Selecione o dia...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Governo anuncia: desmatamento na Amazônia cai 23% em 12 meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222424.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desmatamento na Amazônia caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012 na comparação com os 12 meses anteriores. Os dados divulgados ontem (02/08/12) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) apontam que 2,04 mil quilômetros quadrados foram desmatados nos últimos 12 meses. Com isso, quase 700 quilômetros quadrados foram poupados na comparação entre os períodos avaliados.

Indústria de gusa do Maranhão apoia desmatamento zero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222422.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A indústria de ferro gusa do Maranhão assinou, ontem (02/08/12), um compromisso público pelo desmatamento zero em sua cadeia de produção. A medida veio dois meses depois que o Greenpeace lançou o relatório Carvoaria Amazônia, denunciando uma série de irregularidades ambientais e sociais no setor. Na ocasião, ativistas passaram 11 dias em São Luís bloqueando um navio que seria carregado com ferro gusa, a matéria-prima do aço.

Produção sustentável de morango é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222419.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O morango adquiriu nos últimos anos a imagem de ser um produto contaminado por agrotóxicos, o que gera insegurança. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) busca alternativas para ajudar os agricultores a transformar a produção desse fruto, com dois sistemas de produção diferenciados: o sistema de produção integrada e o sistema de produção de base ecológica. Em termos de produção por planta, dependendo do sistema adotado pelo agricultor, pode-se ter um rendimento entre 800g e 1 quilo e meio de frutos.

Ciência sem Fronteiras abre chamadas para bolsas de estudo em sete países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222418.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As novas chamadas - clique aqui para acessar - para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido pelo programa Ciência sem Fronteiras já estão disponíveis. As inscrições vão de 6 de agosto a 14 de setembro de 2012. Para participar, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Falsos mitos sobre a agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222421.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No vídeo criado pela Campanha Cresça em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), são esclarecidos três falsos mitos sobre a agroecologia que são amplamente disseminados. De maneira simples, as organizações conseguem mostrar como a agroecologia não produz alimentos mais caros, faz grande uso de tecnologia e tem uma produtividade tão boa ou melhor que a da agricultura convencional.

Ministro da Agricultura prevê nova safra recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222425.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, afirmou ontem (02/08/12) que no final deste ano pretende anunciar "a maior safra da História do Brasil". Ele disse que, apesar da forte seca e da chuva em excesso em diversas regiões, "o avanço será possível". O ministro não adiantou números, mas deu ênfase a várias ações do governo de apoio ao produtor.

Ministro propõe calendário de safra comum para países do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222423.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião com o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor Villalobos, no dia 1º de agosto de 2012, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho defendeu a elaboração de calendário de safra dos países-membros do Mercosul para produção de alimentos. Ele afirmou, em seu gabinete, que "gostaria de apagar as linhas imaginárias da América do Sul e desenhar um mapa produtivo com políticas agrícolas semelhantes com os nossos vizinhos".

Código de Defesa do Consumidor mudou a atitude de clientes e empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222420.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em 22 anos de vigência, a serem completados no mês de setembro de 2012, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) mudou a atitude de cidadãos e empresas. Se agora os consumidores conhecem seus direitos e têm certeza de suas demandas, as empresas também buscam melhorar a qualidade dos produtos e serviços, para evitar reclamações.

Pimentas: do produtor ao consumidor é tema do novo Informe Agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222417.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Minas Gerais é o principal estado produtor de pimentas, com 1,9 ton./ano, seguido por São Paulo, Goiás, Ceará e Rio Grande do Sul. Dada à sua importância econômica e social, pois grande parte dos produtores são familiares, a produção de pimentas destaca-se pela agregação de valor após a colheita. Nesta perspectiva, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) publica nova edição da revista Informe Agropecuário, com o tema Pimentas: do produtor ao consumidor.

Inscrições abertas para concurso para professor adjunto no ICA/UFMG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222416.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Candidatos interessados em participar dos concursos para as três vagas para professores adjuntos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) devem fazer suas inscrições até o dia 16 de agosto de 2012. O regime de trabalho do concurso é dedicação exclusiva com remuneração de R$ 7.627,02. As vagas são nas áreas:

Pesquisar este blog