Selecione o dia...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meta de tornar o país livre de aftosa com vacinação será atingida ainda este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse ontem (19/04/12) que o Brasil deve alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre da febre aftosa por meio de vacinação. Segundo ele, o prazo definido anteriormente pelo governo era 2013. "Essa é a vontade política da Presidência da República e do nosso governo", ressaltou, ao participar do programa Bom Dia, Ministro. "Quero chegar lá até 2012. Isso será um trunfo, como é um trunfo Santa Catarina ser livre de febre aftosa sem vacinação."

Ministério da Agricultura autoriza inscrição de 23 espécies no cadastro RNC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221406.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (19/04/12) a Instrução Normativa nº 9, que autoriza a inscrição de 23 espécies frutíferas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). O cadastro tem como finalidade habilitar as espécies e cultivares para o sistema produtivo formal, permitindo a produção, o beneficiamento e a comercialização.

Conferência nacional vai debater defesa agropecuária em Salvador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221403.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Cerca de quatro mil pessoas, entre agrônomos, veterinários, produtores rurais, técnicos e estudantes estarão reunidos em Salvador (BA), a partir do dia 23 até o dia 27 de abril de 2012, durante a III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, que será realizada pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), por intermédio da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

IAC estuda baby leaf, hortaliças de pequeno porte que ajudam na alimentação saudável das crianças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221402.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Não gosto!". Está é uma frase bastante comum dita pelas crianças aos pais quando eles tentam colocar hortaliças em seus pratos. Muitas vezes, os pequenos nem mesmo as experimentaram, mas tem a ideia pré-concebida de que aquele tipo de alimento é ruim. O consumo de hortaliças pelos brasileiros ainda é baixo. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 2006 apontam que em média o consumo pela população do País é de 50 kg por habitante ao ano, 87,5% menor do que a da população dos países europeus e da América do Norte, onde o consumo chega a 400 kg por habitante no ano.

Desmatamento na Amazônia Legal no mês de março foi 15% maior, registra Imazon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221407.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desmatamento da Amazônia Legal em março atingiu 53 quilômetros quadrados, área 15% maior que a de março de 2011, quando foram desmatados 46 quilômetros quadrados. Os dados são do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Cerca de 60% do desmatamento ocorreu em Mato Grosso. O Pará está em segundo lugar, com 25% e Rondônia em terceiro, com 9%.

Funai alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221405.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru ameaça causar um genocídio entre índios que vivem isolados na região, segundo organizações indígenas e indigenistas ouvidas pela BBC Brasil. Estimados em algumas centenas pelo escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco (AC), esses índios - em sua maioria falantes das línguas pano e aruak - vivem nas cabeceiras de rios na fronteira, atravessando-a livremente.

Inscrições para o concurso do Incaper começam no dia 23 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221404.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] O edital que autoriza o concurso público do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para a contratação de 147 profissionais foi publicado no Diário Oficial de ontem (19/04/12). Os aprovados ocuparão cargos de nível fundamental, médio e técnico. Confira aqui o edital do concurso (arquivo PDF).

Projeto de lei cria Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221401.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou no dia 18 de abril de 2012, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, um projeto de lei para criação da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com foco exclusivo em cursos superiores semipresenciais e a distância gratuitos, a Fundação Univesp será a quarta universidade pública estadual paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Universidades dos EUA lançam cursos gratuitos na web

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221400.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos criarão cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo através de uma nova plataforma de ensino interativo, chamada Coursera, anunciaram os criadores no dia 18 de abril de 2012. O Coursera vai oferecer mais de 30 cursos universitários no ano que vem através do seu site - www.coursera.org - sobre assuntos que vão desde mitologia grega a neurologia, de cálculo a poesia americana contemporânea. As aulas serão projetadas e ministradas por professores de Stanford, Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Michigan.

MPE Brasil 2012 abre inscrições para empresas de agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221399.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Estão abertas as inscrições para empresas brasileiras do setor de agronegócios concorrerem ao MPE Brasil 2012 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Criada para reconhecer organizações brasileiras que investem em conceitos e práticas de gestão, a premiação busca valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs.

Pesquisar este blog