Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fechado acordo para o texto do novo Código Florestal, diz Reinhold Stephanes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O deputado Reinhold Stephanes (PDS-PR) revelou no dia 13 de abril de 2012 que foi obtido um acordo para o texto do novo Código Florestal, que será apresentado pelo relator Paulo Piau (PMDB-MG) na semana de 16 a 20, e votado dia 24 na Câmara dos Deputados. "A presidente Dilma deverá baixar Medidas Provisórias tratando das questões polêmicas contidas no artigo 62 do texto que veio do Senado", anunciou Stephanes em entrevista exclusiva ao programa de rádio Campo&Cia, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

STF e CNJ abrem consulta a processos em trâmite via internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221367.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quase metade das informações sobre processos que tramitam em tribunais, varas e outros órgãos do Judiciário podem ser acessadas por meio da Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (Cnipe), no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na internet, em menos tempo e com custos mais baixos.

Produtores de Mato Grosso do Sul cautelosos com nova tecnologia da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221364.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de Mato Grosso do Sul estão cautelosos em relação à adoção da nova tecnologia desenvolvida pela Monsanto para a soja que deverá estar disponível no mercado para a safra 2012/13. No dia 9 de abril de 2012, representantes da multinacional apresentaram na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) o preço em royalties pela Intacta RR2 PRO, ressaltando as vantagens da nova tecnologia introduzida na planta. O valor estipulado pelos royalties ficará R$ 115 por hectare, cinco vezes os R$ 22 cobrados pela RR1, a atual biotecnologia disponível para soja.

Cientistas identificam o umami como um quinto sabor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221358.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ao imaginar um prato ou uma bebida que dá água na boca, as pessoas podem ir além do salgado, doce, amargo e azedo. É a descoberta de um quinto sabor básico: o umami. A palavra, de origem japonesa, significa delicioso e saboroso. Na prática, o umami é reconhecido por ser duradouro, ficando na boca por mais tempo do que os demais sabores. Inconscientemente ou não, as pessoas tendem a não exagerar quando ingerem algo cujo sabor predominante é o umami.

Senar participa de audiência pública sobre educação rural no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacitou, em 2011, mais de um milhão de pessoas no meio rural com cursos de educação à distância, formação profissional e promoção social. O dado foi apresentado pelo coordenador educacional do Senar, Getúlio Nunes, em audiência pública, no dia 13 de abril de 2012, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal, para discutir o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), lançado no mês passado pelo Governo Federal para melhorar a qualidade do ensino e a infraestrutura das escolas em áreas rurais e comunidades quilombolas.

Juventude brasileira perde oportunidade de usar redes sociais para se mobilizar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221363.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A juventude que foi às ruas lutar contra a ditadura, exigir eleições diretas e que pintou a cara para protestar contra um presidente da República ficou no passado. Cedeu lugar a jovens divididos em tribos que abusam da tecnologia, mas pouco se interessam em política. A avaliação é do jornalista e escritor Zuenir Ventura, que fez palestra no dia 14de abril de 2012 na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília (DF).

Redução dos juros refletirá até sobre taxas de serviços bancários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221362.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A redução dos juros bancários, estratégia dos bancos públicos para aumentar a base de clientes, deve gerar uma concorrência "sem volta", e os bancos privados terão de fazer alguma coisa para reduzir custos e segurar seus correntistas. A afirmação é do economista Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) e consultor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Publicação traz "radiografia" da produção de uva e vinho no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221361.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] No dia 12 de abril de 2012, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, foi lançado o livro Vitivinicultura brasileira - panorama setorial em 2010, de autoria de José Fernando da Silva Protas e Umberto Almeida Camargo - respectivamente, pesquisador e pesquisador aposentado da Embrapa Uva e Vinho. A publicação apresenta uma detalhada radiografia da produção de uva e vinho no país, com dados da vitivinicultura em dez Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Bahia.

Intensificação Ecológica da Agricultura é uma opção para a preservação ambiental com lucratividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221360.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As perspectivas futuras sugerem que uma verdadeira revolução nos processos de produção agrícola terá que acontecer. Se por um lado o modelo produtivista, oriundo da revolução verde, tem mostrado seus limites, principalmente no que diz respeito ao uso insustentável de recursos naturais e nos impactos negativos que causam ao meio ambiente, por outro, estima-se que a população mundial deverá chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050, aumentando assim a demanda por alimentos, fibras, madeiras e, junte-se a essa lista: biocombustíveis.

Milho é tema de novo título da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221359.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Encontrada de norte a sul do Brasil, com características e sistemas de produção próprios em cada região, a cultura do milho é a mais frequente nas propriedades rurais do País. Ocupa lugar de destaque entre as atividades agropecuárias, e só é superada, na produção nacional de grãos, pela cultura de soja.

Pesquisar este blog