Selecione o dia...

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Brasil vai processar empresas que fecharam contratos de carbono com índios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221509.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que os contratos de venda de créditos de carbono oferecidos por empresas internacionais são ilegais e comprometem o uso das reservas pelos próprios indígenas. Brasil não tem legislação para acordos de Redd. O Brasil se prepara para iniciar uma briga nos tribunais contra negociadores internacionais de créditos de carbono. A Advocacia Geral da União (AGU) vai entrar com uma ação judicial para impedir os efeitos de contratos assinados entre indígenas e empresas que atuam no setor e que teriam agido ilegalmente no Brasil.

Presidente da SNA diz que reflorestar "seria desperdício fantástico"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221505.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] São falsos os argumentos das organizações ambientalistas contrárias ao Código Florestal aprovado no dia 25 de abril de 2012 pela Câmara dos Deputados, segundo garantiu à Agência Brasil o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga. Ele disse que não faria mais sentido transformar novamente em floresta uma área totalmente plantada com soja ou cana, por exemplo. "Seria um desperdício econômico fantástico."

Endividados e sem tecnologia, produtores de cacau não atendem mercado interno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221504.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O endividamento, a falta de crédito rural dos produtores e a tecnologia de produção pouco difundida são alguns dos obstáculos ao crescimento da produção de cacau no Brasil. Os produtores brasileiros, que já foram responsáveis pela segunda maior produção do mundo na década de 80, ainda não se recuperaram dos prejuízos causados pela vassoura de bruxa, a praga que destruiu boa parte de suas lavouras no início da década de 90. E agora pedem apoio do governo para ampliar a produção.

Embrapa lança suas primeiras publicações em formato digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221500.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Desde o final do mês de abril de 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou sua incursão no universo dos livros digitais (e-books). Durante as comemorações do 39º aniversário da Embrapa foram lançados os 13 primeiros títulos técnico-científicos já convertidos no formato e-pub, internacionalmente reconhecido, aberto e recomendado para a edição de e-books. A coordenação da iniciativa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/ DF), com o objetivo de testar o mercado e avaliar o interesse do público.

Mudança no ICMS do comércio eletrônico beneficia estados consumidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221508.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Novas regras de arrecadação do ICMS sobre o comércio eletrônico podem ser votadas amanhã (02/05/12) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Em pauta, o substitutivo do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para as três propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam do ICMS recolhido sobre os produtos comprados via internet.

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221507.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física termina hoje (30/04/12), mas, mesmo assim, 3,73 milhões de contribuintes ainda não acertaram as pendências com o Fisco. Até as 9 horas de ontem (29/04), balanço da Receita Federal mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações - aproximadamente 85,08% do total estimado para este ano (25 milhões).

Texto do Código Florestal aprovado na Câmara é alvo de críticas de senadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221506.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O texto do novo Código Florestal Brasileiro aprovado pelos deputados no dia 25 de abril de 2012 foi criticado pelos senadores na sessão plenária do dia 27. O projeto da Câmara dos Deputados encaminhado para sanção presidencial altera o texto elaborado pelos senadores. Relator da matéria no Senado Federal, Luiz Henrique (PMDB-SC) iniciou as sucessivas declarações condenando a atitude dos parlamentares. Segundo ele, toda a tramitação do projeto no Senado contou com a participação dos deputados, principalmente da bancada ruralista, ambientalistas, pesquisadores e do Executivo, o que viabilizou um amplo acordo.

Paraná pode expandir plantio de seringueiras para atender Sumitomo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221503.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná poderá expandir o plantio de seringueiras para atender a Sumitomo, fabricante japonesa de pneus que está se instalando em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e deve começar a produzir em 2015. A empresa comunicou a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) que tem interesse em comprar matéria-prima local e em investir em pesquisa para transferir tecnologia aos produtores. Um plano de estímulo à atividade será desenvolvido a partir de agora.

UFCG oferece vaga para professor substituto de Medicina Veterinária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221502.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Serão realizadas de 2 a 10 de maio de 2012, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de um professor substituto para o Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus de Patos.

Novas Árvores do Conhecimento oferecem informações sobre sistema de plantio direto e manejo florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221501.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Intensificar esforços para a mitigação dos riscos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa - principalmente do gás carbônico (CO2) -, bem como do uso de combustíveis fósseis. Esses são alguns dos objetivos da Embrapa, em sintonia com a agenda mundial para o desenvolvimento sustentável a ser debatida na Rio+20. Nessa perspectiva, a Embrapa lança, em seu 39º aniversário, duas novas Árvores do Conhecimento (AC) temáticas na Agência de Informação Embrapa: a AC Sistema Plantio Direto e a AC Manejo Florestal.

Pesquisar este blog