Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pepe Vargas assume MDA em clima de insatisfação no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221045.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao assumir ontem (14/03/12) o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o deputado Pepe Vargas (PT-RS) encontrará um cenário muito mais tenso no campo do que o encontrado pelo seu antecessor, Afonso Florence (PT-BA), no início do governo da presidente Dilma Rousseff. Irritados com o que consideram "lentidão" e "falta de compromisso" do governo com a questão agrária, os movimentos de trabalhadores rurais tomaram a decisão de se unificarem na jornada de lutas e prometem um Abril Vermelho muito mais vigoroso.

Cepal e Unasul firmam acordo para infraestrutura da América Latina e Caribe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221043.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretária Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, firmou em Quito (Equador) um acordo de cooperação com a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Com a medida, ambas instituições se comprometem com um plano de ação conjunto para o biênio 2012-2013, centrado nas áreas de sociedade da informação, social, energia, infraestrutura, recursos naturais, economia e finanças, integração e cooperação regional.

UnB abre 814 vagas em 54 cursos para portadores de diploma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221040.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade de Brasília (UnB) oferece 814 vagas em 54 cursos de graduação do campus Darcy Ribeiro a candidatos que tenham concluído curso superior em Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais ou estrangeiras. A participação no processo de admissão é condicionada ao cumprimento, na IES de origem, de 20% a 75% da carga horária exigida para integralização do curso pretendido na UnB. O ingresso dos aprovados será no 2º período letivo de 2012.

Brasil se prepara para ser a âncora verde da agricultura no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221038.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, apresentou ontem (14/03/12), na sede da empresa, em Brasília (DF), as ações prioritárias para 2012 com foco principal na agricultura verde. Segundo ele, esse é o momento de investir em ferramentas tecnológicas que possam garantir ao país a posição de âncora verde, em termos de agricultura em todo o mundo. "Elegemos esse ano na Embrapa como o ano da Agricultura Mais Verde. Precisamos focar no futuro, no que gerar e no que vamos disponibilizar para o agricultor para garantir o futuro de todos. Muita pesquisa e muito trabalho serão necessários para isso."

Pesquisa com dendê em sistema agroflorestal é apresentada a extensionistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221047.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No pé de cacau, o ninho de passarinho indica: ali a biodiversidade está presente. Trata-se de pesquisa desenvolvida pela Embrapa em parceria com a empresa de cosméticos Natura, a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu e co-finaciada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é avaliar a produção de dendê em sistema agroflorestal. Além do cacau, o dendê também divide espaço com açaí, bacaba, manga, espécies florestais, plantas adubadeiras, entre outras.

Entregue ao INPI solicitação de reconhecimento da IP Altos Montes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221046.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi dado ontem, dia 13 de março de 2012, à tarde, um importante passo no sentido do reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) de vinhos finos e espumantes Altos Montes, localizada nos municípios de Flores da Cunha e de Nova Pádua, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Diretores da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) entregaram, na representação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a solicitação de reconhecimento da IP.

Estados Unidos retiram sobretaxa do suco de laranja brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221044.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) revogou as medidas protecionistas contra o suco de laranja brasileiro. As sobretaxas impostas ao produto nacional estavam em vigor desde 2006, para proteger a produção de laranjas nos Estados Unidos. Na época, os norte-americanos consideraram que o suco de laranja do Brasil era exportado a preços inferiores aos do mercado interno, o que caracterizaria prática de dumping.

Mulheres representam até 70% da força de trabalho rural em economias agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221042.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As mulheres constituem cerca de 43% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento e mais de 70% da força de trabalho em algumas economias baseadas fundamentalmente na agricultura. Além de trabalhar como agricultoras, trabalhadoras assalariadas e empresárias, as mulheres rurais também assumem, de maneira desproporcional, a responsabilidade do cuidado das crianças e dos idosos. Pelas múltiplas funções que realizam, desempenham um papel fundamental em prol do desenvolvimento rural, diz o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia.

Fórum DRS do IICA internacionaliza seu canal de comunicação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221041.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A data marca uma nova fase do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no mundo virtual. Está no ar a nova página do Fórum DRS, mais organizada, informativa e objetiva. Outra novidade é o conteúdo bilíngue, com notícias em português e espanhol, de forma a integrar ainda mais participantes brasileiros e de países da América Latina.

Embrapa e instituições parceiras recebem pré-propostas de 40 países para LAC-Brazil e Africa-Brazil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221039.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Duzentas e trinta e nove pré-propostas de 40 países africanos, latino-americanos e caribenhos foram recebidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições internacionais parceiras para a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária e Plataforma América Latina e Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária, mecanismos criados com a finalidade de financiar projetos voltados para o desenvolvimento e a inovação da agricultura, além de fortalecer as relações entre as organizações dos países envolvidos.

Pesquisar este blog