Selecione o dia...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Guarani-Kaiowá ameaçam denunciar Brasil na OEA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220943.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Lideranças indígenas da etnia Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul decidiram dar um prazo de 90 dias para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgue o resultado de seis estudos antropológicos, iniciados em 2008, para definir as áreas que poderão ser homologadas no estado. Caso o prazo não seja cumprido, os índios ameaçam denunciar o Brasil à Organização dos Estados Americanos (OEA) por violação de diretos dos povos indígenas.

Mostra agropecuária terá 70 importadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220945.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A organização da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, está aguardando a confirmação da presença de importadores árabes na 13º edição da mostra, que ocorrerá de 5 a 9 de março de 2012 no município de Não-Me-Toque, no estado do Rio Grande do Sul. Com despesas pagas pela organização, foram convidados para participar de rodadas de negócios na feira importadores de todos os continentes, incluindo de nações árabes como Arábia Saudita, Jordânia, Líbano e Tunísia.

Código Florestal será votado definitivamente no dia 6 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220944.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A votação do novo Código Florestal brasileiro, marcada para amanhã (06/03/12), na Câmara dos Deputados, vai enfrentar fortes resistências dos setores ambientalista e científico. Mesmo assim, o governo não abre mão de ver a matéria aprovada definitivamente. A primeira batalha a ser enfrentada pelos defensores do texto será com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que já se manifestou contrária à proposta da forma como saiu do Senado Federal. Os cientistas da SBPC querem mudanças na matéria e o veto de alguns trechos colocados pelo senador Jorge Viana (PT-AC) - que foi o relator do projeto no Senado.

Contagem regressiva para a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220942.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pesquisadores, produtores, empresários da agroindústria, profissionais do agronegócio e estudantes estarão reunidos durante a XV Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura - Fenicafé, a maior feira de irrigação e tecnologia para a cadeia produtiva cafeeira, a ser realizada de 28 a 30 de março de 2012, em Araguari, Minas Gerais. O evento apresenta as mais novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada e ocorre simultaneamente com o XVII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, com a XV Feira de Irrigação em Café do Brasil e com o XIV Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. A organização é da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a co-organização, da Embrapa Café.

Projeto Rondon recebe até 30 de março inscrições para próxima ação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220946.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto Rondon abriu inscrições para instituições de ensino superior que queiram participar das operações no meio deste ano. As inscrições estarão abertas até 30 de março de 2012 e o projeto ocorrerá entre 6 e 29 de julho. As universidades e faculdades interessadas terão que elaborar uma proposta de trabalho citando as ações do Conjunto A (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) ou do Conjunto B (comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho), detalhadas no edital.

Embrapa estuda microbiota brasileira para produzir etanol 2G

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220941.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A biodiversidade brasileira esconde microrganismos capazes de produzir insumos para o etanol de 2ª geração - 2G (também chamado de lignocelulósico). Tendo isso em vista, a Embrapa deu início, no dia 1º de março de 2012, ao projeto de pesquisa Bioprospecção de microrganismos e enzimas a partir da diversidade microbiana para conversão de biomassa a etanol, realizando reunião técnica com as instituições participantes em Brasília (DF).

Cursos da Parceria Rural Pecuária retoma atividades no dia 5 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220940.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No campo ou na cidade os cursos de capacitação ajudam a melhorar a geração de renda das famílias de Mato Grosso. Com este intuito, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), reinicia as atividades do Projeto Parceria Rural Pecuária hoje (05/03/12). A qualificação é de extrema importância para trabalhadores que buscam a inserção e a continuidade no mercado.

Famasul e Senar/MS defendem perfil mais empreendedor para produtor de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220939.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso do Sul produz aproximadamente 400 milhões de litros de leite ao ano, colocando-se em 15° lugar no ranking nacional no setor, enquanto que Minas Gerais, que fica em primeiro lugar, alcança 5,9 bilhões de litros em sua média anual. Os números em baixa também refletem nas propriedades, ocasionando a retirada de cerca de 2,65 litros por vaca/dia em MS, número abaixo da produção nacional que gira em torno de 3,67 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cipem prepara administradores para fortalecer setor de base florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220938.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os administradores dos oito sindicatos que compõem o setor de Base Florestal em Mato Grosso estão reunidos durante dois dias em Cuiabá para discutir as ações para o desenvolvimento da atividade no Estado. Encerrado no dia 3 de março de 2012, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o 2º Encontro de Executivos Sindicais do Setor de Base Florestal de Mato Grosso (Enesf), foi avaliado por Geraldo Bento, presidente do Cipem: "A nossa meta é qualificar quem administra os sindicatos na base para que consigam orientar bem os empresários e ter um setor fortalecido."

Rede Brasil Rural é tema de encontro na Comissão de Agricultura do Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Márcia Quadrado, foi no dia 2 de março de 2012 à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para dar detalhes e tirar dúvidas sobre a Rede Brasil Rural (RBR). A sessão, chefiada pelo presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, Jerônimo Rodrigues, e do coordenador da RBR, Marco Antonio Viana Leite.

Pesquisar este blog