Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Desafio das mulheres é ampliar as conquistas, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220986.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A conquista do direito ao voto feminino ocorreu em etapas e períodos distintos no mundo. Da Europa às Américas, passando pela África e Ásia, as mulheres obtiveram o direito de escolher seus candidatos. Mas é necessário ampliar essas conquistas, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil. Ao visitar o Canadá, que faz parte do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo), o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto disse ter se surpreendido com a conquista das eleitoras canadenses.

Safra de grãos 2011/2012 deve chegar a 157,8 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220984.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de grãos brasileira deve chegar a 157,8 milhões de toneladas, de acordo com o sexto levantamento da safra 2011/2012, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado ontem (08/03/12). O volume é 3,1%, ou cerca de 5 milhões de toneladas, menor que os 162,9 milhões de toneladas colhidas na safra anterior. No entanto, em relação ao quinto levantamento, publicado há um mês, houve aumento de 0,5%, ou 744,2 mil toneladas.

Livro apresenta sistemas de irrigação de baixo custo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220980.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) lançou o livro Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo, escrito pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A obra, que integra a série de boletins técnicos da editora, apresenta de forma didática e fartamente ilustrada todos os passos para a implantação de três sistemas de irrigação de baixo custo: por sulcos, por aspersão convencional e por gotejamento.

Mulheres do campo enfrentam as piores desigualdades em vários aspectos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220977.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a maioria das mulheres que está no campo é trabalhadora familiar não remunerada, que está constantemente exposta a trabalhos precários. E quando recebe, embolsa cerca de 25% menos que os homens e trabalha mais horas. Estes dados enfatizam que neste 8 de Março - Dia Internacional da Mulher - a data segue sendo de luta, de resistência, de organização em busca de um mundo mais igualitário.

Mulheres representam quase metade da população rural brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220985.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais de 14 milhões de brasileiras vivem fora dos centros urbanos, segundo dados do último censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa quase metade da população rural brasileira, ou seja, 47%. Só na Região Norte, quase 2 milhões de mulheres vivem no campo e na floresta.

Dossiê mostrará impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas e dos ecossistemas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Buscando conhecer o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros, o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com outros GTs, comissões e associados, decidiu pesquisar o tema e publicar suas descobertas em um dossiê. O documento será lançado no Congresso Mundial de Nutrição, em abril de 2012, e apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 -, que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.

Mato Grosso lança edital para contratação de 210 professores temporários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220982.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Terminam no dia 14 de março de 2012 as inscrições para o processo seletivo organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) que visa contratar 210 professores temporários. As vagas ofertadas são para atender as nove Escolas Técnicas de Educação Profissional, que ficam sob a administração da Secitec, e ainda preencher o quadro de vagas de docentes em outras 11 cidades onde em 2012 serão realizados cursos de extensão organizados pela Secretaria.

Acrimat em Ação vai chegar a 60 mil propriedades rurais de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220981.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Acrimat - Associação dos Criadores de Mato Grosso, realiza no período de 8 de março a 29 de maio de 2012, a segunda edição do projeto Acrimat em Ação. Mato Grosso tem mais de 100 mil propriedades rurais voltadas à produção pecuária e cerca de 40 mil criadores de gado. As cidades escolhidas para receberem a programação do evento foram selecionadas por serem os 30 municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças.

Equipamento desenvolvido na Esalq mede consumo hídrico do pinhão-manso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220979.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, construiu equipamentos para medir o consumo hídrico do pinhão-manso, planta utilizada na produção de biocombustíveis. Os aparelhos, chamados de lísimetros de pesagem direta, têm a capacidade de determinar a quantidade de água transferida da planta para a atmosfera (evapotranspiração). Apesar de ser uma espécie ainda não domesticada, cujo conhecimento técnico e científico é reduzido, o pinhão-manso possui características atrativas, como, por exemplo, alto rendimento de óleo, o qual poder ser facilmente convertido em biodiesel líquido, com especificações que atendem aos padrões exigidos pelos mercados dos Estados Unidos e Europa.

G20 conhecerá inovações agrícolas da América Latina e Caribe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220978.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) preparou junto a vários organismos de cooperação e agências internacionais um informe com as experiências da América Latina e Caribe sobre como se pode aumentar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura. O documento será apresentado aos ministros de Agricultura do G20 ao final de maio de 2012 e em junho próximo para os Presidentes e Chefes de Estado.

Pesquisar este blog