Selecione o dia...

sábado, 23 de junho de 2012

Líderes mundiais chegam à Rio+20 em meio a críticas a documento final

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222040.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Brasil comemorou consenso obtido para se chegar a documento final da conferência, que será aprovado por dirigentes mundiais. Entre as críticas, União Europeia (UE) lamentou a falta de ambição, mas não quis nomear culpados. Da reunião de cúpula do G20, no México, direto para o Rio de Janeiro: a presidente Dilma Rousseff passa a liderar as negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, desde ontem (20/06/12).

Especialistas propõem Declaração Universal dos Direitos da Natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222027.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A atual crise ambiental exige esforço e compromisso global de todos os povos. Partindo dessa avaliação, especialistas sugeriram a adoção de uma Declaração Universal dos Direitos da Natureza e até mesmo um Tribunal Internacional para julgar crimes ambientais. O tema foi discutido no workshop internacional A Terra está inquieta, parte da programação oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no dia 19 de junho de 2012.

Número de inelegíveis sobe 39% em dois anos, segundo TCU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222031.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de pessoas que podem ficar inelegíveis nas eleições municipais de 2012 devido ao mau uso do dinheiro público subiu 38,8% em relação a 2010, segundo divulgou no dia 19 de junho d 2012 o Tribunal de Contas da União (TCU). O documento com cerca de 6,8 mil nomes foi entregue pelo presidente do tribunal, Benjamin Zymler, à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Rocha.

Brasil defende na reunião do G20 retomada da Rodada Doha em 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222030.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff defendeu durante a reunião do G20 (grupo da maiores economias do mundo), a retomada das discussões da Rodada Doha, travadas desde 2008 por questões relativas a subsídios agrícolas. A Rodada Doha é um ciclo de negociações para liberalização do comércio mundial, iniciado em 2001. Os principais impasses estão nas negociações entre os países em desenvolvimento e desenvolvidos nos setores de agricultura, facilitação de comércio, dos serviços e manufaturados.

Fibrocimento de fibras de Eucalipto tem diversas vantagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222029.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Experimentos realizados na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos comprovaram que as fibras de eucalipto podem substituir as fibras de amianto como componente do fibrocimento. O amianto é um produto não-renovável e que pode causar problemas de saúde para quem trabalha com ele. A alternativa ao material mais usada é a fibra de Pinus (espécie de pinheiro). Contudo, os testes mostraram que o uso das fibras de eucalipto tem custo menor em relação ao Pinus, além de ser biodegradável e de caráter renovável.

Indústrias deverão informar preço pago aos produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222036.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As empresas de beneficiamento e comércio de laticínios serão obrigadas a informar aos produtores de leite o valor pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega. A lei foi sancionada pelo vice-presidente da República, Michel Temer e entra em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), do dia 20 de junho de 2012 - clique aqui para acessar.

Venda direta melhora renda em assentamento da Paraíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222032.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há trinta anos o agricultor José Nogueira trabalha na terra, em Alhandra (PB). Nos últimos cinco anos, no entanto, seu trabalho proporcionou três mudanças significativas para ele e a região: preservação do meio ambiente, cuidado com a saúde dos produtores e consumidores e aumento da renda da comunidade. José Nogueira não usa o termo "sustentabilidade", mas ele e mais 23 famílias da Associação dos Produtores do Litoral Sul da Paraíba empreendem de forma sustentável ao produzirem alimentos orgânicos.

Fapemig confirma reajuste no valor das bolsas válido a partir de agosto de 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222028.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mantendo o compromisso firmado com a comunidade acadêmica de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) anunciou, no dia 18 de junho de 2012, o reajuste nos valores das bolsas de iniciação científica (BIC), mestrado e doutorado. Os novos valores passam a valer a partir de 1º de julho e acompanham o aumento já anunciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pesquisar este blog