Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Comitê de Política Monetária diminui taxa básica de juros para 8% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222207.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A taxa básica de juros (Selic), que já era a mais baixa da história em 8,5%, caiu ontem (11/07/12) mais um pouco, e a partir de hoje (12) será 8% ao ano, valendo pelos próximos 45 dias. A oitava diminuição seguida da taxa, que serve de parâmetro para os juros da economia, foi anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ao fim da quinta reunião do colegiado de diretores do Banco Central (BC) no ano.

Redução da Selic faz bancos oficiais anunciarem diminuição de seus juros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222209.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tão logo o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou o corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF) divulgaram ajustes também em algumas linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Parecer sobre Código Florestal desagrada a ambientalistas e ruralistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222208.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O parecer do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentado ontem (11/07/12) na comissão especial do Congresso que analisa a admissibilidade da Medida Provisória 571, que trata do Código Florestal, desagradou a representantes das bancadas ambientalista e ruralista. Os deputados que formam maioria na comissão resolveram entrar em obstrução e não dar quórum para a votação do parecer, hoje (12/07/12). Ela foi marcada pelo presidente da comissão, Elvino Bohn Gass (PT-RS) para as 10 horas mesmo com o aviso dos parlamentares de que não comparecerão.

29º Congresso Nacional de Laticínios começa no dia 16 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222205.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começa no dia 16 de julho o 29º Congresso Nacional de Laticínios, maior evento do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos. O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), será realizado de 16 a 19 de julho de 2012, no Expominas de Juiz de Fora e nas dependências do ILCT.

Nova modalidade do PAA amplia mercado da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222206.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) amplia as oportunidades de mercado para os produtos da agricultura familiar por meio da nova modalidade de compras institucionais. Voltada para o atendimento de demandas regulares de consumo de alimentos por parte da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, a novidade visa promover a comercialização de produtos da agricultura familiar com diferentes tipos de instituições, tais como restaurantes universitários, unidades prisionais, hospitais e academias de polícia.

Consequências do milho transgênico na fauna de besouros é tema de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222204.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa do Laboratório de Ecologia Terrestre Animal, ligado ao Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), demonstrou uma alteração na fauna dos besouros escarabeíneos em fragmentos de florestas de Mata Atlântica no município de Campos Novos (SC), em meio a culturas de milho transgênico. O estudo foi desenvolvido durante o mestrado de Renata Calixto Campos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Os escarabeíneos são organismos importantes na renovação de nutrientes dos ecossistemas tropicais. Estes insetos se alimentam de matéria orgânica em decomposição (fezes de animais e carcaças) e regulam propriedades físico-químicas do solo.

Escolas rurais têm desempenho melhor do que urbanas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222203.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No Estado de São Paulo, alunos das escolas de municípios rurais demonstraram melhor desempenho e menor taxa de abandono em relação aos alunos das escolas de municípios urbanos. Para chegar a estas conclusões, a administradora Carla Baraldi Artoni coletou e analisou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão público vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os resultados constam na dissertação de mestrado Relação entre perfil socioeconômico, desempenho escolar e evasão de alunos: escolas do campo e municípios rurais no estado de São Paulo apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, sob a orientação da professora Cláudia Souza Passador.

Brasil consumiu quase 470 milhões de livros em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222202.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As editoras brasileiras comercializaram aproximadamente 469,5 milhões de livros em 2011, estabelecendo um novo recorde de vendas para o setor. O número é 7,2% superior ao registrado em 2010, quando cerca de 438 milhões de exemplares foram comercializados. Do ponto de vista do faturamento, o resultado também foi positivo, e atingiu a casa dos R$ 4,837 bilhões - um crescimento de 7,36% sobre o ano anterior, o que, se descontada a inflação de 6,5% pelo IPCA do período, corresponde a um aumento real de 0,81%.

Seca ameaça sementes crioulas no Semiárido brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222201.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a seca prolongada que atinge o Semiárido, considerada a pior dos últimos 30 anos, surge a preocupação de que as sementes crioulas da região não cheguem ao próximo inverno. "Podemos perder anos e anos de trabalho", alertou o coordenador da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil), Naidison Baptista, no final do mês de junho de 2012, no encontro das 16 novas entidades que vão executar o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 2), em Camaragibe, Pernambuco.

Pesquisar este blog