Selecione o dia...

sábado, 24 de março de 2012

Mais de 30 instituições de ensino são suspeitas de manipular notas no Enade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221134.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) identificou em pelo menos 31 instituições particulares de ensino superior problemas em relação à participação dos seus alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De acordo com o ministério, há "inconsistência nos dados", já que nessas faculdades o número de estudantes que participaram da avaliação é inferior ao de formandos indicados pelo Censo da Educação Superior.

Nova estimativa reduz para 21% quebra causada pela estiagem na safra de verão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221135.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A quebra na safra de verão 2011/12 no Paraná não deverá ser tão expressiva quanto se previa. Estimativa divulgada ontem (23/03/12) pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) indica que deverão ser colhidos 17,55 milhões de toneladas de grãos -- o que representa uma quebra de 21% em relação aos 22,30 milhões esperados inicialmente. O levantamento de fevereiro indicava uma quebra de 23%. O prejuízo financeiro é estimado, em valores atuais, em R$ 3,42 bilhões.

Governo quer igualar investimento público e privado em tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221133.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, disse ontem (23/03/12) que o governo espera, em quatro anos, que os investimentos do setor privado em inovação, ciência e tecnologia atinjam as mesmas cifras do que é aplicado pelo setor público. Hoje, os investimentos das empresas representam 0,55% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, enquanto o governo injeta o equivalente a 0,61% do PIB.

Técnica produz abelhas rainhas da espécie jataí in vitro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221129.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), um estudo inédito sobre o comportamento das abelhas Tetragonisca angustula propiciou a reprodução in vitro da espécie a fim de multiplicar suas colônias. Como explica o biólogo Mauro Prato, grande parte dos alimentos do tipo hortifruti que o homem consome vem de plantas polinizadas por abelhas. Assim, a manipulação das colônias pode ter grande influência para a produção de alimentos.

Projeto reduz tempo de propaganda em TV por assinatura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221137.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa proposta que restringe a veiculação de publicidade nos canais de televisão por assinatura. Pela proposta (Projeto de Lei 3131/12), do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), o tempo máximo destinado à publicidade comercial não poderá ultrapassar 10% do limite estabelecido para a TV aberta. O projeto altera a lei que trata da comunicação audiovisual de acesso condicionado (Lei 12.485/11).

Relator da MP 556 vai alterar regra tributária para beneficiar a agroindústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221136.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator da Medida Provisória 556/11, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), informou que vai acatar emenda apresentada pelo deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) que retoma a utilização do crédito presumido para o setor agroindustrial.

Abertas inscrições para o curso de formação de agentes de comercialização da Rede Brasil Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221132.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), dá início, no dia 26 de março de 2012, às inscrições para o Curso de Formação de Agentes de Comercialização, voltado para a operação da Rede Brasil Rural (RBR). Serão abertas 300 vagas para técnicos integrantes de alguma base de serviços contratada pelo MDA para a prestação de serviços a cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar voltadas para atividades econômicas.

Conferencistas de quatro países confirmam presença no Congresso Brasileiro de Fruticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221131.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), que acontece de 22 a 26 de outubro de 2012, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, já tem garantida sua condição de foro internacional de debate. Afinal, o Congresso, promovido pela Embrapa, já tem confirmada a presença de conferencistas de quatro países (Brasil, EUA, China e Japão - confira detalhamento a seguir). "E esse número deverá ser ainda maior", diz o presidente da comissão executiva do CBF, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Paulo Ricardo Dias de Oliveira.

Oficinas sobre meio ambiente usam mídia para motivar alunos de escolas públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221130.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As crianças que estudam nas redondezas do Rio Corumbataí, no interior de São Paulo, não podem nadar ou pescar nas águas poluídas. Apesar disso, muitos desconhecem a parcela própria de responsabilidade em conservar o rio limpo. Foi o que percebeu a bióloga Vivian Battaini, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, em sua pesquisa de mestrado, numa série de oito oficinas sobre educação ambiental que organizou em quatro escolas públicas da região. Para enriquecer o debate, propôs às crianças a produção de conteúdos de jornais e fanzines sobre a preservação do Corumbataí. O trabalho integra o projeto temático do Programa Biota da Fapesp Mudanças socioambientais do estado de São Paulo e perspectivas para conservação.

Senepol amplia seu espaço

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Alta adaptabilidade ao clima tropical, dupla aptidão, precocidade e longevidade sexual, resistência a parasitas, temperamento extremamente dócil, bons resultados em criação a pasto ou confinamento e mercado garantido. Estas são algumas características que vêm fazendo do gado Senepol uma das novas sensações da moderna pecuária brasileira. Mesmo ainda pequena em representatividade no contexto nacional (primeiros animais chegaram ao Brasil em 2000), a raça se expande em uma velocidade invejável.

Pesquisar este blog