Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Menos de 30% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, diz pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222315.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental Ação Educativa.

Cooperativas agrícolas são muito competitivas na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222313.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As cooperativas agropecuárias contribuem para a inclusão de pequenos agricultores e da agricultura familiar a cadeias de valor na América Latina, afirmaram no início do mês de junho de 2012 duas agências das Nações Unidas. "As cooperativas têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico e social de uma comunidade, uma economia e um país", disse à Inter Press Service (IPS) o diretor para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Raúl Benítez.

ASA alerta para uso eleitoral da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222312.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao longo dos séculos, as oligarquias do Semiárido aproveitaram as grandes secas para aumentar suas riquezas e seu poder. Neste cenário, as políticas públicas de distribuição de água deixaram de cumprir deveres para funcionar como moeda de troca por votos ou favores para grandes proprietários de terras ou de pessoas ligadas a eles. Neste contexto, as articulações políticas e busca por votos para as eleições municipais 2012 estão sendo realizadas na região. As irregularidades na troca de água por voto ferem a Lei Federal 9.840, de setembro de 1999, conhecida como Lei de Combate à Corrupção Eleitoral.

Régua de Manejo de Pastagem chega ao Planalto Central

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222310.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante a 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) - a produção animal no mundo em transformação, em Brasília (DF), que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de julho de 2012 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a régua de manejo de pastagem, elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Unidade Gado de Corte (Campo Grande/MS), será apresentada a técnicos, pesquisadores, professores e estudantes das diversas áreas da produção animal do evento.

Antes de votar, eleitor precisa conhecer atribuições de prefeito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222314.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro de 2012 devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública - parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.

Avanço do emprego formal é irreversível, diz especialista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Impulsionado pelo aumento da escolaridade do brasileiro, o avanço no emprego formal desde 2002 é irreversível. Na avaliação dos autores de pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), nem a atual desaceleração da economia, que tem reflexos na criação de empregos, é capaz de fazer a informalidade voltar a subir.

Ministério da Agricultura incentiva uso e registro de Agrotóxicos Biológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222317.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) incentiva cada vez mais o produtor rural a utilizar os agrotóxicos biológicos e os feromônios no combate às pragas nas lavouras. Esse tipo de defensivos são menos agressivos à saúde humana que os químicos tradicionais. Atualmente, existem 1.537 marcas de pesticidas no mercado. Em 2011, havia somente 41 marcas enquanto neste ano já são comercializadas 72, o que representa um crescimento de 75%. A meta até 2015 é que 10% do total de defensivos produzidos sejam biológicos.

Ensino pode ser uma ferramenta na luta pelos direitos indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222316.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "É ao ar livre, observando o comportamento dos mais velhos, brincando e cantando, que acontece a educação de acordo com costumes e tradições indígenas", afirma o educador Vitor, índio guarani, morador da aldeia Tekoa Pyau, localizada no Pico do Jaraguá, em São Paulo. Para ele, o modelo de educação da sociedade branca pode ser uma ferramenta na luta pelos direitos indígenas. "Se não lemos nem escrevemos, o homem branco não nos escuta."

Pesquisa da Embrapa promete produzir mais camarão em menos tempo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222311.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais camarão em um menor espaço de tempo, reduzindo a pressão sobre o meio ambiente. Este é o objetivo maior do projeto de melhoramento genético para crescimento e ganho de peso do camarão branco do pacífico, o Litopenaeus vannamei, que a Embrapa Meio-Norte vem executando no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina, capital do Estado do Piauí.

Portal oferece aulas legendadas das melhores universidades do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222290.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Assistir aulas das melhores universidades do mundo através da internet já é uma realidade desde 2002, quando o renomado Massachussets Institute of Techonology (MIT) disponibilizou alguns de seus conteúdos de graça na rede. O movimento foi seguido por diversas instituições e agora ficou ainda mais acessível aos brasileiros: o Portal Veduca, criado este ano, disponibiliza os vídeos legendados para quem tiver interesse.

Pesquisar este blog