Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dilma ataca juros altos para reverter desaceleração da economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221600.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Governo estimula a redução das taxas de juros para alavancar o crescimento da economia e manter a meta de crescer 4% em 2013. Mas especialistas dizem que isso não basta. A recente pressão do governo brasileiro pela redução dos juros está ligada à desaceleração da economia verificada nos últimos meses, apontam especialistas ouvidos pela DW Brasil. Depois de um avanço de 2,7% do PIB em 2011, bem abaixo da marca de 7,5% alcançada em 2010, o Brasil tem como objetivo crescer no mínimo 4% em 2013.

Apesar da pressão popular, líderes adiam votação da PEC do Trabalho Escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221596.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O apoio do governo e a pressão de organizações da sociedade civil não foram suficientes para garantir a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a expropriação de terras nas quais seja constatado o uso de mão de obra escrava. Após reunião de líderes, os deputados decidiram adiar a votação, prevista para a noite de ontem (08/05/12). Os deputados da bancada ruralista consideraram que o texto da PEC é genérico e não caracteriza claramente o que significam trabalho análogo à escravidão e trabalho degradante, nem como será feita a expropriação das terras.

Superagro 2012 apresentará pecuarista que multiplicou por cinco o faturamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221595.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor rural Carlos Alberto Lima, proprietário de um pequeno sítio de 16 hectares na cidade de Boa Esperança (MG), alcançava uma média de R$ 8 mil de lucro líquido por ano, com a produção diária de 12 litros de leite. Em 2010, aderiu ao Programa Minas Leite, coordenado em conjunto pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e pela vinculada Emater-MG, que responde pela execução do programa. Após um ano recebendo orientações do Minas leite, o cenário econômico da propriedade mudou expressivamente registrando, em 2011, lucro líquido de R$ 45 mil com a produção de 15 litros de leite/dia.

Pesquisadora da Embrapa é eleita membro da Academia Brasileira de Ciências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221593.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Maria Fatima Grossi de As (foto ao lado), foi eleita membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de ciências agrárias. A eleição foi realizada durante a Assembleia Geral Ordinária da ABC no dia 16 de dezembro de 2011 e a cerimônia de posse aconteceu ontem, 8 de maio de 2012, durante a Reunião Magna da Academia, no Rio de Janeiro. A assembleia elegeu 25 novos membros, e junto com Maria Fatima na área de ciências agrárias, está o pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Evaldo Ferreira Vilela.

Clube de Roma prevê graves problemas ambientais nas próximas décadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221601.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estiagens, enchentes e mudanças extremas de temperatura aumentarão nas próximas quatro décadas. Estudo prevê que nível do mar deverá subir meio metro e gelo do Ártico deve desaparecer no verão. As mudanças climáticas se intensificarão na segunda metade do século, o que provocará muito sofrimento no planeta. Esta é a conclusão dos pesquisadores que fizeram o relatório "2052: Uma previsão global para os próximos 40 anos". O estudo realizado para o Clube de Roma foi apresentado ontem (08/05/12) em Roterdã, na Holanda.

Venda de produtos da agricultura familiar será feita pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221599.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para incrementar o programa Rede Brasil Rural, criado no final de 2011 pelo governo federal, e que consiste basicamente numa plataforma eletrônica, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende instalar, em breve, um comércio virtual para que os produtos da agricultura familiar sejam oferecidos e comercializados pela internet.

MPF pede cancelamento de registro de fungicidas que podem ser cancerígenos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221598.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou com uma ação civil pública pedindo o cancelamento do registro de todos os fungicidas que utilizam o princípio ativo prochloraz. Uma perícia realizada por especialistas do órgão indicou que a substância propicia o aparecimento de câncer de mama, de testículo e de próstata.

Ideli diz estar convicta de que Dilma vetará pontos do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221597.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse ontem (08/05/12) que tem convicção de que a presidente Dilma Rousseff vetará pontos do texto do novo Código Florestal, aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados. De acordo com a ministra, já é pacífico que a presidente não permitirá os dispositivos que concedam anistia a desmatadores e que causem prejuízos a pequenos agricultores.

Brasil e Argentina se unem para impulsionar a biotecnologia animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221594.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem, com o apoio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), o curso Epigenética na reprodução animal: conceitos e aplicações, no período de 7 a 18 de maio de 2012, no Campo Experimental Fazenda Sucupira em Brasília (DF). Participam do curso 10 técnicos, incluindo professores, pesquisadores e doutorandos das áreas de Biotecnologia, Genética e Bioinformática da Argentina, Colômbia, Uruguai, Paraguai e de diferentes regiões do Brasil.

Curso vai abordar a interface entre a biologia evolutiva e a genética atual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221592.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Qual é a relação entre a Teoria da Evolução de Charles Darwin, que revolucionou a ciência no Século XIX, e as pesquisas atuais na área de genética? Essa é a questão tema da quarta edição do Curso de evolução e sua interface com recursos genéticos, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no período de 9 a 13 de julho de 2012, em Brasília (DF).

Pesquisar este blog