Selecione o dia...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Energia renovável gerada em casa pode abastecer rede distribuidora no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221449.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que consumidor produza energia renovável e repasse a sobra para a rede distribuidora, pagando menos na conta de luz. Infelizmente, incentivo fiscal e isenção de impostos ficam de fora da medida.

Conferência Nacional de Ater define novas estratégias para a extensão rural no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221448.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nos próximos três dias (de 24 a 26/04/12), Brasília sedia a 1ª Conferencia Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater). Melhorias no setor vão permitir maior produção de alimentos e aumento de renda para o pequeno produtor. Na oportunidade, serão definidas propostas para aprimorar o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), que leva conhecimento agrícola para as pequenas propriedades rurais.

Vale arrenda mina da Petrobras para produzir potássio e reduzir dependência da importação de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff disse ontem (23/04/12) que é estratégico para o Brasil aumentar a produção de fertilizantes para reduzir a dependência externa, baratear custos e melhorar a competitividade da agricultura brasileira. A declaração foi feita em Rosário do Catete (SE), na cerimônia de assinatura de contrato entre a Petrobras e a Vale para arrendamento de reservas de potássio em Sergipe.

Embrapa comemora 39 anos com homenagens, tecnologias e pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221442.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No ano em que o Brasil recebe a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - Rio+20 -, a tônica das comemorações dos 39 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não poderia deixar de ser a sustentabilidade. Na programação dos dias 24 e 25 de abril de 2012, a Empresa vai mostrar uma visão moderna e coerente para o futuro da agricultura no contexto da economia verde e do desenvolvimento sustentável.

PIB da União Europeia registrou queda de 4,5% em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221447.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No ano passado, auge da crise econômica internacional, os europeus registraram queda no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2011, a União Europeia (UE) acumulou uma retração média de 4,5%, sendo que na zona do euro houve queda de 4,1%. A dívida pública na região subiu para 82,5% do PIB em comparação com os 80% registrados em 2010. Os dados são do instituto de estatística do bloco, o Eurostat.

Chinaglia prevê votação do Código Florestal hoje, mesmo sem acordo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221446.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou, ontem (23/04/12), que a votação do Código Florestal, prevista para o dia 24, no plenário da Casa, deverá ocorrer, mesmo sem acordo entre os partidos sobre o texto aprovado no Senado Federal. "Não vamos fazer nenhum tipo de obstrução para impedir a votação, pois sabemos que não haverá acordo e que o projeto deve ser votado como veio do Senado Federal", disse Chinaglia.

Empresas devem adaptar embalagens de agrotóxicos até 1º de outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tornou obrigatória a inserção da faixa toxicológica colorida na bula dos agrotóxicos até 1º de outubro de 2012, por meio da publicação do Ato nº 11 no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, 23 de abril - clique aqui para acessar.

Livro narra a história do feijão-caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221443.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Feijão-Caupi no Brasil - Produção, Melhoramento Genético, Avanços e Desafios, é o título do livro que a Embrapa Meio-Norte lança amanhã, dia 25 de abril de 2012, em Brasília (DF), nas comemorações dos 39 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O lançamento acontecerá na sede da instituição, com a presença de convidados especiais da área científica.

Estudo projeta volatilidade no preço do milho por causa do aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221441.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tentando quantificar o impacto das mudanças climáticas no preço do milho nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade de Stanford analisaram o mercado nos últimos anos e fizeram projeções levando em conta um aquecimento de 2°C para as próximas décadas. O que descobriram é que ondas de calor terão um impacto até quatro vezes maior sobre os preços do que se pensava e estão bem a frente do cultivo de biocombustíveis, por exemplo, como um fator contribuinte para a elevação dos preços.

Universidade Federal do Oeste do Pará abre concurso para professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221434.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Foi publicado no dia 20 de abril de 2012, no Diário Oficial da União (DOU), o edital 2/2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que torna pública a abertura de inscrições e determina as normas dos concursos públicos de provas e títulos para provimento de cargo de professor da carreira do magistério superior. Os candidatos para o cargo de professor adjunto deverão ser portadores de diploma de doutor.

Pesquisar este blog