Selecione o dia...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Brasil detém 12% da água do planeta, mas recurso está mal distribuído

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil está em uma situação confortável em relação à disponibilidade de recursos hídricos comparado a outros países, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). O documento Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2012 - clique aqui para baixar (arquivo PDF - 70,8 Mb) - , divulgado ontem (04/06/12), em Brasília (DF), revelou que o volume de água no país representa 12% da disponibilidade do planeta. Mas o mesmo documento alerta que o aparente conforto convive com a distribuição desigual desses recursos.

MP do Código Florestal já recebeu 350 emendas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221868.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A medida provisória que altera o novo Código Florestal (MP 571/12) já recebeu cerca de 350 emendas. Esse número deverá aumentar, já que os parlamentares tinham o prazo apresentar emendas até as 20h30 de ontem (04/06/12). O número total de emendas será divulgado hoje (05/06), data em que será instalada a comissão mista que vai analisar a MP.

Livro "Oliveira no Brasil: tecnologias de produção" será lançado na SuperAgro 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221865.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lançará livro inédito "Oliveira no Brasil: tecnologias de produção" durante a abertura oficial da SuperAgro Minas 2012, no dia 7 de junho de 2012, às 11 horas, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Oliveira no Brasil: tecnologias de produção será comercializado durante a SuperAgro Minas 2012, na Vila da Agricultura Familiar e a partir do dia 11 de junho estará disponível no site www.informeagropecuario.com.br.

Ibict realiza concurso para 4 vagas de pesquisador no Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221861.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de lançar edital para o concurso público de provas e títulos para ingresso na Carreira de Ciência e Tecnologia, no cargo de pesquisador, para exercício na Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação, na cidade do Rio de Janeiro.

CNA quer que produtores recebam créditos por recuperação de áreas degradadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221870.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), defendeu ontem (04/05/12) que os produtores que recuperarem áreas degradadas possam vender créditos de carbono. Para a senadora, os agricultores que fizerem ações par reduzir as emissões de gases de efeito estufa poderiam conseguir compensações financeiras de empresas poluidoras.

Bahia vai lançar plano para alcançar a autossuficiência na produção de borracha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221867.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Câmara Setorial da Borracha Natural e a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), estão ajustando os últimos detalhes para o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (Prodebon), previsto para acontecer no mês de julho deste ano. No dia 1º de junho de 2012, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o secretário executivo, Ivo Cabral Junior, e Jan Pryl, membro da Câmara, estiveram em São Paulo, reunindo-se com diretores da Pirelli e da Goodyear, buscando apoio e participação das indústrias de pneu no plano, através do fornecimento de mudas para agricultores familiares e assentados da reforma agrária na região produtora de borracha. O plano visa a autossuficiência da Bahia na produção de borracha natural.

Conceito de trabalho forçado ainda é um problema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221866.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Embora a proposta de Emenda Constitucional a respeito da expropriação de propriedades que explorem o trabalho análogo ao de escravo (PEC 438/2001) tenha sido aprovada em maio deste ano, ainda é necessário definir de forma mais clara o que é este tipo de trabalho. Para a advogada Luma Cavaleiro de Macedo Scaff, há a necessidade de uma regulamentação mais precisa do que significa a expressão "condições análogas" e de conceitos como "trabalho forçado" e "jornada exaustiva".

"O desenvolvimento sustentável é inevitável"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221864.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma agricultura sustentável claramente definida deveria ser uma prioridade na agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), afirmou Sameer Dossani, coordenador de campanhas internacionais da ActionAid, em entrevista à IPS. Esta organização estará entre os 50 mil participantes previstos para o encontro. A Conferência, conhecida como Rio+20 por acontecer duas décadas depois da Cúpula da Terra, será realizada de 20 a 22 de junho de 2012 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Agência USP de Inovação lança boletim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221863.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Agência USP de Inovação, da Universidade de São Paulo (USP), lançou um boletim informativo eletrônico sobre propriedade intelectual e inovação. Com periodicidade bimestral, o informativo reúne notícias sobre parcerias internacionais entre a Agência e universidades e instituições de pesquisa, eventos, transferência de tecnologia e projetos inovadores desenvolvidos por empresas no Brasil e no exterior. Clique aqui para baixar a primeira edição (arquivo PDF)

FURG oferece Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221862.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O programa oferece mestrado e doutorado para ingresso em agosto deste ano.

Pesquisar este blog