Selecione o dia...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Justiça manda prender oficiais da PM pelo Massacre de Eldorado dos Carajás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221590.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) expediu ontem (07/05/12) mandados de prisão contra o coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira. Os dois foram responsabilizados na Justiça por comandarem a ação da Polícia Militar que causou a morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. Dezenove sem-terra morreram no local e dois, a caminho do hospital. As mortes ocorreram durante o confronto com a polícia no km 96 da Rodovia PA-150, na chamada Curva do S.

Ministra Izabella Teixeira defende veto de Dilma ao Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221591.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, voltou a defender ontem (07/05/12) que a presidente Dilma Rousseff vete o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados em caráter final, em abril. "A posição da ministra é pelo veto. Não tenho nenhum problema em dizer isso", esclareceu Izabella Teixeira, que participou de um debate sobre a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos voltados à construção de uma sociedade global sustentável, no Senado Federal.

População e meio ambiente seguem lado a lado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221587.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As mudanças demográficas que ocorrem no mundo e o consumo sem precedentes que as acompanha colocam o planeta em perigo, alerta um novo estudo divulgado às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Pouco antes da Cúpula da Terra, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, algumas nações industrializadas, e especificamente os Estados Unidos, foram criticadas por consumirem em um nível obsceno os recursos finitos do planeta, entre eles alimentos, água e energia. O consumo insustentável destrói gradualmente o mundo, alertavam ambientalistas naquela ocasião.

Pesquisas da Epamig consolidam sistema de produção eficiente de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221584.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite. Minas Gerais destaca-se por ter o maior rebanho bovino leiteiro, além de ser o maior produtor nacional. O Estado produz 8,4 bilhões de litros, representando 27,3% do total produzido no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das principais características do rebanho bovino no Brasil é sua composição: 74% das vacas são mestiças e produzem 1.276 kg de leite por lactação. Minas possui 7,4 milhões de fêmeas, sendo 5,4 milhões cabeças em lactação, o maior plantel do país.

Cooperativismo é inserido no debate internacional da Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221589.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que se realizou entre os dias os dias 30 de abril e 4 de maio de 2012, o Brasil apresentou contribuições para os debates sobre agricultura sustentável. Entre as propostas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) contou com o apoio de 131 países para inserir o cooperativismo entre os temas no rascunho do documento base da Rio 20, apelidado de Draft Zero.

Dia dos Impactos Climáticos mobiliza mais de 100 países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221588.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Do Brasil ao Paquistão, dos Estados Unidos ao Japão, mais de mil eventos marcaram o dia cinco de maio de 2012 como um momento de reflexão e de divulgação da relação entre fenômenos climáticos extremos e o aquecimento global. O aumento da frequência de eventos climáticos extremos, somado aos anos de descaso do poder público com a ocupação irregular de encostas e beira de rios, resultaram na morte de 900 pessoas no Brasil no ano passado, segundo dados do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR).

Mandioca: cotação em alta estimula produtor mineiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221586.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores mineiros de mandioca para consumo de mesa apostam na manutenção de boas vendas em 2012, com base nos resultados contabilizados nos dois últimos meses. Neste início de colheita, o valor da caixa de 22 quilos nas propriedades alcança até R$ 20,00, uma alta da ordem de 150% em relação ao preço médio registrado há um ano, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Agricultor Familiar é exemplo de sucesso em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221585.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Paulo Coelho de Miranda, agricultor familiar, que mora há mais de 30 anos em Colíder, no estado de Mato Grosso, é um ótimo exemplo de pequeno produtor bem sucedido. Casado com dona Maria Helena, pai de dois filhos: Pablo (22 anos) e Poliana (15 anos), há cerca de 22 anos planta melancias. Sua produção de um hectare tem 500 pés de melancia, o que vai gerar cerca de 20 mil kilos da fruta.

Unesp está entre as cinco melhores instituições de ensino em Geotecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221583.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está selecionada entre as cinco melhores instituições de ensino e pesquisa na área de Geotecnologias do Prêmio MundoGEO#Connect 2012. A seleção ocorreu pela internet e agora na segunda fase serão selecionadas as top 3, sendo que, dia 29 de maio, será entregue o premio à primeira classificada. João Francisco Galera Mônico, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus de Presidente Prudente, está entre os Top five da Personalidade do Ano em Geotecnologias.

Tetra Pak identifica 2,7 bilhões de novos consumidores para a indústria do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221582.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma nova pesquisa da Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, identifica que 2,7 bilhões de novos consumidores serão a próxima grande oportunidade de mercado para a indústria de laticínios. Essa expectativa surge da população de baixa renda que deve emergir nos países em desenvolvimento, graças ao esperado aumento da prosperidade, do poder de compra e do desejo de consumo de produtos lácteos líquidos.

Pesquisar este blog