Selecione o dia...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Valor Bruto da Produção de 2012 é avaliado R$ 211,24 bilhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221671.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Valor Bruto da Produção (VBP), que é a soma do valor das principais lavouras do país, está estimado em R$ 211,24 bilhões em 2012, segundo cálculo da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgados ontem (15/05/12). Os dados são obtidos com base nos resultados verificados no mês de abril.

Terra leva um ano e meio para repor recursos consumidos anualmente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221670.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os seres humanos consomem, a cada ano, um montante de recursos naturais 50% superior ao que a Terra pode produzir, de forma sustentável nesse mesmo período. Os dados são da ONG WWF. De acordo com um relatório Living Planet, divulgado ontem (15/05/12), a Terra leva um ano e meio para repor todos os recursos que a população mundial consome a cada ano. Para muitos ambientalistas, a Rio+20, conferência internacional que será realizada no Brasil em junho, é uma oportunidade para os países aumentarem de forma urgente a proteção à natureza.

Livro da Embrapa sobre Agricultura de Precisão tem mais de 4,5 mil acessos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221667.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Para um tema que ainda é considerado novo no Brasil, o número de acessos ao livro Agricultura de Precisão - Um Novo Olhar surpreendeu os editores, somado ao fato de que a publicação foi lançada oficialmente no final de abril de 2012. São mais de 4.500 mil acessos, cerca de 100 por dia. Isso representa quase cinco vezes a tiragem impressa do livro, que foi de mil exemplares. O livro está disponível para download gratuitamente neste link.

Agricultores familiares já podem vender seus produtos pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221666.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2011, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou uma ferramenta virtual que vai ajudar os agricultores familiares a impulsionar as vendas de seus produtos: a Rede Brasil Rural. O portal de compra e venda da agricultura familiar na internet gera benefícios para produtores, empresas e consumidores, que podem adquirir direto da fonte uma infinidade de produtos. Quem vende, potencializa o negócio. Já quem compra, aproveita o preço reduzido e a diversidade do catálogo de ofertas.

Câmara aprova criminalização de uso indevido da internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221672.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou ontem (15/05/12) projeto que tipifica os crimes cibernéticos. A proposta estabelece que aquele que devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores ou ainda adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular poderá ser condenado a prisão de três meses a um ano mais multa. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal.

Pesquisa com algodão e girassol é sucesso nos cerrados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221669.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] São animadores os resultados das pesquisas com algodão e girassol nos cerrados do Piauí e Maranhão, conduzidas pela Embrapa Meio-Norte. Nos últimos três anos os estudos têm avançado e a produtividade do algodão com caroço já é superior a quatro toneladas por hectares, segundo o pesquisador José Lopes Ribeiro, responsável pelo trabalho.

Tecnologias de controle biológico de pragas agrícolas estarão na Agrobrasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221668.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Tecnologias sustentáveis para controle de pragas agrícolas serão alguns dos destaques da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Agrobrasília 2012, que acontece de 15 a 19 de maio na capital federal. As tecnologias de feromônios para controlar percevejos que atacam a cultura da soja e de inseticidas biológicos eficazes contra lagartas e mosquitos transmissores de doenças foram desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa, e já estão prontas para serem transferidas ao setor produtivo.

ITC lança no Brasil tronco hidráulico para casquear animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221665.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A ITC do Brasil lançou no mês de maio de 2012 um equipamento para casquear animais, inédito no Brasil: Castronc. Trata-se de um tronco hidráulico de contenção para casqueamento, que dispensa uso excessivo de cordas, de pessoas e principalmente de força manual. O processo é simples. O animal entra no tronco, a porta se fecha em volta do pescoço através de um dispositivo. A cinta peitoral eleva parcialmente o animal, imobiliza-o, permitindo que as patas traseiras e dianteiras sejam levantadas através de motores hidráulicos. É um equipamento seguro, eficiente e fácil de manipular, além de evitar problemas com timpanismos, pois todo o procedimento é realizado com animal em pé.

Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel acontece em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221664.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Principal matéria-prima para a produção de celulose e papel, o eucalipto chegou ao Brasil há cerca de um século. Passados pouco mais de 100 anos, o País figura hoje como o maior produtor mundial de celulose de fibra curta e é referência internacional nesse setor por suas práticas sustentáveis.

Comemore: 24 de maio é o Dia Nacional do Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221663.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café. Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da Associação Brasileira da Indústria de Café (aBIC), a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda.

Pesquisar este blog