Selecione o dia...

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Após expulsarem latifundiários, moradores dão exemplo de sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221860.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Gurupá é uma das regiões no Brasil onde o direito de uso e de acesso à terra e aos recursos naturais pelas comunidades locais foi mais bem resolvido. A floresta é explorada, mas 96% da mata seguem intactos. O índice de prosperidade tem indicadores próprios na Ilha das Cinzas. E ele é considerado alto pelos moradores: as 60 famílias têm um barco cada uma, as casas foram recentemente equipadas com televisão e parabólicas, não falta diesel para abastecer o gerador de energia elétrica, todos usam coletivamente computadores conectados na internet via satélite.

Brasil conquista status de risco insignificante para a doença da vaca louca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221856.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reclassificou o status do Brasil como região de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida popularmente como a doença da vaca louca. O anúncio foi feito na 80ª Reunião Anual da OIE, no dia 24 de maio de 2012, em Paris, França. Antes da reclassificação, o Brasil era avaliado como país de risco controlado para ocorrência da vaca louca, embora nunca tenha registrado nenhum caso da doença.

Bahia vai ganhar primeira biofábrica de sisal do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221854.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Bahia terá em breve a primeira biofábrica de sisal do Brasil, que vai funcionar em Cruz das Almas, no interior do Estado, numa parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto de engenharia está em fase de elaboração e as obras devem começar até o final de 2012.

Terminal de Cargas de Itiquira dá mais competitividade e estímulo ao produtor e maior eficiência a Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221851.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um carregamento de toneladas de soja, na manhã do dia 2 de junho de 2012, no Terminal Intermodal de Itiquira João Celi Triches, acompanhado de perto pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, inaugurou oficialmente o terceiro terminal de cargas com cerca de 120 km de trilhos de Alto Araguaia a Itiquira, da Ferrovia Senador Vuolo (Ferronorte).

Workshop internacional discute ciência e tecnologia na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221855.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Será realizado de 5 a 8 de junho de 2012, o Workshop Internacional Estratégias para Inovação Tecnológica em Sistemas Agroflorestais e Agrossilvipastoris para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Boliviana, Brasileira e Peruana. O objetivo do evento é promover o intercâmbio entre instituições de pesquisa e dos três países, bem como elaborar uma proposta de projeto que contemple aspectos voltados para sistemas integrados de produção agropecuária.

Senadores cobram redução de juros para o setor agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221859.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa Selic de 9% para 8,5% ao ano, senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) cobraram do governo a redução dos juros dos financiamentos agrícolas. "Conclamo todos os pares desta comissão para que façamos um movimento junto ao governo para que agora, no lançamento do plano safra, que deve acontecer no mês de junho, o governo venha com uma boa notícia para o setor, de pelo menos 0,5% [de redução dos juros]. O ideal seria 1% [de redução], mas temos que buscar isso, porque o nosso produtor é aquele que tem feito a diferença no nosso país -- disse Sérgio Souza (PMDB-PR), em reunião da CRA no dia 31 de maio de 2012.

Projeto de lei do Senado prevê fim de concurso público para cadastro reserva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221858.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A possibilidade de órgão públicos não poderem mais fazer concursos exclusivamente para a formação de cadastro reserva é uma questão que divide opiniões. De acordo com o Projeto de Lei do Senado - PLS 369/2008 - aprovado no dia 30 de maio de 2012 em caráter terminativo na Casa, apenas empresas públicas e de economia mista poderão convocar concurso para a reserva de funcionários, mesmo assim, sem cobrar taxa de inscrição. O cadastro reserva continua permitido para casos de provimento de vagas além das previstas em edital.

Últimas vagas para estágio para jovens agricultores brasileiros na Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221857.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação de Fomento de Estágios de Brasileiros no Exterior (Afebrae) reabre as inscrições para os estágios na Alemanha, até o final do mês de junho, para mais 4 vagas com contratos voltados à área de fruticultura, gado leiteiro e equinocultura. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.afebrae.com.br, pelo telefone/fax (54) 3281-1465 ou via e-mail contato@afebrae.com.br. Os que não tem disponibilidade este ano, já podem se inscrever para a seleção de 2013/2014.

Docente da UFSCar lança livro sobre o cotidiano em assentamento rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221853.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] No mês de junho, acontece o lançamento do livro Processo organizativo de assentamentos rurais: trabalho, condições de vida e subjetividades, escrito pela docente Rosemeire Aparecida Scopinho, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra reflete os estudos desenvolvidos pela autora acerca do processo organizativo do Assentamento Sepé Tiaraju, localizado em Serra Azul (SP). A obra já está disponível e mais informações sobre a mesma podem ser conferidas no site da Editora AnnaBlume, em www.annablume.com.br.

Pavimentação com pedras melhora tráfego e escoamento da safra no interior do PR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221852.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governador em exercício Flávio Arns autorizou, no início de junho de 2012, a liberação de mais de R$ 7,4 milhões para obras de pavimentação poliédrica (com pedras irregulares) em 17 municípios da região Sudoeste do Paraná. Desde janeiro de 2011, o Governo do Estado já repassou mais de R$ 65,2 milhões para 72 municípios executarem obras com essa técnica, também conhecida como calçamento. Utilizada em vias urbanas e estradas rurais, a pavimentação com pedras é econômica e tem ainda a vantagem de aproveitar mão de obra local.

Pesquisar este blog