Selecione o dia...

terça-feira, 3 de julho de 2012

Africanos querem implantar programa brasileiro de aquisição de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222120.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Países africanos vão desenvolver um projeto piloto com base no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo brasileiro. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outras instituições. Visando a se capacitarem para implantação do PAA na África, representantes do Níger, Malawi, Moçambique, Senegal e Etiópia participam de seminário que está sendo realizado de ontem (02/07/12) até o dia 6, em Brasília.

Setor agropecuário analisa medidas do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222119.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O crédito rural que financia o plantio, a comercialização e o investimento da agricultura empresarial contará com recurso histórico de R$ 115,25 bilhões na safra 2012/13. As taxas de juros controlados tiveram redução de 6,75% para 5,5%. As medidas do Plano Agrícola e Pecuário foram anunciadas no dia 28 de junho pela presidente da República, Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

Terra preta de índio é destaque da revista Unesp Ciência de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222115.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A terra preta arqueológica ou terra preta de índio é um tipo de solo escuro e muito fértil encontrado em alguns lugares da Amazônia - onde, de forma geral, predomina a baixa fertilidade. Acredita-se que ele seja resultado da ação humana, uma herança dos povos indígenas pré-colombianos. Entre os arqueólogos prevalece a hipótese antrópica, segundo a qual a terra preta teria sido formada partir do material orgânico descartado pelos índios no seu dia a dia. Agora, porém, um grupo de cientistas do solo, entre os quais estão agrônomos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal, está reunindo evidências que colocam em xeque essa visão.

Minas fortalece produção de própolis verde para aumentar exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222113.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) prevê crescimento das exportações mineiras de própolis verde, produto mais valorizado da apicultura e um dos que apresentam maior potencial de renda para os produtores. Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que a comercialização da própolis especial no exterior com o selo de Minas, entre janeiro e maio de 2012, movimentou cerca de US$ 1,5 milhão.

Governo anuncia as 80 cidades selecionadas para o Cidades Digitais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222118.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério das Comunicações divulgou ontem (02/07/12) a lista das 80 cidades que serão beneficiadas com o projeto piloto do programa Cidades Digitais. Por meio dessa iniciativa, o governo federal pretende melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga. Clique aqui para ver a lista das 80 cidades selecionadas.

Região Sul registra 65 mortes de pacientes com o vírus Influenza H1N1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222117.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com três mortes confirmadas ontem (02/07/12) no Rio Grande do Sul e uma no Paraná, subiu para 65 o total de pacientes que morreram este ano após contrair o vírus Influenza H1N1 na Região Sul do país. São 38 mortes em Santa Catarina, 14 no Paraná e 13 no Rio Grande do Sul. Em 2009, auge da pandemia, a região registrou 789 mortes causadas pela influenza A H1N1. Conforme dados do Ministério da Saúde, o total caiu para 21 mortes em 2010 e para 14 em 2011.

Cerca de 30% dos pequenos produtores rurais não têm sucessor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222116.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As dificuldades que os pequenos produtores rurais enfrentam para assegurar a sucessão familiar de suas propriedades foi o tema de um fórum realizado no dia 30/06/12 na Rural Show, em Nova Petrópolis (RS). De acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentados pela Emater/RS-Ascar, dos 442 mil estabelecimentos rurais que existem no Rio Grande do Sul, 118 mil (cerca de 30%) não têm um herdeiro definido.

Abertas as inscrições para o Seed Forum Finep Anprotec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222114.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o Seed Forum Finep Anprotec, que será realizado no dia 18 de setembro de 2012, em Foz do Iguaçu (PR), durante o XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec. O evento é organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) por intermédio do programa Inovar, e realizado em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do BID/FUMIN.

Entidades cafeeiras discutem estratégias para minimizar baixa cotação do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222112.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Representantes dos cafeicultores se reúnem hoje (03/07/12), em Brasília (DF), para discutir o Plano de Políticas Estratégicas para a Cafeicultura Brasileira 2012/2014 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O documento foi elaborado pela Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e entregue no Ministério no dia 26 de junho, para análise.

Barraginhas agora têm registro de propriedade aprovado pelo Inpi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222111.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa teve aprovado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) registro da tecnologia das barraginhas. A proteção vale para duas especificações de uso. A primeira refere-se a estudos para projetos técnicos, pesquisas geológicas e técnicas, análises de material e de solo, hidrologia e pesquisas agropecuárias. A segunda especificação é para uso em colóquios, conferências, congressos e treinamento através de oficinas de trabalho.

Pesquisar este blog