Selecione o dia...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sustentabilidade agrícola requer abordagem sistêmica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222003.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A agricultura sustentável é um conceito mais complexo do que parece à primeira vista. Se o princípio não for bem compreendido, implementado com uma abordagem sistêmica e gerenciado na escala correta, pode até agravar os impactos ambientais das atividades agrícolas, em vez de reduzi-los. O alerta foi feito pelo cientista britânico Tim Benton, coordenador do Programa de Segurança Alimentar Global da Universidade de Leeds (Reino Unido), durante o Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 15 de junho de 2012.

Rio+20: revista "XXI ? Ciência para a Vida" é lançada no Dia da Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222012.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, lançou ontem (18/06/12) a revista XXI - Ciência para a Vida. A nova publicação, destinada a levar informações aprofundadas e de uma maneira agradável sobre os avanços da pesquisa agropecuária brasileira foi apresentada durante o Dia da Agricultura, evento realizado durante a Rio+20, no Rio de Janeiro, e que reúne algumas das principais instituições de pesquisa agropecuária do mundo.

Partidos verdes exigem engajamento de líderes mundiais na agenda sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222011.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os líderes mundiais devem se comprometer com uma agenda ambiental sustentável, sob pena de verem aumentar nas ruas a mobilização popular. A advertência é de representantes de partidos verdes de 36 países, reunidos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Estão abertas as inscrições para três vagas de professor adjunto no ICA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222006.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estão abertas e vão até o dia 16 de agosto de 2012 as inscrições para três vagas para professor adjunto lotado Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O regime de trabalho do concurso é dedicação exclusiva com remuneração de R$ 7.627,02. As provas serão escrita, didática e de títulos. As datas prováveis das provas serão entre os dias 15 de outubro a 14 de novembro de 2012.

USP lança Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222004.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade de São Paulo (USP) lançará durante a Rio+20, o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. É o primeiro programa stricto sensu do gênero no Brasil e o primeiro doutorado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), campus Leste da USP. O curso foi aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá processo seletivo no segundo semestre de 2012.

Índios cobram do BNDES paralisação de financiamentos a projetos que afetam suas terras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222010.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma comissão formada por 12 representantes de nações indígenas brasileiras, liderada por Romancil Cretã, coordenador político da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Apinsul), foi recebida ontem (18/06/12) pelo vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, e manifestou o seu repúdio aos projetos financiados pela instituição que "levam morte aos povos indígenas, em vez de vida".

Bons tempos, onde o Agro ensinava para a vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222009.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] No final de semana passado estive com amigos gaúchos em um churrasco. Entre um chimarrão e uma prosa, recordávamos nosso passado, as coisas boas da infância, a saudade de nosso estado, que por força do destino e oportunidades tivemos de deixá-lo. Mas, um fato que chamou-me a atenção foi a conversa entre nossas esposas. Uma delas dizia que estava perplexa com a tamanha falta de informação sobre o que é agricultura, nosso maior legado, nosso pão de cada dia, tão esquecido ultimamente.

Rio+20: Canal Rural exibe reportagens sobre práticas sustentáveis no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222008.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para acompanhar a importante discussão sobre a agricultura e o desenvolvimento rural dentro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Canal Rural preparou uma programação especial para semana do evento. Com séries inéditas sobre produção e preservação e ainda flashes diários ao vivo direto do Rio de Janeiro, o Canal Rural acompanhará os debates de 18 a 22 de junho de 2012 dentro da Conferência.

Copersucar abre inscrições para Programa de Trainees 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222007.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, está com inscrições abertas para o Programa de Trainees. São oito vagas para o escritório da companhia, em São Paulo. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.ciadetalentos.com.br/copersucar até o dia 16 de julho. Com início previsto em setembro de 2012, o programa é aberto para formados no período de julho de 2009 a dezembro de 2011. As vagas estão distribuídas entre as áreas de Planejamento (duas), Logística (uma), Comercial (três) e Administrativa Financeira (duas).

Grupo mexicano lança prêmio em nutrição e alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222005.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] O grupo alimentício mexicano Bimbo lançou chamada para o Prêmio Panamericano Bimbo de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos 2012. A premiação foi criada em 2004 com o objetivo de promover e apoiar a inovação e a pesquisa nessas áreas, tanto no México como nos demais países das Américas. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os melhores trabalhos de pesquisa em nutrição e tecnologia de alimentos, abrindo portas para sua continuidade.

Pesquisar este blog