Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Justiça concede 30 dias para que não índios deixem reserva xavante em MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222415.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Justiça Federal em Mato Grosso aprovou o plano da Fundação Nacional do Índio (Funai) para retirar da Terra Indígena Xavante-Marãiwatsédé, no nordeste do Mato Grosso (MT), um número ainda incerto de não-índios que vivem na área há décadas. Na decisão de do dia 31 de julho de 2012, o juiz federal substituto, Marllon Sousa, estabeleceu um prazo de 30 dias para que os não índios deixem voluntariamente a área, em conformidade ao que já decidira a própria Justiça Federal em Mato Grosso, em 2007, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 2010, ao reconhecerem o local como terra tradicional indígena.

IAC promove o 1º Simpósio Internacional EPI para aplicação de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222414.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), é reconhecido pelo seu pioneirismo. Em agosto de 2012, o Instituto sai na frente mais uma vez ao promover o 1º Internacional Symposium on PPE for Agricultural Pesticide Operator: Approch for Adressing PPE Issues, nos dias 6 e 7. Essa é a primeira vez que especialistas na área de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para aplicação de agrotóxicos de vários países se reúnem para trocar informações sobre as formas mais técnicas para as diferentes maneiras do uso da vestimenta de proteção na agricultura, treinamento e experiências sobre seleção e recomendação de EPI.

Minas lança projeto para divulgar produtos do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222413.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou ONTEM (01/08/12), em Belo Horizonte, do lançamento do projeto Origem Minas. O projeto vai promover os produtos do agronegócio do Estado, aproveitando o período de preparação de grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Coordenado pelo Sebrae-MG e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Origem Minas tem o apoio do Governo do Estado.

ONGs brasileiras influenciam discussão global sobre o clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222409.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O trabalho das Organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas na Amazônia influenciou as discussões sobre as mudanças climáticas globais. Segundo estudo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da Universidade de São Paulo (USP), as ONGs não são oportunistas que se aproveitam do tema, muito menos estão a serviço de interesses estrangeiros: sua atuação é resultado de anos de trabalho com as comunidades locais e contribuiu para alertar tomadores de decisão sobre a importância do combate ao desmatamento da floresta.

Lançamento do livro "Máquinas agrícolas para plantio"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222412.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Em 1985, Luiz Geraldo Mialhe foi chamado para prestar assessoria no Ministério da Indústria e Comércio acerca de um Programa de apoio a indústria brasileira de máquinas agrícolas (AGRITEC). Na oportunidade surgiu a discussão sobre o quanto o esforço na área de Biotecnologia do programa de melhoramento de sementes implementado pelo Ministério da Agricultura estava perdendo eficácia porque as máquinas de plantio simplesmente destruíam as sementes no ato da semeadura e os produtores não sabiam explicar porque.

Indústrias e produtores brasileiros terão de ter certificação verde para exportar açúcar e etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de etanol do mundo. Pelas estimativas da F.O. Licht, consultoria alemã especializada em açúcar e etanol, a região centro-sul, responsável por mais da metade da produção nacional de cana e por 60% da de etanol, deve moer perto de 500 milhões de toneladas nesta safra 2012/2013. A produção de açúcar deve ser de 32,3 milhões de toneladas e a transformação da cana em etanol deve chegar aos 24 bilhões de litros.

Campanha do voto se intensifica nos estados e ganha apoio de agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222410.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Famílias agricultoras e organizações sociais estão realizando mobilizações pelo voto limpo nas eleições deste ano em municípios do Semiárido brasileiro. Durante os cursos, encontros e intercâmbios que estão sendo realizados através dos programas da Articulação no Semi-Árido (ASA), dezenas de entidades da sociedade civil estão utilizando os spots e o panfleto da campanha Não Troque seu Voto por Água. A Água é um Direito Seu!, lançada em julho de 2012 pela ASA.

Pesquisar este blog