Selecione o dia...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brasileiro come cinco quilos de agrotóxicos por ano, avalia Abrasco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221997.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A venda de agrotóxicos no Brasil em 2010 teve um aumento de 190% em comparação a 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), baseado em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo foi apresentado no dia 16 de junho de 2012 na Cúpula dos Povos na Rio+20 pela médica sanitarista Lia Giraldo da Silva Augusto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Operadoras de cartões de crédito prejudicam economia, diz Fecomercio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222000.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar dos cortes na taxa básica de juros (Selic) e da queda generalizada dos juros bancários, as taxas dos cartões de crédito permanecem no mesmo patamar há dois anos, segundo apurou pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Ainda há tempo para salvar a Rio+20, diz Marina Silva na Cúpula dos Povos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221998.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse acreditar que ainda há tempo hábil para um acordo nas negociações, o que vai garantir o sucesso da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ela participou no dia 16 de junho de 2012 de um ato organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e Desenvolvimento Sustentável contra o Código Florestal, na Cúpula dos Povos, que contou com a presença de diversas lideranças ambientais e representantes do Legislativo.

Congresso de Mamona e de Oleaginosas Energéticas tem intensa programação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221993.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Congresso Brasileiro de Mamona marca sua quinta edição com uma programação intensa sobre os trabalhos que estão ocorrendo nos diferentes segmentos da cadeira agroindustrial das culturas oleaginosas. Paralelo ao Congresso, será realizado o II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE) e o I Fórum Capixaba de Pinhão-manso (I FCPM). Os eventos organizados pela Embrapa Algodão e Embrapa Agroenergia, vão ocorrer em Guarapari, no Espírito Santo, de 16 a 19 de julho de 2012, no Sesc Centro de Turismo.

Programa Labex Invertido permite avanço em pesquisa com nanofibras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221995.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Após um ano no Brasil, o pesquisador norte-americano Gregory M. Glenn já tem bem mais que experiências científicas para levar na bagagem de volta aos Estados Unidos. Ao fazer um balanço do período de um ano em que esteve na Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), desenvolvendo pesquisas no âmbito do programa Labex Invertido, Glenn apontou os avanços na produção de nanofibras empregando um novo método, cujo processo chega a ter um rendimento 50 vezes maior que o convencional. O método usado atualmente é uma reação em solução ácida e exige várias etapas de purificação.

Safra de arroz do Sul de Santa Catarina é a maior da história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222002.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após a crise enfrentada pelos produtores de arroz do Sul do estado de Santa Catarina em virtude do baixo valor de comercialização e as baixa produtividades na safra 2011, a relativa alta no preço do produto aliada a uma produção recorde trouxeram alívio aos rizicultores em 2012.

Eletrosul inaugura complexo de geração eólica no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222001.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Eletrosul inaugurou no dia 16 de junho de 2012 o Complexo Eólico Cerro Chato, com 45 aerogeradores que já estão já em funcionamento, com geração total de 90 megawatts de energia. Foram investidos R$ 440 milhões no empreendimento, localizado em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.

Funai e Incra retiram de terra indígena no Paraná famílias de não índios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221999.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram no dia 15 de junho de 2012 a retirada de 11 famílias de não índios da Terra Indígena Boa Vista, no município de Laranjeiras do Sul, região centro-sul do Paraná. Elas serão realocadas em dois assentamentos localizados em Londrina, norte do estado.

Enem ultrapassa 6,4 milhões de inscritos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221996.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 6.497.466. Segundo balanço publicado no site do Ministério da Educação (MEC), foram registradas 275.769 inscrições a mais que a edição do ano passado. O processo foi encerrado às 23h59 do dia 15 de junho. Os estados que tiveram maior número de candidatos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).

Embrapa apresenta ações para segurança alimentar de povos indígenas na Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221994.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Uma exposição fotográfica que ilustra a parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e povos indígenas de várias regiões brasileiras será uma das atrações da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A abertura aconteceu ontem, 17 de junho de 2012, às 11 horas, no hall da Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1.024, Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ) e teve a presença de representantes da Embrapa e lideranças indígenas. A mostra continuará aberta à visitação até 22 de junho, de 11 às 17 horas.

Pesquisar este blog