Selecione o dia...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Brasil participa de consórcio internacional de genômica de ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221082.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil foi o único país da América do Sul a participar do Consórcio Internacional de Genômica de Ovinos, que reuniu cientistas de outros 19 países - Austrália, Áustria, China, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irã, Israel, Itália, Quênia, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos - e resultou na identificação e validação de 50 mil marcadores moleculares. O Consórcio estudou o DNA de 2.819 ovinos de 74 raças de todos os países participantes. Essas informações genéticas poderão auxiliar os pesquisadores nos programas de avaliação e melhoramento genético da espécie e na identificação de genes associados á características de produção, qualidade e resistência a doenças que acometem os ovinos.

Embrapa trabalha para inserir produtores em projeto de agricultura sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221085.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Inserir os pequenos produtores dentro de um projeto de agricultura sustentável é um dos desafios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na avaliação do presidente da Embrapa, Pedro Arraes, a combinação entre cooperativismo e ação mista de agentes públicos e privados na disseminação de tecnologias pode viabilizar o projeto de agricultura sustentável nas pequenas propriedades.

Epagri resgata potencial das sementes crioulas de arroz, pipoca, feijão e milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221083.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com objetivo de baixar custos, resgatar as sementes crioulas e suas variedades, buscando a independência e a renda das famílias rurais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Bandeirante (SC) tem incentivado o plantio dessas sementes (arroz, pipoca, feijão e milho) de baixo custo e com sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Espírito Santo sedia conferência internacional sobre café conilon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221081.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Espírito Santo sediará a Conferência Internacional de Coffea canephora, o maior evento internacional sobre café conilon já realizado no país, de 12 a 14 de junho de 2012, em Vitória. O evento é uma promoção do Governo do Estado, com realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, e o tema da Conferência marca o centenário da entrada do conilon no estado: "Cem anos de História e Evolução do Conilon no Espírito Santo". A região é a maior produtora brasileira dessa espécie de café, com uma produção de 8,5 milhões de sacas em 2011.

Embrapa estuda a produção de madeira nobre no semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221087.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisa conduzida pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e pela Embrapa Florestas (Colombo/PR) para testar árvores produtoras de madeira no município de Marco (no Noroeste do Ceará) será apresentada a parceiros do projeto em visita técnica no dia 21 de março de 2012. Além de visitar a área do projeto, representantes de instituições parceiras e empresários do setor moveleiro de Fortaleza irão conhecer fábricas de móveis da cidade.

Comissão da Câmara discutirá redução de recursos para seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221086.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública no dia 27 de março de 2012 para debater a redução dos recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) empregados no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Empresa pública de gestão da pesquisa e inovação industrial é prioridade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221084.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está trabalhando para que comece funcionar o quanto antes a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), instituição que terá o papel de estimular a parceria com o empresariado nacional na área da inovação. A afirmação é do ministro da pasta, Marco Antônio Raupp, que esteve no dia 16 de março de 2012 reunido com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo ele, a Embrapii é uma das prioridades de sua gestão.

Redução da área produtiva preocupa empresas exportadoras de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221080.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Preocupadas com a recente queda de produção de café, empresas exportadoras e torrefadoras da região sul do país enviaram representantes e estagiários universitários a Rondônia para uma visita cultura cafeeira local. Mas, segundo o extensionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Benedito Pereira Alves, não há motivos para preocupação. "Rondônia continuará produzindo", afirma.

Programa ABC aprova 108 contratos em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221079.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso do Sul tem 108 contratos aprovados no Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), totalizando R$ 32 milhões em financiamento já liberados. Com outros cerca de 200 projetos em análise, a perspectiva é que o montante financiado chegue a aproximadamente R$ 100 milhões até o final de 2012. "É um dos estados mais adiantados em termos de aplicação", afirmou o diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária (DEPTA/MAPA), Hélcio Campos Botelho, que esteve em Campo Grande no mês de março.

Estudo da Esalq monitora qualidade da carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221078.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Como líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil busca atender a demanda crescente e a qualidade exigida pelo consumidor se adequando às exigências dos mercados nacionais e internacionais, investindo na aplicação de novos padrões de produção, industrialização e comercialização. Regularmente, a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil está conformada e classificada segundo a origem dos animais, em carnes de machos castrados, machos inteiros e fêmeas de descarte.

Pesquisar este blog