Selecione o dia...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aumenta volume de carga transportada por ferrovias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221307.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O movimento de cargas por meio da malha ferroviária brasileira cresceu 87,6% entre 1997 (ano em que a desestatização no setor teve início) e 2011. Segundo estudo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a quantidade de carga transportada por ano subiu de 253,3 milhões de toneladas, em 1997, para 475 milhões de toneladas em 2011. Se a comparação for feita com 2010, a movimentação registrou um aumento de 5 milhões de toneladas.

Site reúne informações sobre unidades de conservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221304.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras, como espécies que habitam o local e biomas existentes, começaram a ser reunidas em uma página da internet criada pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil. Mesmo com a falta de dados de algumas regiões, o Observatório de Unidades de Conservação, como foi batizado o projeto, já pode ser consultado por qualquer pessoa no link observatorio.wwf.org.br.

Mercado de carne suína no Brasil ainda pode ser expandido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221301.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O brasileiro ainda consome pouca carne suína, mas o acesso ao produto poderia ser maior caso não houvesse falhas na cadeia industrial. "Além disso, há pouca divulgação e a distribuição é deficitária", destaca a administradora de empresas Maria Stella Saab. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), ela conduziu uma pesquisa sobre o perfil do consumidor nacional que analisou diferentes pontos do contato da população com a carne do porco. O objetivo do estudo foi identificar os hábitos dos compradores para que fosse possível adaptar o produto final de acordo com o seu gosto.

Café: um aliado da saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221298.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No Dia Internacional da Saúde, comemorado em 7 de abril, cabe uma pergunta: afinal, café faz bem para a saúde? Em busca de resposta cientificamente comprovada, pesquisou-se estudos de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Instituto do Coração (Incor) e informações divulgadas pela Associação Brasileira da Industria de Café (Abic).

Caixa anuncia redução dos juros para pessoas físicas e empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221306.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois do Banco do Brasil (BB), ontem (09/04/12) foi a vez da Caixa Econômica Federal (CEF) avisar ao mercado que reduziu as taxas de juros cobradas dos clientes nas operações de crédito. Assim, a Caixa também passa a reforçar a política do governo de pressionar o sistema finaceiro para que reduza o spread bancário, que é a diferença entre o custo do dinheiro que banco capta dos investidores e as taxas que oferece a quem precisa de crédito.

Monitoramento feito pelo MAPA garante alimentos de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221305.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As carnes, o leite, os ovos e pescados consumidos pelos brasileiros estão, quase que em sua totalidade, de acordo com os padrões de conformidade determinados pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal). O alto índice foi apontado pelo monitoramento do programa em carnes (bovina, suína, eqüina, de avestruz e de aves), leite, ovos, mel e pescado, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Exportações do agronegócio mineiro cresceram 4,8% em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221303.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações do agronegócio mineiro, em março DE 2012, movimentaram US$ 537,7 milhões, valor 4,8% superior ao registrado em fevereiro, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O volume embarcado, no período, foi da ordem de 261,4 mil toneladas, equivalente a um aumento de 7,2% na comparação com o mês anterior.

Novas tecnologias em agricultura de precisão estarão na Agrishow 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221302.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O avanço de tecnologias utilizadas para mapear a propriedade e otimizar a produção agrícola já é uma realidade no Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura de precisão é um dos temas com maior potencial de crescimento no agronegócio. Com o apoio de equipamentos controlados por satélite, a exemplo do GPS (Global Positioning System) e de outras tecnologias de sensoriamento remoto, o agricultor pode obter dados confiáveis para gerenciar o manejo de solo, insumos e culturas, de modo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam a produtividade das mesmas.

Novas cultivares de maracujá da Embrapa chegam a todo Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221300.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Consumidores de todo o Brasil já estão comprando frutos dos novos maracujás da Embrapa. Sementes das cultivares BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já foram comercializadas, até o início deste ano, para produtores de cerca de 400 municípios brasileiros de todos os Estados da Federação. E a grande procura, segundo a pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), Keize Junqueira, se deve à adaptação destas cultivares a todas as regiões do país.

Gabriel Bartholo é o novo gerente geral da Embrapa Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221299.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foco em PD&I e governança, arranjos institucionais, sintonia com clientes, gestão participativa e descentralizada, aprimoramento de processos e visão de futuro são algumas palavras que resumem a nova gestão da Embrapa Café, iniciada oficialmente ontem, dia 9 de abril de 2012, pelo gerente geral Gabriel Bartholo. A Unidade tem como função principal a gestão do Programa Pesquisa Café do Consórcio Pesquisa Café em consonância com deliberações do Conselho Diretor do Consórcio e do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDP), além de pesquisa em café.

Pesquisar este blog