Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Desmatamento dispara em Roraima e Mato Grosso, aponta estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221263.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desmatamento em Roraima e Mato Grosso disparou entre agosto de 2011 e março deste ano em comparação com o período compreendido entre agosto de 2010 e março do ano passado, com aumentos de 363% e 96%, respectivamente. Os números, divulgados ontem (05/04/12) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), compõem estudo sobre o monitoramento da Amazônia Legal.

Registros de Indicação Geográfica são apoiadas pelo MAPA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221266.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O registro de Indicação Geográfica (IG) reconhece a existência de produtos com qualidades específicas vinculadas ao local de produção, como é o caso dos vinhos ds Vale da Uva Goethe (SC). O nome dessa região foi registrado como IG em 2012 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão. Esse reconhecimento recebeu o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da formalização de convênios.

Estudo de universidade alemã diz que verde estimula a criatividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221262.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De acordo com a pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, Alemanha, fizeram testes com 69 homens e mulheres, perguntando-lhes quais seriam os usos que dariam para um tijolo. As respostas foram codificadas com diferentes valores para medir o grau de criatividade. Soluções como "construir uma parede" receberam menos pontos. Já usos como "fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar como aquarela para pintar" foram classificados como mais criativos.

Agricultura de precisão é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221257.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV mostra nesta edição o Uso de agricultura de precisão na pequena propriedade como tema principal. O programa vai ao ar hoje, 6 de abril de 2012, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet), a partir das 9 horas, com reprise às 15 horas, e no dia 8, às 8 horas, pela TV NBR (canal do governo federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprises no dia 11, às 9h10, e no dia 13, às 16 horas.

SciELO Brasil lança portal de livros eletrônicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221259.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Foi lançado em 30 de março de 2012, durante evento na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, o portal SciELO Livros. Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil - resultado de um projeto financiado pela Fapesp em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) -, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 será lançado no Paraná, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221265.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, afirmou que o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 será feito no Paraná. O anúncio foi durante a abertura da ExpoLondrina, na tarde de ontem (05/04/12), no Parque Governador Ney Braga. A solenidade também contou com a participação do governador Beto Richa e do senador Sergio Moraes.

Dilma quer apoio de Obama para a Rio+20 e Ciência sem Fronteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221264.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, será tema central de uma das reuniões da presidente Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e ministros. Dilma vai pedir a Obama o empenho para que os norte-americanos participem de forma atuante do evento.

RuralBR lança site que reúne principais cotações de commodities agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221261.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um site moderno, simples, prático e com todas as informações necessárias sobre as principais cotações de mercado atualizadas diariamente. É isto que o RuralBR, principal portal de informação do agronegócio no país, passa a oferecer a seus internautas através do novo site ruralbr.com.br/cotacao.

"Devemos mudar a economia"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221260.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Depois da "década perdida" para a América Latina e o Caribe, nos anos 1980, a região experimentou um período de "luzes e sombra", segundo a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena. O progresso real no campo social ocorreu na primeira década deste século, porque passamos de 44% da população da região vivendo na pobreza, em 2002, para 31% no ano passado", destacou. Esta porcentagem representa 177 milhões dos 600 milhões de latino-americanos e caribenhos.

Cigarras: um inimigo quase invisível da cafeicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221258.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O cafeeiro (Coffea sp.) é uma planta arbustiva originária da Etiópia, da qual se colhem as sementes, para a produção de uma bebida estimulante conhecida como café. Essa planta é largamente cultivada em países tropicais, para consumo próprio, e exportação para países de clima temperado. No Brasil, essa espécie foi introduzida, vinda das Guianas, pelas mãos dos colonizadores. Atualmente o País é o principal produtor mundial de café, seguido pelo Vietnã e Colômbia. Em âmbito nacional, os principais estados produtores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, que correspondem a 97% da produção nacional.

Pesquisar este blog