Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Embrapa cria rede para melhorar cadeia produtiva de criação de rãs no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222248.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou, no mês de junho de 2012, a construção de uma rede de interação e aprendizagem para apoiar a cadeia produtiva da ranicultura (criação de rãs). O objetivo é permitir que os diversos criadores troquem experiências e conheçam as novas tecnologias destinadas à criação de rãs, por meio do contato com a Embrapa e com outras instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

ONU abre inscrição para Programa de Jovens Profissionais 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222247.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu inscrições para seu Programa de Jovens Profissionais (YPP, na sigla inglês), cujo objetivo é selecionar jovens talentos para trabalhar na Organização. Os profissionais devem ter até 32 anos e ser das seguintes áreas profissionais: Arquitetura; Assuntos Econômicos; Sistemas de Informação e Tecnologia; Assuntos Políticos; Produção de Rádio; e Assuntos Sociais. Inscrições para o YPP 2012 podem ser feitas de 13 de julho a 12 de setembro de 2012.

Milho hidropônico é usado como alternativa na alimentação animal em períodos de estiagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222246.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na região de Juazeiro, o milho hidropônico tornou-se fonte de alimento para animais em período de estiagem. Os agricultores familiares da região, por meio das orientações dadas pelos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), estão utilizando o produto para a obtenção de alimentos volumosos, que ajudam o gado na manutenção de peso e produção de leite.

Entidades se unem em prol da Agricultura Familiar de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222241.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apresentação de pré-projetos de programas de capacitação de agricultores familiares dos segmentos público e privado foi realizada durante reunião técnica na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), no dia 13 de julho de 2012, em Cuiabá. O objetivo desse projeto é fazer um êxodo urbano, levando o pessoal da cidade devidamente capacitado para trabalhar no campo.

Relação de pecuaristas e distribuidores sofre informalidade, avalia pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222245.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As transações comerciais entre pecuaristas e frigoríficos demonstraram elevado grau de informalidade, segundo o estudo Falhas de coordenação em sistemas agroindustriais complexos: uma aplicação na agroindústria da carne bovina (arquivo PDF - 1,64 Mb), da engenheira agrônoma Silvia Morales de Queiroz Caleman. A pesquisa apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) mostra que isso é nocivo para o estabelecimento do agronegócio no Brasil. "O debate do que gera ineficiência é muito complexo, mas o que pode-se dizer é que a transmissão de incentivos para os produtores de carne no Brasil é falha."

"Escravo, nem pensar!" lança boletim em novo formato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222244.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O boletim enviado aos educadores e lideranças sociais ligados ao programa Escravo, nem pensar! está de cara nova. O novo formato do boletim é mais dinâmico e atraente. As notícias agora vêm acompanhadas de fotos, imagens e depoimentos, facilitando a leitura e reunido as informações com mais leveza. Clique aqui e veja o boletim.

Ainda dá tempo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222243.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Matéria publicada na revista Ciência Hoje On-line mostra que modelo matemático mostra que redução no ritmo de desmatamento da floresta amazônica e regeneração de áreas devastadas podem evitar extinção de espécies já condenadas a desaparecer. Pelo menos oito espécies de anfíbios, 20 de aves e 10 de mamíferos devem desaparecer da Amazônia brasileira nas próximas décadas, caso não se reverta o processo de desmatamento da maior floresta tropical do mundo e não se recuperem as áreas já comprometidas. Não adianta apenas parar de cortar árvores agora; esses animais estão condenados por causa da devastação ocorrida nos últimos 30 anos. É que entre o momento da destruição do hábitat de uma espécie e sua extinção nesse local há um intervalo de tempo de algumas décadas. As gerações seguintes dessa população até serão capazes de se deslocar e sobreviver, mas com a alta densidade de indivíduos acabarão por competir entre si por recursos e entrarão em colapso.

Comissão da Câmara aprova fim da obrigatoriedade do registro de tratores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222242.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 11 de julho de 2012, o Projeto de Lei 3312/12, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que desobriga tratores e demais máquinas agrícolas do registro e do licenciamento anual feitos pelos departamentos de trânsito estaduais. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97) dispensa apenas os veículos bélicos dessas obrigações.

Unemat oferece 12 vagas no mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222240.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou edital de seleção para o preenchimento de vagas do curso de Mestrado em Melhoramento Genético Vegetal, com linhas de pesquisa em Melhoramento Genético de Plantas e Biotecnologia e Recursos Genéticos Vegetais. Serão disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para cada linha de pesquisa.

Pesquisar este blog