Selecione o dia...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reduzir desperdício e comprar produtos da estação podem ter impacto importante no sistema alimentar global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222278.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo divulgado ontem (18/07/12) pela organização não governamental Oxfam indica que pequenas mudanças no consumo dos alimentos, como reduzir o desperdício, comprar produtos da estação e cozinhar de forma eficiente, podem provocar impactos gigantescos no atual sistema alimentar global - clique aqui para acessar o estudo. A pesquisa ouviu mulheres residentes em cidades de seis países: Brasil, Índia, Filipinas, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O documento propõe novas maneiras de se consumir alimentos com base em princípios que incluem também o apoio a agricultores familiares.

Cultivo do mogno africano tem grande rentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222277.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cultura ainda recente no Cerrado, o cultivo do mogno africano da espécie Khaya ivorensis pode render grandes ganhos ao produtor rural, a investidores e empresários ligados ao campo. A rentabilidade do negócio de longo prazo, cerca de 15 anos, atinge mais de 30 vezes o valor investido. Além do benefício financeiro, o plantio é ecologicamente correto, pois a árvore captura quantidade significativa de carbono na natureza, ajuda a controlar o clima, não agride o meio ambiente e ainda proporciona conforto térmico ao gado em sistemas silvipastoris - combinação intencional de árvores, pastagem e gado.

Estudos atribuem eventos extremos às mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222274.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Há vários anos já é conhecido o conceito de que o aquecimento global facilitará a ocorrência e ampliará os efeitos de eventos climáticos extremos. Porém, a cada novo fenômeno, cientistas sempre se viam obrigados a afirmar que não era possível relacionar o evento em questão às mudanças climáticas. Esta incerteza dava munição para os céticos que não concordam que estejamos vivendo um aumento das temperaturas ou que não acreditam que o homem seja responsável por isso. Aparentemente, este cenário está para mudar radicalmente.

A honestidade, quem diria, virou notícia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222270.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Ao mesmo tempo em que a cassação de Demóstenes Torres e o julgamento do mensalão ocupavam as páginas de jornais e o espaço de política na tevê, lá num cantinho dos jornais aparecia uma notícia diferente: um casal de catadores de lixo devolveu R$ 20 mil roubados de um restaurante em São Paulo. Rejaniel e Sandra mereciam, sem dúvida, muito mais espaço do que todos os políticos de ficha suja que andam de cabeça erguida e peito inflado pedindo aos pobres eleitores que os ajudem a manter o emprego que rende, por ano, muitas vezes mais do que o dinheiro devolvido aos verdadeiros donos. E que rendem, para tristeza de leitores e eleitores, páginas e páginas de notícias desagradáveis.

TIM, Oi e Claro terão vendas suspensas em vários estados a partir do dia 23

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222275.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem (18/07/12) que a partir de segunda-feira (23/07) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

Agrifam 2012 apresentará projeto agroecológico no Sítio Modelo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222273.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Agrifam - Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural - traz para a edição de 2012 um projeto voltado para o desenvolvimento sustentável de pequenas propriedades rurais. A apresentação do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) tem como objetivo demonstrar a aplicação de medidas simples para a melhoria dos processos produtivos, reduzindo gastos, aproveitando espaço e, consequentemente, focando a viabilidade econômica do produtor através de práticas ecologicamente corretas.

Comunicação, ausente no Ano Internacional das Cooperativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222271.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Seis meses se passaram desde o começo do Ano Internacional das Cooperativas (AIC), convocado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é inevitável constatar que o objetivo de chamar a atenção mundial para este formidável instrumento de produção social não foi alcançado. A análise deste período mostra que, embora se registre um aumento quantitativo das informações relacionadas com as cooperativas, o conjunto continua sendo exíguo em comparação com a importância global do mundo cooperativo.

Nova missão russa visita o Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222276.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil receberá a partir do dia 23 de julho de 2012 uma nova missão de técnicos do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). O objetivo da visita é dar continuidade na avaliação do sistema de inspeção e controle de segurança dos produtos de origem animal exportados para aquele país e reverter o embargo às carnes de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul desde junho do ano passado.

Oficina definirá rumos do Pronatec Campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222272.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para definir a metodologia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo), movimentos sociais, reitores de institutos federais e a Secretaria Nacional de Juventude se reunirão hoje (19/07/12) e amanhã (20), em Brasília (DF). Elas participarão da oficina Construção da Metodologia de Pactuação da Bolsa-Formação Pronatec Campo. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), com participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Grupo de Trabalho inicia construção do futuro órgão nacional de Ater

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222269.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Hoje (19/07/12), ocorrerá, em Brasília (DF), a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, por determinação da presidente Dilma Rousseff, para iniciar a construção do futuro órgão de assistência técnica e extensão rural, com abrangência nacional. O presidente da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito, participará do encontro, que contará com técnicos do governo federal e parlamentares. O GT será coordenado pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller.

Pesquisar este blog