Selecione o dia...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Atividades humanas colocam o "mundo sob pressão"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221169.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tempo está acabando para evitar que algumas transformações climáticas e ambientais se tornem irreversíveis, como o aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos. É o aviso que manda a conferência o Mundo Sob Pressão, que começou no dia 26 de março de 2012 em Londres, Inglaterra. Os mais de 2.800 cientistas, políticos e representantes de empresas reunidos para o evento ouviram nos discursos de abertura que o impacto da humanidade no planeta está provocando o que foi batizado de "A Grande Aceleração". O fenômeno pode ser definido como a perda de recursos e condições de vida em um ritmo muito mais rápido do que era previsto.

Novo modelo de irrigação agrícola é desenvolvido pela Esalq

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221174.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O aumento da população mundial levou à necessidade de maior produtividade no setor alimentício, fazendo com que o mercado de irrigação para agricultura apresente elevados crescimentos anuais em um valor estimado de US$ 2,6 bilhões, segundo dados da Eurodrip. Porém, além de eficientes, os sistemas de irrigação devem atender, também, às exigências ambientais rigorosas para a boa utilização dos recursos hídricos, economia que a maioria dos modelos não proporciona.

Temperaturas podem subir 3°C já em 2050, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221170.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Atualmente, os dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) são os mais adotados para a projeção do aumento das temperaturas médias. A entidade afirma que até o fim do século veremos uma alta entre 1,8°C e 4°C, o que já causaria uma maior frequência de desastres climáticos e provocaria consequências como o aumento no nível do mar, queda na produção de alimentos e migrações em massa.

Probabilidade de madeireiro ilegal ser punido no Brasil é inferior a 1%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221168.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A corrupção em cargos elevados e a falta da aplicação da lei florestal fomentam o mercado de extração ilegal de madeira no Brasil. Essa conclusão é detalhada no relatório do Banco Mundial intitulado Justiça para as Florestas: Melhoria dos Esforços da Justiça Criminal para Combater a Extração Ilegal de Madeira, divulgado no final do mês de março de 2012.

Mudança no Código Florestal ameaça recursos hídricos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221171.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Para que possa ter água é necessário ter florestas." Foi com esse pensamento que Malu Ribeiro, Coordenadora do Programa Rede das Águas, da ONG SOS Mata Atlântica, apresentou-se aos parlamentares brasileiros no dia 22 de março de 2012, Dia Mundial da Água, para defender a não-aprovação do Novo Código Florestal brasileiro, que, se acatado, poderá acarretar não só em uma perda de biodiversidade, mas também no agravamento da situação dos recursos hídricos de nosso país.

Dilma chega à Índia para uma semana de atividades intensas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221176.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff chegou ontem (27/03/12), por volta das 5h30 (13h30 - horário da Índia), a Nova Delhi, na Índia, onde participa da 4ª Cúpula do Brics - grupo que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Amanhã começa uma agenda cheia, que inclui uma homenagem na Universidade de Nova Delhi, onde receberá o título de doutora honoris causa e dois jantares. A presidente deve retornar ao Brasil no dia 31 março.

Impacto das mudanças climáticas sobre oceanos pode custar trilhões de dólares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221175.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo, na Suécia, o impacto das mudanças climáticas sobre os oceanos pode custar 2 trilhões de dólares até o final do século. Os especialistas consideraram um cenário em que a temperatura da Terra aumente 4ºC até 2100, e calcularam os prejuízos econômicos sobre a pesca, o turismo e na costa.

Cptec/INPE promove curso à distância para professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221173.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promoverá, de 2 a 5 de abril de 2012, o Curso de Meteorologia Básica para Professores. As aulas do curso serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Factoring internacional amplia possibilidades de crédito às exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221172.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A despeito de medidas cambiais e leilões de dólares promovidos pelo governo na última semana, o mercado está carente de mecanismos que ampliem a competitividade dos produtos exportáveis brasileiros. Nesse sentido, o factoring de exportação representa uma alternativa que, sem necessidade de intervenção governamental ou subsídios, amplia e agiliza a oferta de crédito, especialmente para os pequenos e médios empresários. Em 2010, o factoring movimentou 1,7 trilhão de Euros no mundo, com um crescimento médio de 11% nos últimos 12 anos. O factoring internacional é o segmento que mais ampliou suas atividades e já representa 15% do volume global.

Pesquisar este blog