Selecione o dia...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Expansão do biogás só depende de estímulos do governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222398.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A inclusão de um novo biocombustível no topo da matriz energética renovável brasileira está dependendo, segundo pesquisadores, de uma sinalização clara do governo para estimular novos estudos e a produção, em escala, do biogás no país. As pesquisas já apontam que o combustível tem potencial para dividir espaço, em grau de importância estratégica para o setor, com o etanol e o biodiesel.

Sistemas agroflorestais mudam a vida de agricultores na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222395.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Hoje a roça está dando renda. Dá para ficar com meu pai, cuidando da plantação e ganhando dinheiro sem precisar ir para a cidade". O discurso é articulado é de um jovem de 17 anos, que até já teve sua experiência na cidade, mas descobriu que no campo pode ter tantas vantagens como as que a vida urbana possa oferecer. "Aqui, estou livre de tudo, inclusive do crime", comenta o adolescente Rodrigo da Conceição de Jesus, enquanto descansa de uma aula sobre sangria em seringueira numa área demonstrativa de Sistema Agroflorestal (SAF), em Valença (BA).

Tecnologias do Incaper melhoram vida de pequenos cafeicultores no ES

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222393.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O esforço concentrado de pesquisa propiciado pelo Consórcio Pesquisa Café - integração de instituições científicas, de ensino e extensão rural tradicionais para geração de transferência de tecnologias em parceria com vários segmentos da cadeia agroindustrial do café - tem transformado, ao longo dos seus 15 anos de existência, o cenário da cafeicultura no Brasil.

Programa Globo Rural mostra problemas com cisternas de plástico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222390.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No dia 29 de julho de 2012, o Globo Rural, programa de televisão veiculado pela Rede Globo, exibiu uma reportagem que mostra problemas com as cisternas de polietileno, as chamadas cisternas de plástico. De acordo com a matéria, "agricultores reclamam que o material não aguenta o calor da região". Assista ao vídeo ao final da matéria.

Região Sul registra 153 mortes de pacientes com o vírus H1N1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222397.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou ontem (30/07/12) a ocorrência de mais oito mortes de pacientes com o vírus Influenza H1N1. A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul também informou mais uma morte. Com esses dados, sobe para 153 o total de mortes causadas este ano pela doença na Região Sul - 72 em Santa Catarina, 48 no Rio Grande do Sul e 33 no Paraná. O Paraná contabiliza 986 casos da doença confirmados em laboratório desde janeiro; Santa Catarina, 741 e o Rio Grande do Sul, 383.

Supermercados vão substituir produtos vencidos sem custos para o consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222396.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir do dia 15 de agosto, os consumidores fluminenses que encontrarem produtos com data de validade vencida nas gôndolas dos supermercados receberão, de graça, um produto igual, mas que esteja com a validade dentro do prazo. A medida faz parte da campanha Todos de Olho na Validade, do Procon Carioca, lançada ontem (30/07/12) para estimular os consumidores a ficarem atentos e para alertar os supermercados sobre a obrigatoriedade do cumprimento das normas estabelecidas em lei.

Paraná recupera perdas da seca e deve colher 31,5 milhões de toneladas de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222394.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná recuperou perdas de produção provocadas pela severa estiagem ocorrida entre o fim do ano passado e início deste ano e se prepara para colher, na safra 2011/12, de 31,5 a 31,8 milhões de toneladas de grãos. O volume corresponde a uma ligeira queda, de 0,75%, em relação à safra anterior (2010/11). O resultado abrange as três safras de grãos cultivadas no Estado, entre a produção de verão, outono e inverno, e consta no relatório de julho, divulgado ontem (30/07/12) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Agropec Bahia 2012 está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222392.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os interessados em participar do Agropec Bahia 2012, evento promovido pelo Sistema FAEB/Senar, que irá tratar de grandes temas do agronegócio, devem se inscrever pelo site www.agropecbahia.com.br, até o dia 14 de setembro. O Agropec acontece nos dias 18 e 19 de setembro, chamando a atenção para temas como competitividade mundial da agropecuária, expectativa do mundo internacional de carnes, nutrição e pastagem, gestão e sanidade, entre outros. Grandes nomes de agronegócio nacional, como o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participam do evento, voltado para produtores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio.

Faltam nutrientes em leite desnatado, conclui estudo da Unicamp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222391.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Análises realizadas em amostras de leite UHT (de caixinha) de três marcas comercializadas nos supermercados de Campinas (SP) apontam que o leite desnatado não contém concentrações significativas de ácidos graxos insaturados, conhecidos como "gordura boa", já que não oferecem riscos à saúde. Em outras palavras, segundo a farmacêutica e autora da pesquisa de mestrado, Natália Andrade Zancan, isto significa que, ao ingerir o leite desnatado UHT, o consumidor está deixando de absorver propriedades nutricionais que são essenciais para sua alimentação.

Consumo de leite cru traz riscos para a saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222389.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em um momento em que os produtos denominados orgânicos atraem cada vez mais a atenção de consumidores que buscam uma dieta mais saudável, os riscos de consumo de alimentos contaminados por agentes patogênicos aumentam em igual escala. Sem o devido cuidado, tais escolhas podem se tornar nocivas à saúde.

Pesquisar este blog