões em Los Cabos, no México, os ministros da Fazenda do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo) anunciaram apoio às medidas adotadas pelos europeus para conter os impactos da crise econômica internacional. Eles recomendaram, porém, que é necessário reforçar essas ações para impedir a expansão da contaminação para as instituições financeiras. O mês de abril de 2012 foi fixado como prazo para definição das decisões.

Aumento de perdas com soja reduz em 23% a estimativa da safra do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220881.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) reavaliou os impactos causados pela estiagem que castigou o Estado desde o final do ano passado até meados de fevereiro de 2012 e constatou um aumento dos prejuízos, principalmente nas lavouras de soja. Com isso, a estimativa para a safra de verão foi revista de 22,34 milhões para 17,3 milhões de toneladas de grãos - uma redução de 23%.

Preços agropecuários acumulam 3ª queda consecutiva em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220879.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os preços pagos aos produtores agropecuários no estado de São Paulo registraram nova queda na terceira quadrissemana de fevereiro de 2012. Dessa vez a retração registrada no período foi de 1,82%, segundo Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), levantamento feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

Unesp realiza VI Simpósio sobre Gramados de 15 a 16 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220870.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para a participação e submissão de trabalhos científicos na sexta edição do Simpósio sobre Gramados - VI Sigra -, que acontece nos dias 15 e 16 de maio de 2012, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP).

Esalq promove Oficina de Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220868.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), realizará, no dia 24 de março de 2012, a XXVI Oficina de Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura. O evento, coordenado pelo professor José Paulo Molin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), tem finalidade de difundir conhecimentos relacionados ao uso do sistema global de navegação por satélite (GNSS - sigla em inglês), o uso de receptores GPS e de programas de inter face.

Pesquisar este blog