Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Supremo Tribunal Federal anula títulos de fazendeiros em terra indígena na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221538.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 30 fazendeiros e empresas agropecuárias terão que desocupar uma área indígena de 54 mil hectares no sul da Bahia. A decisão foi tomada ontem (02/05/12) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por placar de 7 votos a 1, os ministros entenderam que os títulos são nulos porque estão dentro de uma reserva demarcada em 1930. A ação foi ajuizada há quase três décadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que pretendia garantir aos índios pataxós hã-hã-hães o direito à posse e ao usufruto exclusivo da terra Caramuru-Paraguassu. A reserva fica nos municípios de Camacan, Pau-Brasil e Itaju do Colônia, no sul da Bahia.

Pecuaristas reunidos na ExpoZebu definem propostas do setor para a Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221536.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 100 representantes da classe produtora, entre pecuaristas e lideranças do setor, participaram de reunião realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ontem (02/05/12), na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), durante a 78ª ExpoZebu, a maior mostra de gado zebuíno do mundo. O encontro teve como objetivo discutir propostas para integrar um documento que será apresentado pela CNA durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

Segurança ambiental de OGMs é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221532.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV mostra nesta edição o Projeto LAC Biosafafety: segurança ambiental de organismos geneticamente modificados como tema principal. O programa vai ao ar no dia 4 de maio de 2012 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 6 de maio, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprises no dia 9, às 9h10, e no dia 11, às 16 horas.

CNA avalia crescimento de 5,3% do faturamento da agropecuária em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221531.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário deve crescer 5,3%, atingindo R$ 351,7 bilhões, em 2012, segundo previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elaborada a partir das estimativas para a produção de grãos e fibras na safra 2011/2012 e dos preços médios praticados no mercado. O crescimento estimado para o faturamento bruto dos produtos pecuários é de 11,2% no ano. Este aumento, segundo a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, foi estimulado pelo "aumento da demanda externa e a possibilidade de o Brasil ampliar sua participação no mercado mundial de carne bovina, devido ao encarecimento do preço da arroba nos Estados Unidos".

Câmara aprova projeto que criminaliza exigência de cheque caução em hospital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221540.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou ontem (02/05/12), em plenário, projeto de lei que torna crime a exigência de cheque caução, nota promissória ou até preenchimento de formulário prévio para atendimento nas emergências de hospitais particulares. O texto segue agora para votação no Senado Federal.

Protecionismo argentino derruba em 27% exportações brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221539.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras para a Argentina caíram 27,1% em abril em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados divulgados ontem (02/05/12) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A redução das compras argentinas de produtos nacionais tem preocupado o governo brasileiro, que negocia uma reunião com o governo argentino ainda este mês, informou o secretário executivo do Mdic, Alessandro Teixeira.

Pequenos produtores encontram oportunidades de negócios na Agrishow

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221537.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] As micro e pequenas empresas estão entre as principais responsáveis pela força dos negócios do campo. No maior estado brasileiro elas representam 87% das propriedades agropecuárias e empregam 61% da força de trabalho. Os números são do Sebrae, que está oferecendo dicas de controle financeiro para a propriedade rural durante a Agrishow 2012 - 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

Censo do IBGE comprova que Brasil reduz desigualdade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221535.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os avanços nos indicadores sociais do Brasil na última década, apontados pelos resultados gerais da amostra do Censo 2010, mostram que o País está no caminho certo para erradicar a miséria, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Além do aumento de renda, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram queda da mortalidade infantil e aumento da frequência escolar, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, as mais pobres do País.

VI Congresso Brasileiro de Soja aborda integração na produção nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221533.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O VI Congresso Brasileiro de Soja, o maior evento nacional sobre a cultura, será realizado de 11 a 14 de junho de 2012, em Cuiabá (MT) e já conta com mais de 1.200 inscritos. O VI CBSoja vai reunir cerca de 2.000 pessoas e terá a presença das principais lideranças nacionais e internacionais do setor. "A procura por inscrições está alta. É importante que a pessoa se programe para fazer a inscrição antecipada, já que as vagas são limitadas", enfatiza o presidente do Congresso, Ricardo Vilela Abdelnoor, pesquisador da Embrapa Soja.

Repórter Brasil disponibiliza versão digital de suas publicações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221528.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Neste link a Ong Repórter Brasil disponibiliza a versão digital de suas publicações impressas produzidas nos últimos anos. São relatórios de impacto, estudos e mapeamento de cadeia produtiva e cartilhas educativas, resultado do trabalho de jornalistas, pesquisadores e educadores ligados aos projetos Agência de Notícias, Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis e Escravo, Nem Pensar!.

Pesquisar este blog