Selecione o dia...

quinta-feira, 1 de março de 2012

Inversão de valor: quando a cisterna vira mercadoria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220901.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As cisternas construídas no Semiárido vêm passo-a-passo conquistando a sociedade brasileira e se firmando no país com um indiscutível valor social e político para a vida das famílias. Desde o ano passado, porém, elas passaram a agregar outro valor: o de mercado. Depois que o governo federal decidiu que compraria 300 mil cisternas de plástico no valor unitário de R$ 3.510,00, vender o reservatório virou uma ótima oportunidade de fechar negócios milionários com recursos públicos.

Cooperativas gaúchas utilizam Agricultura de Precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220904.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agricultura de Precisão (AP) é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos produtores brasileiros. Com a intenção de facilitar o acesso aos pequenos e médios agricultores, as cooperativas têm aderido à aplicação das técnicas e disponibilizado-a aos seus cooperados. Hoje, cerca de 20 cooperativas do Rio Grande do Sul já utilizam equipamentos e procedimentos que visam o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola.

Sociedade civil e políticas públicas no Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220902.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O resultado da primeira enquete lançada pela Articulação no Semi-Árido (ASA Brasil) através do Facebook revelou que a maioria dos internautas (77%) gostaria de saber mais sobre O papel da sociedade civil na construção de políticas públicas para o Semiárido. O tema nos remete à ação da própria ASA Brasil, que atualmente é a rede de maior capilaridade na região, congregando mais de três mil organizações da sociedade civil, atuantes em 1.076 municípios do Semiárido.

Educação à distância avança no Brasil e oferta para setor agrícola já é destaque

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220897.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Desde 1996, quando foi incorporada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394), a Educação à Distância (EaD) no Brasil tem tomado proporções muito além das expectativas. Os índices de crescimento da EaD estão acima dos apontados pelos levantamentos sobre o crescimento econômico brasileiro, sendo um dos setores que pressionam para o desenvolvimento e para a sinergia da atividade econômica do País. Das mais de 900 mil matrículas, cerca de 100 mil foram realizadas pelo setor agrícola.

Novo sistema permite escolher tipos de irrigação mais adequados aos solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220906.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI), lançada pela Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada no Rio de Janeiro, já está disponível em livro para gestores da área agrícola, professores e estudantes. O software (programa de computador) que faz a classificação dos solos e dos melhores tipos de irrigação deverá ser lançado no início de março de 2012.

Brasil registra maior superávit primário para meses de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220905.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O superávit primário, receitas menos despesas, excluídos os juros da dívida, do setor público consolidado -- governo federal, estados, municípios e empresas estatais -- chegou a R$ 26,016 bilhões, em janeiro deste ano. Esse foi o maior resultado para meses de janeiro desde o início da série histórica do Banco Central (BC), em 2001.

ONU pede estratégias sistemáticas para empoderar as mulheres nas zonas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220903.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Vice-Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Asha-Rose Migiro, pediu ontem (28/02/12) a criação de estratégias sistemáticas e abrangentes para empoderar as mulheres nas áreas rurais. A intenção de Migiro é maximizar o potencial dessas mulheres combatendo a pobreza e a fome, além de ajudá-las nas práticas de desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

29º Congresso Nacional de Laticínios abre inscrições para trabalhos científicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220899.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os interessados em apresentar trabalhos científicos durante o 29º Congresso Nacional de Laticínios já podem efetuar as inscrições no site oficial do evento - www.cnlepamig.com.br. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e profissionais das indústrias que tenham estudos relacionados ao setor lácteo. O tema central do congresso, que irá nortear debates e discussões, será Qualidade e competitividade: desafios para o fortalecimento da cadeia produtiva de lácteos e inserção internacional. O prazo para inscrições de trabalhos termina no dia 27 de abril de 2012.

Espetáculo "Plantando o 7" beneficia alunos rurais de Minas e estimula cultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220898.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de disseminar e educar de forma inovadora a família do campo, a FMC Agricultural Products, a Valente Produções e a Companhia de Teatro Sia Santa realizam exibições da peça teatral Plantando o 7 em diversas cidades de Minas Gerais. Em 2012 a primeira apresentação aconteceu no dia 28 de fevereiro, em Campo Florido e seguindo para Pirajuba (29/02) e Frutal (01/03). O espetáculo faz parte do projeto social da empresa para divulgar os 7 Hábitos de Atuação Responsável, que tem como objetivo transmitir conhecimento sobre as boas práticas agrícolas.

Esalq/USP dá início em março a novos cursos de MBA a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220896.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) é uma das principais faculdades de engenharia agronômica e economia agrícola do país, inicia em março as aulas de sua segunda turma de MBA em Agronegócios no modelo de ensino a distância. Além disso, a faculdade realizará em 2012 o primeiro MBA em Agroenergia, que terá como foco a agroindústria sucroalcooleira, com fundamentos de gestão empresarial.

Pesquisar este blog