Selecione o dia...

terça-feira, 17 de abril de 2012

Primeiro trimestre fecha com queda na geração de empregos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221376.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil gerou no mês de março 111.746 empregos formais segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado ontem (16/04/12). O saldo foi resultado de 1,88 milhão de admissões e 1,76 milhão de demissões. Na comparação com o mês de fevereiro, houve uma redução no saldo de empregos de 25,8%. Na comparação com março de 2011, houve uma elevação de 20,5%.

MST diz que vai manter a ocupação no Ministério do Desenvolvimento Agrário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221377.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupam a sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) desde a manhã de ontem (16/04/12) vão permanecer acampados no prédio até hoje (17), independentemente da decisão da Justiça de acatar ou não o pedido de liminar para reintegração de posse, feito pelo governo. O MST quer que o governo tome medidas para acelerar a reforma agrária.

Prêmio Péter Murányi revela os desafios da pesquisa em alimentação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221374.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os 102 trabalhos que concorreram ao Prêmio Péter Murányi 2012, cuja cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de abril, em São Paulo, são uma mostra dos desafios que a ciência vem enfrentando em pesquisas na área da alimentação - tema desta edição. A questão da sustentabilidade na produção agrícola e industrial de alimentos e a problemática da "fome oculta" foram abordadas na maioria das pesquisas científicas que concorreram ao Prêmio.

Seminário debate como aprimorar e ampliar o crédito para o agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221371.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Com a presença das principais lideranças do agronegócio brasileiro e a participação de técnicos envolvidos com a questão do financiamento do setor rural, será realizado no dia 26 de abril de 2012 em São Paulo, o seminário Instrumentos de Crédito e Seguro para o Agronegócio. Promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em conjunto com as Câmaras de Crédito e de Seguro Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento debaterá as propostas que estão atualmente em análise nas áreas de produção, finanças, bolsa e seguro, tendo em vista a necessidade de elevação dos recursos para custeio e investimento do setor no País.

Bem-estar animal é fundamental para manutenção dos mercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221378.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A garantia da manutenção dos atuais mercados e da abertura de outros, bem como da confiança do consumidor não estão, definitivamente, relacionadas apenas à qualidade da carne mas, também, e cada vez mais, a fatores como o bem estar e à saúde animal. O indicativo é da pesquisadora Janice Reis Ciacci Zanella, uma das organizadoras do workshop sobre ciências animal e veterinária, aberto ontem (16/04/12), em Brasília (DF), pelo diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes Pereira, e pelo conselheiro para assuntos econômicos da Embaixada Britânica no Brasil, Jonathan Dunn.

Pecuária de corte precisa de investimentos em tecnologia para crescer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221375.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A oferta de macho em 2013, com 2,29 milhões de cabeças, pode garantir preços estáveis na pecuária no próximo ano, mas é preciso investir em tecnologia para aumentar a taxa de desfrute, ou seja, o número de animais para o abate. Atualmente a taxa é de 15%, mas o ideal é de 25%. É o que aponta estudos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), apresentados ontem (16/04/12) durante o durante o 25° Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, no Sindicato Rural de Campo Grande.

Arca das Letras mostra funcionamento de biblioteca rural na Bienal do Livro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221373.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está participando da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília (DF). Até o dia 23 de abril de 2012 os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma biblioteca rural. No estande será possível conhecer os móveis arcas que são distribuídos para todas as comunidades rurais beneficiadas pelo programa. Para quem tiver interesse em doar livros, há um ponto destinado a recebê-los no estande (veja ao final da matéria outras formas de fazer a doação de livros). Ainda é possível a participação em atividades diárias de incentivo à leitura.

Parceria com empresas pode prejudicar ambientalismo de ONGs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221372.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, verificou que parcerias entre Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientais e empresas pode alterar a maneira como as ONGs atuam. De acordo com o estudo, o problema dessas parcerias é que as empresas, visando somente o lucro, passam a interferir e a determinar o ambientalismo praticado. "Isso pode ser prejudicial à ideia inicial das ONGs", analisa a gestora ambiental Helena Lemos dos Reis Magalhães Gomes, autora da dissertação de mestrado Parcerias entre empresas e ONGs e a constituição de um novo sistema de publicidade ambiental: um estudo de caso.

FrutificaMinas leva boas práticas a produtores de mudas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221370.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A primeira etapa do Circuito Mineiro de Fruticultura (FrutificaMinas), em 2012, será realizada hoje (17/04/12), em Teófilo Otoni, município do Vale do Mucuri. Criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e coordenado pela sua vinculada Emater-MG, o circuito consiste na realização de encontros para difundir boas práticas de produção entre os fruticultores, melhorar a gestão do negócio e estimular a organização dos produtores principalmente para o aperfeiçoamento da comercialização.

Agrifam 2012 será realizada em Lençóis Paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221368.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A 9ª edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam) será realizada neste ano na cidade de Lençóis Paulista. O acerto ocorreu em reunião na Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, na tarde de 12 de abril de 2012, com a presença de Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), entidade responsável pela realização da Agrifam; a prefeita do município, Izabel Cristina Campanari Lorenzetti; o presidente da Associação Rural de Lençóis Paulista, José Ulisses dos Santos; e José Oliveira Prado, diretor coordenador do centro de exposições que sediará a Feira, de 3 a 5 de agosto.

Pesquisar este blog