Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de março de 2012

MST diz que uso de agrotóxicos em lavouras segue lógica do lucro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221054.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, como forma de elevar a produtividade no campo, foi criticado pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, que participou de aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O assunto foi debatido como parte da preparação da instituição para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Falta de estratégia nacional contribui para processo de desindustrialização do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221056.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A falta de uma estratégia nacional de desenvolvimento está contribuindo para acabar com o setor industrial do país, sobretudo, o da indústria de transformação. A conclusão consta do boletim Conjuntura em Foco, divulgado ontem (15/03/12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O instituto aponta que a falta de uma estratégia para o setor e de investimento em infraestrutura acentua o processo atual de desindustrialização precoce no Brasil.

Pesquisa investiga o papel da formação universitária dos indígenas no País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221052.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil tem cerca de 230 povos indígenas distribuídos ao longo do seu vasto território. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são pelo menos 734 mil pessoas de diversas etnias, que falam 180 idiomas, diferentes do português. Um projeto coordenado pelo antropólogo Antonio Carlos de Souza Lima, que é Cientista do Nosso Estado da Faperj, pesquisador nível 1-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), avalia a importância do acesso dos indígenas à educação de nível superior, para que exerçam um papel de protagonismo político e intelectual na sociedade.

Estudo analisa tipos de pastagem para melhorar produção leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221051.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pecuária brasileira se baseia, em grande parte, na utilização de pastagens como fonte de alimento para os animais ganharem o tamanho e peso adequados, seja para procriação, abate, ou produção de leite e derivados. Como sabem os pecuaristas, quanto melhor o capim, maior o ganho de peso dos animais. Mas como saber se a gramínea escolhida é mesmo a melhor alternativa para o tipo de criação?

Emergentes do Bric perdem dinamismo econômico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221057.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A abreviatura Bric foi cunhada há uns bons dez anos por um especialista norte-americano em finanças, tendo se transformado a partir de então em marca registrada das economias emergentes Brasil, Rússia, Índia e China. Enquanto o Brasil e a Rússia atraíram investidores estrangeiros com suas reservas de matéria-prima, Índia e China, países densamente populosos, prometiam mão-de-obra barata e, com isso, baixos custos de produção.

Ministros da agricultura do Brasil e da Argentina têm reunião bilateral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221055.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, estará em Buenos Aires, capital da Argentina, hoje, 16 de março de 2012, para uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Norberto Yauhar. O encontro servirá para aprofundar questões que envolvem o comércio do agronegócio entre os dois países.

Brasil garante receita maior com carne suína e de frango em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221053.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] 2011 foi um ano de grandes cifras para a avicultura e a suinocultura brasileira. Do lado avícola, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) informou que as exportações da avicultura brasileira [carnes frango, peru, pato, ganso e outras aves, ovos e material genético] totalizaram US$ 8,853 bilhões, com incremento de 19,7% em relação ao ano anterior. Este resultado representa um novo recorde histórico para o setor. Em volume as exportações avícolas somaram 4,118 milhões de toneladas, com crescimento de 2,3%.

Agricultores têm até julho para devolver estoques de agrotóxicos proibidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221050.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Produtores rurais ou instituições paranaenses que em 2009 declararam ao governo a posse de BHC e/ou outros agrotóxicos proibidos por lei deverão agora fazer a devolução do produto. O prazo vai de março a julho de 2012, variando entre os 20 armazéns do Paraná licenciados para receber temporariamente os agrotóxicos, que depois serão incinerados. A ação visa retirar do campo os agrotóxicos obsoletos, em especial os organoclorados, cuja fabricação, comercialização e utilização estão proibidas por lei no Brasil.

Rede oferece oficina online "Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221049.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A oficina on line Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica, promovida pela Rede Mobilizadores Coep com apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Fiocruz, segue com inscrições abertas e gratuitas até o dia 19 de março de 2012. Para participar da oficina é preciso se cadastrar no site da Rede Mobilizadores, efetuar o cadastro e em seguida solicitar a inscrição deixando o nome completo na página "Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica é tema de oficina", que está em destaque na página do Mobilizadores www.mobilizadores.org.br.

Frutas e vegetais podem deixar as pessoas mais bonitas, diz pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221048.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A experiência feita pelos pesquisadores da universidade britânica de St. Andrews mostrou que o aumento no consumo de frutas e vegetais deixa as pessoas mais atraentes em apenas seis semanas. Para comprovar o fato, o grupo acompanhou a mudança na dieta alimentar de 35 pessoas e registrou em fotos as mudanças físicas apresentadas por elas.

Pesquisar este blog