Selecione o dia...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ministro do Desenvolvimento Agrário diz que desmatadores não terão anistia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221459.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse ontem (24/04/12) que o governo não vai admitir que o novo Código Florestal conceda anistia a agricultores que desmataram suas terras. Ele negou que tenha havido negociações do tipo com a bancada ruralista no Congresso. "O governo da presidente Dilma não vai admitir anistia para quem desmatou", disse. "E não é verdade que o governo está negociando a anistia com a bancada ruralista. Queremos que o Código Florestal preserve o que está em pé e recomponha boa parte do que foi desmatado", completou.

Tecnologia identifica animais com carne mais macia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221458.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), anuncia , durante as comemorações de seus 39 anos, a descoberta de trechos de DNA bovino responsáveis pela produção de carne macia nesses animais. Esse achado permitiu desenvolver um método capaz de identificar, por meio de marcadores moleculares, os animais que possuem essa característica. Trata-se do Método para identificação precoce de animais com maior potencial para carne macia, que a Embrapa lança hoje (25/04/12).

Governo anuncia medidas para amenizar prejuízo da seca no Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221456.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Atento aos prejuízos causados pela estiagem no Nordeste, considerada uma das piores das últimas quatro décadas, o governo federal anunciou medidas para amenizar o problema que atinge os produtores rurais das respectivas regiões. Além do Bolsa Estiagem, que integra o pacote de R$ 2,7 bilhões, divulgado pela presidente Dilma Rousseff para minorar os efeitos da seca, o socorro do governo chega também por meio da prorrogação até 2 de janeiro de 2013 das parcelas de empréstimos de custeio e investimentos, a vencer ou vencidas, dos produtores das regiões em situação de emergência reconhecidas pelo governo. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as parcelas poderão ser prorrogadas por prazo de um até cinco anos, dependendo do caso.

Crianças bebiam água do gado em fazenda de deputado flagrada com escravos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221450.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA), onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravos após denúncia de trabalhadores que não quiseram se identificar. A libertação aconteceu no início de março e foi realizada por ação conjunta de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Federal (PF).

Cultivo de leguminosas consorciadas com café controla plantas daninhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221454.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A busca por alternativas ambientalmente corretas que contribuam para uma agricultura ecológica e sustentável cresce cada vez mais no cenário mundial. O controle de plantas daninhas usando leguminosas herbáceas consorciadas com a cultura do café vai ao encontro desse pensamento. Esse estudo foi desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Café, Julio Cesar Freitas Santos, em sua tese de doutorado, na área de Fitotecnia, realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), projeto que teve apoio do Consórcio Pesquisa Café.

Campanha nacional quer vacinar 24,1 milhões de pessoas contra a gripe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221457.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Saúde anunciou ontem (24/04/12) a meta de imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, marcada para o período de 5 a 25 de maio. A dose vai proteger também contra a influenza A (H1N1). A meta representa 80% do público-alvo definido pela pasta, que inclui idosos a partir de 60 anos (20,5 milhões), crianças entre 6 meses e 2 anos (4,3 milhões), grávidas em qualquer período da gestação (2,1 milhões), povos indígenas (586 mil) e trabalhadores de saúde (2,4 milhões).

Campinas sedia Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221455.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA) será realizado entre os dias 2 e 4 de maio de 2012, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), que em 2012 completa 45 anos, o congresso reúne pesquisadores, professores da área de graduação e pós-graduação, estudantes e representantes de órgãos governamentais e indústrias de alimentos.

Pesquisadores da Fepagro apresentam o potencial econômico do butiá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221453.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O manejo sustentável e as potencialidades de aproveitamento econômico do butiá serão apresentados por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) no curso de Sistemas Agroflorestais (SAF) do projeto RS Biodiversidade, em Tapes, hoje (25/04/12). Planta nativa do Rio Grande do Sul, o butiazeiro integra a lista de espécies ameaçadas de extinção no Estado.

Índio usa Skype para articular organização de campanhas pan-nacionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221452.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O líder Tashka Yawanawá, da tribo dos Yawanawá no Acre, defende que os povos indígenas usem as últimas tecnologias para se articular na luta por suas causas. "Hoje povos indígenas não podem mais fugir do homem branco, da tecnologia. Temos que nos atualizar, nos preparar para encarar esse novo mundo", diz Yawanawá.

Novo Código florestal pode provocar guerra jurídica, avalia procuradora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221451.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A procuradora da república Analúcia Hartman alertou em uma palestra no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a insegurança jurídica que resultará da aprovação do Novo Código Florestal. O relator do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados, Paulo Piau (PMDB-MG), apresentou no dia 19 de abril de 2012 seu parecer à proposta que foi aprovada pelo Senado Federal no final de 2011, excluindo parágrafos inteiros deste último, especialmente os que obrigam os infratores a recomporem as áreas devastadas até julho de 2008.

Pesquisar este blog