Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais duas bacias hidrográficas podem começar a cobrar pelo uso da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221194.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A cobrança pelo uso da água nos rios de domínio da União, hoje restrita a quatro bacias hidrográficas, poderá se estender ainda em 2012 para as bacias do Paranaíba, que banha os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, e do Verde Grande, integrante da Bacia do São Francisco. Segundo o gerente de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Giordano de Carvalho, a iniciativa é sempre dos comitês de bacias, que recebem apoio técnico da instituição. No momento, estão sendo elaborados os planos de Recursos Hídricos das novas bacias, sem os quais a cobrança não pode ser iniciada.

Pnud: Brasil deve promover a agricultura e proteger as florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221195.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no Brasil, Jorge Chediek, disse ontem (29/03/12) que o país deve continuar promovendo a agricultura, porém sem se afastar da proteção às florestas. A declaração do coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil foi dada a menos de dois meses para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 - e em meio aos debates sobre o novo Código Florestal.

Ministério quer inserir supermercados na Rede Brasil Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221192.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede Brasil Rural (RBR) quer, agora, inserir os supermercados como beneficiário das facilidades oferecidas pela ferramenta digital. Para isto, o MDA está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de itens da agricultura familiar cadastrados por meio de um link exclusivo para os supermercados.

Óleo de maracujá e seus diferentes usos é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221189.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV mostra nesta edição o Óleo de maracujá: propriedades medicinais e uso na indústria de alimentos e de cosméticos como tema principal. O programa vai ao ar hoje, 30 de março de 2012, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas e reprise às 15 horas. E no dia 1º abril, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprises no dia 4, às 9h10, e no dia 6, às 16 horas.

Unesco e Brasil criarão Centro para Sociedade de Informação em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221196.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi assinado no dia 28 de março de 2012, a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, um acordo de parceria para a criação de um centro regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação no Brasil. A iniciativa está sendo co-patrocinada pela Unesco e pelo Governo brasileiro. A assinatura foi efetuada pela diretora-geral da agência, Irina Bokova, e pela embaixadora do Brasil junto à Unesco, Maria Laura Rocha.

CMN aprova ampliação do crédito para proteção de pomares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221193.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para proteger as frutíferas contra os impactos das oscilações climáticas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (29/03/12) a ampliação em 100% do limite de crédito individual aos agricultores, hoje equivalente a R$ 1,3 milhão, para financiar, ações de prevenção a pomares sujeitos à incidência de granizo em regiões de clima temperado.

Empaer vai oferecer atendimento diferenciado a 8,5 mil agricultores de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221191.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com objetivo de oferecer Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) diferenciada para 8.545 agricultores familiares, jovens, quilombolas e comunidades indígenas, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participam da oficina de nivelamento, planejamento e atuação no projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no município de Poconé (104 km de Cuiabá), começou no dia 27 de março e segue até hoje (30/03/12), e conta com a participação de 70 técnicos que vão atuar em 84 municípios do Estado de Mato Grosso.

Dados do IBGE mostram que leite formal representa 70% da produção nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221190.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A participação do leite industrializado vem crescendo em relação à produção total e registrou 70% em 2011, contra 66% em 2005, configurando uma queda do leite informal. Essa é a análise da Associação Leite Brasil, baseada no consolidado da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada ontem (29/03/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Udesc abre novo processo seletivo para contração de seis professores substitutos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221188.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o quarto processo seletivo de 2012 para a contratação de seis professores substitutos, em caráter temporário, pelo prazo máximo de quatro anos (na falta de um professor efetivo). As inscrições seguem até o dia 10 de abril e devem ser feitas no Centro em que oferta a vaga ou via Sedex.

Embrapa investe em pesquisas com palmeiras nativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221187.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Formação de bancos de germoplasma, propagação e mecanização da produção. Esses são algumas das ações que estão sendo executadas pelo projeto Propalma, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O projeto estuda as palmeiras oleíferas macaúba, babaçu, inajá e tucumã, típicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, visando à produção de óleo e aproveitamento de coprodutos e resíduos.

Pesquisar este blog