Selecione o dia...

terça-feira, 6 de março de 2012

Copom deve reduzir Selic para 10% ao ano na reunião desta semana, preveem analistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220953.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As instituições financeiras apostam em uma queda na taxa básica de juros, a Selic, para 10% ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 6 e 7 de março de 2012. Atualmente, a taxa está em 10,5%. O comitê divulga a decisão sobre os juros básicos no próximo dia 7.

Dilma volta a criticar injeção excessiva de recursos por países desenvolvidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220954.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na Alemanha, onde se reúne ontem (05/03/12) com a chanceler alemã, Angela Merkel, a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar o excesso de recursos injetados na economia global pelos países desenvolvidos para amenizar os efeitos da crise econômica que enfrentam. Dilma disse que essa expansão monetária produz desvalorização artificial das moedas e uma bolha especulativa.

Alta de apenas 0,7% no PIB já garantiria Brasil como 6ª economia do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220952.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um crescimento de apenas 0,7% em 2011 já seria suficiente para que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ultrapassasse o da Grã-Bretanha, tornando o Brasil a sexta maior economia do mundo, segundo cálculos feitos a pedido da BBC Brasil pela consultoria IHS Global Insight, com sede nos EUA. Os resultados oficiais relativos a 2011 só serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje, dia 6 de março, mas a expectativa é de que a economia brasileira tenha avançado bem mais do que 0,7%.

IAC observa aumento de chuvas extremas e períodos de estiagem prolongados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220947.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma base de dados de 121 anos permite que as análises climáticas sejam mais seguras e que os pesquisadores possam comparar as informações atuais com períodos anteriores. O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), possui 106 estações meteorológicas automáticas no Estado de São Paulo e tem uma das bases de dados mais antigas do País. Com essas informações, que datam de 1890, os pesquisadores do Instituto podem afirmar que desde a década de 80 é recorrente o atraso na época de início das chuvas, o que prejudica, principalmente, a florada do café, refletindo na produtividade dos cafezais e na qualidade dos grãos. A safra de 2012, por exemplo, pode ter redução de até 20% devido ao período de seca, frio e desfolha das plantas.

Fiscais agropecuários querem cargos da Agricultura nas mãos de servidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os fiscais federais agropecuários deram um abraço simbólico no prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na manhã de ontem (05/03/12), pedindo a regulamentação de decreto presidencial assinado em 2010 que prevê a distribuição de cargos comissionados entre servidores de carreira da pasta. Os fiscais compareceram à manifestação vestidos de preto e levaram um grande bolo com as cores da bandeira brasileira para "comemorar" os dois anos da assinatura do Decreto 7.127/10.

Presidente confirma leilão de telefonia 4G para maio deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220955.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff confirmou ontem (05/03/12) a intenção do governo de realizar o leilão para os serviços de telefonia móvel de quarta geração (4G) em maio, contrariando as empresas do setor, que querem mais tempo até a licitação. Dilma está em Hannover, na Alemanha, onde participou ontem da abertura da Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços (CeBIT), maior evento do setor, que este ano tem o Brasil como país parceiro.

Touros do Pró-Genética vão reforçar rebanho da Canastra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220951.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um lote de 38 touros de alta genética será colocado à venda no dia 11 de março de 2012, no Parque de Exposição de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, conhecida principalmente como tradicional produtora de queijo minas artesanal. O evento marca a abertura do calendário anual de feiras do Pró-Genética, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e executado pela Emater-MG.

Inscrições para a XV Edição do Prêmio Andef vão até 27 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220950.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Estão abertas as inscrições para a XV Edição do Prêmio Andef, maior premiação da agricultura brasileira. Para participar é preciso acessar os sites: www.andefedu.com.br, www.andav.com.br, www.brasilcooperativo.org.br ou www.inpev.org.br - neles há informações de como se inscrever nas modalidades basta enviar seus trabalhos as respectivas associações. São mais de 20 premiações: Cooperativismo, Indústria, Campo Limpo e Canais de Distribuição. O prazo final é dia 27 de abril de 2012.

Abelhas nativas do RS aumentam produtividade de plantações de morango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220949.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo integrado por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) apontou aumento da produtividade no cultivo de morangos com o auxílio da polinização por abelhas nativas do Rio Grande do Sul (RS). A abelha utilizada (Plebeia nigriceps), popularmente conhecida como mirim, não possui ferrão e é originária do estado, ao contrário da abelha comum (Apis mellifera). O estudo foi publicado na edição mais recente da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), editada pela Embrapa.

Revista Globo Rural discute desafios da economia verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220948.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Reportagem de capa da revista Globo Rural do mês de março de 2012 aborda um tema que está na pauta de discussão internacional: a economia verde. Em junho, esse será o eixo da Rio+20. A publicação utilizou um caso bem sucedido, do Grupo Orsa, que após cinco anos no vermelho prevê lucro de R$ 10 milhões com a exploração sustentável de madeira na Amazônia.

Pesquisar este blog