Selecione o dia...

terça-feira, 12 de junho de 2012

Brasil quer Rio+20 como referência mundial em sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221939.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A um dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, de 13 a 22 de junho de 2012, o mundo se volta para o Rio de Janeiro. No que depender do Brasil, o encontro se tornará uma referência internacional na defesa do meio ambiente com desenvolvimento sustentável e inclusão social. Para os brasileiros, é fundamental concentrar as discussões na erradicação da pobreza como elemento essencial à sustentabilidade.

Ministra defende aproximação do debate sobre a gestão de florestas com a questão agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221941.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu ontem (11/06/12), no Rio de Janeiro, o debate em torno de uma nova institucionalidade para a gestão das florestas no Brasil, aproximando a área ambiental de outras agendas também importantes para o país, como a agrícola.

Pecuária começa a mudar paradigmas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221934.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há luz no final do túnel. Menos de dois anos após a instituição do Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono - os processos que exigem o envolvimento da pecuária brasileira apresentam gradual crescimento, mesmo ainda de forma lenta. O programa incentiva a adoção de mecanismos tecnológicos e práticas que neutralizem ou pelo menos reduzam as consequências da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Embrapa leva campanha Agropecuária Sustentável para a Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221932.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mostrar que a agropecuária pode ser sustentável. Esse é o recado que a Embrapa está dando com a campanha Agro Sustentável - www.agrosustentavel.com.br - e também será a tônica da participação da Empresa durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. O evento reunirá delegações de mais de 190 países, além de representantes da sociedade civil internacional, para discutir o futuro do desenvolvimento sustentável do planeta nos próximos 20 anos.

Servidores das universidades federais iniciam greve

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221940.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde ontem (11/06/12), os técnicos administrativos das universidades federais entram em greve. A paralisação nacional foi decretada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade nacional que representa a categoria. O comando de greve ainda não tem um balanço sobre a adesão dos profissionais, já que o sindicato de cada instituições de ensino precisa decidir em assembleia se adere, ou não, ao movimento.

CNA estima queda de 0,75% no PIB do agronegócio no primeiro trismestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221938.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio recuou 0,22% em março, resultado que ampliou para 0,75% a queda no acumulado do primeiro trimestre de 2012, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). O desempenho é oposto ao registrado em 2011, quando o PIB do agronegócio cresceu 0,77% no mês e 2,44% no trimestre.

Exportação do agronegócio bate recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221937.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações do agronegócio brasileiro bateram recorde mensal em maio de 2012. Os embarques renderam US$ 10,26 bilhões, um aumento de 21,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. O recorde anterior, de US$ 9,84 bilhões, foi registrado em agosto de 2011. Os dados foram divulgados ontem (11/06/12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Seminário discutirá hoje o projeto do marco civil da internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221936.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A comissão especial que analisa o projeto de lei do marco civil da internet - PL 2126/11 - conclui hoje (12/06/12) o ciclo de seminários sobre a proposta. Especialistas já ouvidos pela comissão acreditam que as atuais lacunas na legislação brasileira vêm causando uma série de danos aos internautas, possibilitando abusos por parte de empresas de internet. A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 13.

Conferência Internacional de Coffea canephora terá transmissão ao vivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221935.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Conferência Internacional de Coffea Canephora, que teve início ontem (11/06/12) e vai até o dia 15, no Centro de Convenções de Vitória, será transmitida ao vivo. O público poderá conferir a programação completa do evento, que inclui paineis, conferências e visitas técnicas, pelos sites www.redesocialdocafe.com.br e www.conferenciaconilon.com.br.

Livro traz informações para melhorar qualidade da produção de grama

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221933.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Já está a venda pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) o livro Nutrição, adubação e calagem para a produção de gramas. A publicação foi lançada durante o sexto Simpósio sobre Gramados (SIGRA), evento organizado bianualmente pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu. A obra é organizada pelos professores Roberto Lyra Villas Bôas, da FCA; Leandro José Grava de Godoy, do Câmpus Experimental de Registro; Clarice Backes, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Alessandro José Marques Santos, doutorando da FCA e também professor da UEG.

Sistema CNA/Senar realiza seminários sobre Agricultura de Precisão na Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221931.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desmistificar o conceito da Agricultura de Precisão (AP) em todo o País e divulgar as novas tecnologias. Esse é o objetivo do Seminário sobre o tema no Espaço AgroBrasil, no dia 19 de junho de 2012, a partir das 14 horas, no Pier Mauá, um dos espaços oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Três convidados falarão sobre a sua importância para o setor agropecuário e como o uso da agricultura de precisão pode aumentar a produtividade na mesma área, ao mesmo tempo em que diminui os impactos ao meio ambiente: o pós-doutor da Embrapa, Ricardo Yassushi Inamasu, o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), José Paulo Molin, e o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Telmo Jorge Carneiro Amado.

Pesquisar este blog