Selecione o dia...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arrecadação federal cai 6,55% em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222335.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O desaquecimento da economia e as desonerações de impostos fizeram com que, em junho de 2012, a arrecadação federal interrompesse a sequência de crescimento real em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo números divulgados pela Receita Federal, a União arrecadou R$ 81,107 bilhões em junho, queda de 6,55% na comparação com junho de 2011, considerando a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Guedes assume Incra dividido entre demanda dos grevistas e cobrança por mais reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222338.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em meio ao movimento de greve dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já se estende por mais de um mês, o órgão passou a ser presidido ontem (24/07/12) pelo servidor de carreira Carlos Guedes de Guedes. O economista assume o Incra com a missão inicial de equacionar a conta orçamentária disputada pela cobrança dos funcionários paralisados, que querem o reconhecimento das reivindicações salariais e de melhorias da carreira, e pelas exigências dos movimentos sociais por maior celeridade na política de reforma agrária no país.

Falta de infraestrutura e capacitação afastam investidor estrangeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222334.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os problemas de infraestrutura, o alto custo e a baixa qualificação da mão-de-obra, além da ausência de incentivos tributários, afastam os interessados em investir em produção no Brasil. Segundo o economista e administrador José Roberto Cunha Junior, em 2011, os estrangeiros investiram US$ 66 bilhões no País, mas para este ano a tendência é de uma redução de 20% a 25%, porque o crescimento do mercado interno deverá ser baixo, entre 2% e 2,25%. "O governo federal contribuirá para tornar a economia brasileira mais atraente se apresentar à comunidade internacional um projeto de desenvolvimento, que contemple políticas e metas de médio e longo prazo", recomenda.

Gabriela, a nova cultivar de mamona

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222332.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] É Gabriela, a nova e primeira cultivar de mamona desenvolvida para regiões de baixas altitudes, inferiores a 300 metros acima do nível do mar, que está chegando ao mercado. Lançada no 5º Congresso Brasileiro de Mamona, em Guarapari, no Espírito Santo, a cultivar BRS Gabriela - clique aqui para baixar o folder sobre a cultivar - é uma das apostas da Embrapa para fortalecer o Programa Nacional de Agroenergia.

Funai diz que portaria sobre terras indígenas será suspensa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222337.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após intensa polêmica, a Advocacia-Geral da União (AGU) concordou em suspender temporariamente o efeito da Portaria 303, publicada no dia 17 de agosto de 2012, segundo informação divulgada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A norma regulamenta a atuação dos advogados públicos e procuradores em processos judiciais envolvendo a demarcação de terras indígenas de todo o país.

Há 80 anos morria o pioneiro da aviação Santos Dumont

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222336.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os célebres voos em Paris fizeram de Alberto Santos Dumont uma personalidade conhecida em todo o mundo no início do século 20. Hoje ele caiu no esquecimento. Para os brasileiros, porém, será sempre o pai da aviação. Há 80 anos, no dia 23 de julho de 1932, morreu o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. Conhecido no Brasil como o "pai da aviação", seu legado de invenções fez dele uma das grandes personalidades brasileiras do século 20.

Doença causada por vírus pode inviabilizar cultura do mamão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222333.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ataque da doença do mosaico nas lavouras de mamão da região norte do Espírito Santo e sul da Bahia, responsável por grande parte da produção nacional da fruta, está deixando autoridades do setor e produtores rurais em alerta. Causada por um vírus, a doença tem se propagado nas áreas produtoras e causado prejuízos para os agricultores, que precisam eliminar as plantas contaminadas.

Comissão julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra visita de 316 cidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222331.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Os membros da Comissão Julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra já iniciaram as visitas para a avaliação dos inscritos na 30ª edição do evento. Cerca de 316 cidades serão visitadas em todo o Brasil, onde serão entrevistados usuários dos equipamentos que concorrem ao prêmio, indicados pelos próprios fabricantes. Em 2011, 47.276 quilômetros foram percorridos no Brasil, Argentina e Paraguai.

Agroindústria quer medidas do governo para conter encarecimento de insumos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222330.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Medidas emergenciais para garantir o suprimento de milho ao vasto parque agroindustrial catarinense foram reivindicadas ao ministro Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, pelas principais entidades de representação do setor - a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne).

Publicação esclarece dúvidas sobre irrigação e fertirrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222329.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o boletim técnico Manejo da Irrigação e Fertirrigação: perguntas e respostas. De maneira clara e sucinta, a publicação esclarece as principais dúvidas enfrentadas por técnicos e produtores que utilizam sistemas de irrigação e fertirrigação. Dentre os temas abordados estão: bombas e bombeamento; irrigação por aspersão e irrigação localizada; manejo de adubos na fertirrigação; injeção de fertilizantes e plantio direto em hortaliças irrigadas.

Pesquisar este blog